Tempo de leitura: 2 minutos
Funcionários de frigorífico tiram o lixo da avenida. Foram seis carroças de sujeira acumulada (imagem feita pela leitora)

Mensagem enviada por uma leitora do PIMENTA, que pede para não ser identificada:

A Avenida Ilhéus, no centro da cidade, abandonada pelo serviço municipal de limpeza feita pelos pelos garis, deixa moradores em desespero com tanta sujeira acumulada.Quando chove, desce todo tipo de lixo, que fica retido nos cantos das vias, provocando mal cheiro, entupimento, alagamento, excesso de areia e terra e colocando em risco a saúde dos que aqui transitam e moram. Quando seca, a poeira é tanta que fica impossível de trabalhar.

Imagine a situação dos moradores, que ficam reféns da inoperância do serviço, tendo que deixar janelas fechadas constantemente e manter limpeza redobrada durante todo o dia, pois só janelas fechadas não seguram o que há de mais fino no ar! Além disso, os que visitam nossa cidade falam mal e não podemos lhes retirar a razão! Não tenho conta das vezes que moradores, de madrugada, quando fecham-se os bares, vão para rua varrer o que podem.

O Frigobom, neste feriado do dia 15, quando muitos estão descansando, colocou três de seus funcionários e um carroceiro para retirar esse amontoado enorme de sujeira. Foram mais de seis carroças de entulho.

Pergunto: onde estão os impostos recolhidos todos os dias? Onde estão os responsáveis por esse serviço? Será que nenhum deles entra no Frigobom ou passa na Avenida Ilhéus para suas missões diárias? Tomara que não estejam levando nos pés, na pele ou no alimento que compram, os vírus e bactérias que sempre estão ameaçadores no meio dessa poeira.

Aguardo ansiosa a divulgação desse abandono no seu conceituado blog, que tanto serviço presta à nossa sociedade. Por favor, peço que não divulgue meu nome. Libero o texto.

Obrigada.

19 respostas

  1. Quando os eleitores ilheenses votaram pela segunda vez no prefeito atual, já sabiam que ele não tinha a mínima condição de ser prefeito. E aí está a triste situação de Ilhéus. Ruas sujas, esburacadas, cheias de mato , passeios esburacados, orla suja e abandonada. Quando vimos Porto Seguro, Aracaju e outras pessamos com tristeza e indignição: Ilhéus, com sua linda paisagem natural, tinha tudo para ser uma das mais lindas cidades litorâneas do Brasil! Fica a lição para o povo que não votar
    Nós itabunenses, também passamos pela mesma situação, talvez mais agravante, pela mesma teimosia e falta de discernimento do povo na hora de escolher o o prefeito. E olhem que quase teríamos a continuidade dessa triste história. Quando se aprenderá a votar com seriedade?

  2. É esse o papel do munícipe, fiscalizar. Mas o que é lamentável é que esse desgoverno (que graças a Deus já está acabando se não Itabuna feicharia as portas)de Azevedo passou e ultrapassou todos is limites.

  3. Espero do novo prefeito e dos novos vereadors uma solução para o presente e o futuro, espero que nos, o povo de Itabuna, guardemos na memória os ultimos 4 anos passados desta péssima administração. Itabuna pode ser melhor, eu tenho certeza disso.

  4. Isto aí é no CENTRÃO da cidade! Imagine a periferia!!!
    Agora, amigo leitor, clic aí no google mapa(?) numa avenida de Conquista ou Feira, ou outra qualquer e veja como é o CENTRO da cidade; isto é: se você nunca foi numa cidade MENOR que Itabuna!!!! Ah! Vá ali em Itapé!!!!

    Itabuna tem mesmo A CARA DE AZEVEDO e dos azevedistas!!!!

  5. Ao Eg, primeiro leitor, Avenida Ilhéus fica em Itabuna!

    Em Ilhéus tem Avenida Itabuna, que a propósito é tão feiosa quanto a daqui. De fato os nomes caíram bem.

  6. O povo que deixa o lixo de qualquer maneira nas ruas deveria ser os primeiros a serem responsabilizados pelo lixo espalhado pela cidade, como ainda existe o conceito que cidade limpa é cidade que gasta todo dinheiro para limpar a sujeira que algum morador fez anteriormente cobramos das pessoas erradas. O recurso gasto em limpeza poderia ser usado em educação por exemplo. Tudo é uma questão de educação, no Japão jogar a ponta de cigarro no chão jé é motivo de duras penas como multa, aqui o povo emporcalha as ruas com seus lixos jogados de qualquer maneira e o culpado é sempre o prefeito.

    Este blog insiste em desqualificar o prefeito que perdeu as eleições democraticamente, acompanharei com lupa para ver se as cobranças serão sempre no mesmo nível, espero que sim e darei total apoio.

    Da Redação: Tenha certeza de que as cobranças continuarão, caro leitor. Aproveitamos para dizer que concordamos, em parte, com o seu arrazoado, pois o problema do lixo nas ruas é indissociável da educação dos moradores, mas convenhamos que o custo do serviço de limpeza pública em Itabuna é suficiente para que a cidade seja tão limpa quanto a suíça Genebra e não tão suja quanto a indiana Nova Délhi. Defendemos, inclusive, que o contrato desse serviço deveria incluir um trabalho continuado de conscientização do povo para que este passe a respeitar o espaço público, não fazendo do mesmo um repositório de resíduos e imundícies.

  7. Esse prefeito Azevedo foi o PIOR gestor que Itabuna já teve.Uma péssima administração na cidade,fora os constantes abusos ao dinheiro público,deixando a cidade suja,saúde na UTI entre outras coisas.Espero que o povo Itabunense se lembre desse PÉSSIMO desgoverno de Azevedo para que daqui a 4 anos não queremos vê o mesmo nem pintado de ouro.Graças a DEUS que esse desgoverno está acabando.Itabuna é grande meu povo, não merece esse prefeito que é pequeno para o porte da cidade.FORA AZEVEDO.

  8. Chega de tanta sujeira nesta cidade!!!!!
    Esperamos que o novo prefeito coloque como prioridade NUMERO UM a limpesa de Itabuna. Precisamos respirar um ar de cidade limpa…..estamos sufocados com toda esta sujeira acumulada durante estes 4 anos…..é caso de emergência.

  9. A terra e o lixo recolhidos deveriam ter sido colocados na entrada da prefeitura.
    Mesmo assim ainda acredito que o gestor e os puxa sacos (aqui não tem secretario ) pisariam na merda e fingiam não entender o porque dessa atitude. Parabéns ao Frigobom pela iniciativa .

  10. Itabuna está um mangue mesmo. As ruas, praças, passeios, logradouros públicos, etc. foram , no governo Azevedo, tomados por “donos do pedaço” para instalar bares, restaurantes, oficinas, boates, estacionamentos de veículos, depósitos de lixo, etc. Isso tudo com a passividade do CDL e do GAC ( Grupo de Almoço Comunitário). Tenho minhas dúvidas se o governo Vane vai conseguir reverter essa situação. Veremos.

  11. Por isso quando o país é classificado como o subdesenvolvido é porque coisas desse tipo são comuns nas cidades brasileiras, de um lado o povo mal educado que joga lixo nas ruas e ajudam a entupir as bocas de lobos causando alagamentos e poluindo os rios e os mares e de outro lado os gestores dos municípios fazem contratos superfaturados com as empresas de coleta de lixo, boltam no bolso uma boa parte desse dinheiro e a empresa presta um péssimo serviço. O preço que eles dizem que pagam para fazer a coleta do lixo e varreção diária das ruas aqui em Itabuna gira em torno de 1.500.000,00 (hum milhão e meio de reais), mais o que vemos acontecer é o seguinte é feita só a coleta do lixo nas portas das residências e só varrem o centro da cidade quando deveriam varrer todos os dias as ruas do centro e dos bairros, isso vem mais uma vez provar a imcompetência dos nossos gestores e também provar que ha desvio do dinheiro público. Isso é Itabuna, isso é Bahia, isso é Brasil um país que pelo visto vai continuar sempre subdesenvolvido.

  12. tem filhos de itabuna estudando e trabalhando em conquista que ficam com vergonha da sua cidade tendo em vista a situação da calamitosa em que a cidade esta passando e não eh de agora pois eu sou taxisista ando por ahi e sei a situação que esta a cidade e, vamos dah a cesar o que eh de cesar as unicas coisas que fez perfeito foram as pontes e tem a de perto do novaes que a maioria do material vieram do canal lava pes. para onde foram os reis desse materiais que vieram de graça do canal, no meu bolso eh que não estah e isto eh uma pena kkkk…

  13. Sou filho de Itabuna e no momento só acompanho as noticias a distancia é lamentável ver a cidade nesse estado de abandono que não é apenas culpa de Azevedo são co-responsáveis os vereadores os orgãos como os MP’s da vida e Policia Federal que nesses últimos 10 anos entrou com uma intervenção no centro administrativo. Porém não pode deixar de falar de boa parte da população, pois um péssimo prefeito como Azevedo ter a quantidade de votos que teve significa dizer que uma parte da cidade o mesmo perfil dele. Ou seja 40 mil pessoas concordam com a possilga que essa administração instalou em Itabuna.

    P.S: Quanto as viúvas de Azevedo choraaaaaaaaaaa

  14. Itabuna vem se acostumando nos últimos anos a ter ações isoladas por parte de empresários que são comprometidos com a cidade. Belo exemplo o do Frigobom e ao mesmo tempo sinto uma grande e profunda tristeza ao ver que o município não possui gestão.

    Itabuna vai caminhando a passos largos para o ostracismo, sem uma equipe de governo que apenas faça o chamado “feijão com arroz”, afinal, manter a cidade limpa é um dever da prefeitura e um direito do cidadão que paga impostos. Claro, que aqui não vou isentar a população que pouco ajuda e sempre que pode joga lixo e outras coisas nas ruas.

    Aliás o lixo é pouco discutido em Itabuna, ficando restrito a coleta por parte de terceiros que ganham fortunas. Quando o mais correto seria a municipalização do serviço de coleta do lixo, com uma política séria para o seu destino.

    Parabéns ao Frigobom que na ausência do poder público busca fazer um pouco para minimizar essa ausência.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *