Tempo de leitura: < 1 minuto

A segunda pesquisa Seculus/Bahia Notícias sobre a corrida eleitoral em Ilhéus aponta novo empate técnico entre Jabes Ribeiro (PP) e Professora Carmelita (PT). O candidato do PP aparece com 39,64% e Carmelita soma 34,91% das intenções de voto. Jorge Luiz (PSOL) alcança 11,82%.

Como a pesquisa tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais, Jabes e Carmelita estão empatados. Os indecisos são 7,09%, enquanto 2,91% não opinaram e 3,64% sinalizaram votar em branco ou nulo.

Já na modalidade espontânea, Jabes tem 38,18% contra 34% de Carmelita. Jorge Luiz atinge 10,91%. Os indecisos na espontânea são 10,36% dos 965 eleitores consultados. 3,64% cravaram branco ou nulo e 2,91% não opinaram.

A pesquisa também aferiu a rejeição de cada um dos postulantes. Jabes é rejeitado por 32,36% do universo pesquisado. Carmelita tem 29,09% de rejeição. Jorge Luiz é o menos rejeitado: 20%. Ainda na avaliação de rejeição, 4% não rejeitam os nomes apresentados. 3,64% não opinaram e 10,91% não souberam responder.

A pesquisa foi feita na quinta e na sexta, dias 27 e 28, e ouviu 965 eleitores nas zonas urbana e rural e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 000262/2012.

PESQUISA MS – A MS Consultoria, de Magno Santos, trouxe outros números para a disputa ilheense. No levantamento encomendado pela Associação Comunitária de Ilhéus, Jabes aparece com 49,89% das intenções de voto. Carmelita teria nesta pesquisa apenas 27,3% e Jorge Luiz 11,16%. Esta pesquisa, no entanto, ouviu apenas 400 eleitores nos dias 27 e 28 e tem margem de erro de 5 pontos percentuais. O número do registro é o 000305/2012. Atualizado às 15h30min

16 respostas

  1. Dois pesos e duas medidas: neste caso estão empatados, mas no caso da pesquisa aqui de Itabuna,, um esta na frente!

    Nao precisa explicar. Eu só queria enteder!!!

    Seu Pimenta, Seu Pimenta!

    Sejamos isentos e imparciais!

  2. É comum, em cidades com menos de 300 mil habitantes, nas quais o Boca-a-boca ainda é muito expressivo, que os funcionários públicos omitam suas preferências pelo candidato que faz oposição ao poder então dominante. Isto porque tem retaliações para si ou para seus parentes mais próximos. Este FATO nos leva a entender que os percentuais referentes ao Jabes e Jorge terem uma tendência a serem ajustados para maiores e o referente à Carmelita ser ajustado para menor. Eu pessoalmente conheço duas pessoas que com toda certeza irão voltar em Jabes, mas que não dizem isto nem para o vizinho (quanto mais para pesquisadores) com medo de retaliações.

  3. Vamos lá Ilhéus!Ilhéus merece muito mais.Apostem no PT e vcs sairão lucrando.Veja como Vitoria da Conquista está super linda e desenvolvida.Aproveitem Dilma e Wagner, sejam inteligentes.Itabuna ainda tem uns que gostam de viver de abracinho de prefeito fajuto.

  4. Essa é a mesma empresa que dá Azevêdo na frente de Vane. Empresa de pesquisa com sede fantasma. Aqui em Ilhéus Jabes está bastante à frente de Carmelita. Só não ver quem não quer.

  5. O atual prefeito az caminhada nesse momento no bairo São Lourenço. Normal, só que a concentração de inicio foi na praça do Hospital São Lucas.
    Esse local é de silencio e os carros de son atrapalhou médicos, enfermeiros, paciêntes e funcionário.

  6. Zelão diz: – Pode até parecer o “inacreditável futebol clube,” mais não é!

    “A indiscutível sabedoria popular, sabe: – Fogo de morro acima; água de morro abaixo e político quando está caindo…Não tem quem segure.”

    Muito antes do início, propriamente dito, da campanha eleitoral, afirmávamos aqui mesmo nesse espaço, que se surgisse um político(a) com novas propostas, bons apoios e credibilidade do discurso, o candidato Jabes Ribeiro até então comemorado como o mais provável eleito, perderia a eleição.
    Justificavámos nossa análise pelo histórico político de Jabes, que entrou em declínio, a partir do seu último e desastroso mandato à frente do Palácio Paranaguá.
    A proessora Carmelita, dona de uma rica história de lutas e de um passado probo, foi o nome que aglutinou as esperanças dos ilheenses. Hoje não nos resta qualquer sombra de dúvida: – Carmelita vencerá a disputa com Jabes no dia 7 de outubro. E digo mais; Carmeita terá a rara oportunidade de inaugurar uma nova e promissora faze de desenvolvimento; econômico, social e político para Ilhéus e o seu povo.

  7. Não sei porque da resistência de votar em Jorge. O que há em dar uma chance hein? Jabes já era e Carmelita também, por que ficam nesse vai e vem o tempo todo?

    Façam que nem uma pequena cidade da suíça que elegeu um prefeito do Partido Pirata[1]. Mudem, tentem votar na diferença.

    [1] http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI6177036-EI12884,00-Partido+Pirata+elege+prefeito+em+pequena+cidade+suica.html

  8. Jabes vai vencer com mais de 20.000 votos de frente, desmoralizando certos institutos de pesquisa picaretas como esse tal Seculus que teima em colocar Azevedo na frente, aqui em Itabuna.

  9. Este quadro em Ilheus vem mostrar uma fadiga com a insistência de Jabes em voltar Pra serpenteio. Por outro lado, também, mostra o crescimento do PT em Ilheus. Parabéns Ilheus, Carmelita é uma excelente escolha.

  10. Jabes Ribeiro é político profissional, ficou mais de três décadas azarando Ilhéus e o povo ainda tem coragem de votar nele? Pelo jeito o atraso vai perdurar por muito tempo. Aqui é a terra dos conchavos, dos currais e dos machistas, homens e mulheres. Mulher machista é pior do que homem. Quando começa a enobrecer os malfeitos dos homens, não tem pra ninguém. Se as mulheres de Itabuna e Ilhéus não fossem tão machistas, agora seria a vez das mulheres, aproveitando Dilma no Planalto. Argumentam não votar na mulher por causa dos erros do marido, mas votam nos homens apontados – eles mesmos, não pelos maridos – pela justiça por ficarem na prefeitura e na câmara promovendo farras com o dinheiro público, verdadeiros Fichas suja. Se as mulheres tivessem consciência, votavam nas mulheres, além do que, elas tem Ficha limpa.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *