Tempo de leitura: < 1 minuto

Alunos do curso de Direito da Unime, em Itabuna, reclamam de uma medida que consideram inusitada, por parte da coordenação.

No próximo dia 25, os futuros bacharéis farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado pelo MEC. Por sua vez, a faculdade determinou que os alunos, ao final da prova, entreguem o caderno de questões, pois o mesmo será conferido pelos professores da Unime e valerá como crédito.

Estudantes veem a medida como arbitrária, considerando que a prova é do Ministério da Educação e não da Unime. Para eles, a faculdade não pode utilizar o Enade como parâmetro de avaliação.

Respostas de 20

  1. Quem encaminhou essa reportagem esta equivocado e demonstra que não frequenta a faculdade. Essa é uma medida institucional para todos os cursos da UNIME. Nós alunos do curso de psicologia também estamos insatisfeitos, mas não estamos com medo da nota.

  2. Essa é uma atitude que poderia acontecer se houvesse um acordo entre as partes, do contrário não só é arbitrário como o aluno que não concordar pode exigir sue direitos administrativamente como judicialmente, isto é, vale o direito requerido de quem tem direitos. Não vejo porquê uma faculdade de respeito usar desse artifício, será que a direção sabe dessa decisão ou é uma atitude isolada? é preciso verificar o que de real acontece.

  3. O grande problema do estudante de Direito é justamente esse: Achar que tem mais direito que os demais…
    Só para esclarecer, o ENADE é componente curricular obrigatório de todos os cursos de graduação (bacharelado/tecnológico), sendo condição indispensável para emissão do histórico escolar bem como a expedição do diploma do aluno pela IES. Portanto, se NÃO realizar o exame, o aluno NÃO poderá colar grau e NÃO terá seu diploma expedido. (art. 5°,§5° da Lei nº 10.861/2004).
    Com o objetivo de avaliar os estudantes no que concerne o conteúdo pelos mesmos estudados no decorrer da sua graduação (lembrando que todos os concluintes de todos os cursos da UNIME farão a prova do ENADE), não vejo motivo para tanto estardalhaço tendo em vista que a prova da OAB será, para muitos deles, o próximo desafio a ser enfrentado.
    Quanto à medida tomada pela instituição, que valerá para TODOS OS CURSOS, avalio que seja uma forma de incentivar os alunos a estudarem e/ou revisarem o conteúdo, já que a regularidade do concluinte em relação ao Exame será registrada em seu Histórico Escolar e, posteriormente, divulgada, por meio de Boletim de Desempenho, a pontuação de cada aluno para acesso somente pelo mesmo. Consequentemente, uma prova com baixo desempenho, implicará em uma nota baixa para o seu curso, que será divulgada publicamente por Instituição e por Município.
    Deste modo, não vejo porque a faculdade não poder atribuir nota de PESO 3 a estes alunos já que os mesmos passarão por essa avaliação “extra”. Lembrando que essa não é a nota do semestre. Corresponde apenas a Avaliação Parcial do mesmo.
    De todo modo, boa sorte a todos na prova! Não esqueçam que muitos desafios virão para vocês ao longo de suas carreiras profissionais.

  4. Boa noite:

    Estão querendo transferir as responsabilidade deles para os alunos, quer dizer, pagamos para não ter mais o ensino e sim assumir coisas que deveria ser da Faculdade.
    Isso estar demonstrando somente que a faculdade não tem um ensino de qualidade, e que não confia no que estar sendo passado para os alunos em sala de aula, essa revolta não é só no curso de direito não e sim no de Contabéis e os demais, que a faculdade quer que os alunos acerte as quarentas questões e receba três pontos da nota parcial do 2º bimestre.
    DEIXA O MEC FICAR SABENDO DISSO, QUE ELES IRAO VER!

  5. E ridiculo o que a coordenacao da faculdade fez, condicionaram nota aos formandos à entrega dos cadernos do Enade, que pertencem unica e exclusivamente aos alunos. Portanto só colara grau quem o apresentar. Medida essa evidentemente ilegal, usando como moeda de troca para que nao haja boicotes, faca bem ou nao a prova, esse e um direito do aluno, agora, se o Mec utiliza para avaliar a faculdade, trate de melhorar o ensino e colocar professores dignos de uma, pasmem, mensalidade de quase 1000 reais. Incompetentes! NAO IREMOS PERMITIR. TODOS BOICOTEM, NQO ENTREGUEM!

  6. Quando me refiro a boicote, digo somente a entrega dos cadernos, acho que todos devem fazer a prova com consciencia, assim, nao se trata de nao se confiar, mas a questao é a esperteza da faculdade. Vou fazer a prova dando o maximo do meu conhecimento, mas nao entregarei, é um verdadeiro ABSURDO!

  7. Vamos boicotar a prova e a entrega dos cadernos. Essa instituição nota 2 precisa da gente no ENADE para conseguir nota 3 e não ser descredenciada pelo MEC. Eles não fazem a parte deles e querem nos pressionar. Medida abusiva e arbitrária, como tudo que é feito aqui. Essa decisão é da Diretoria e os coordenadores que não colocarem em prática direitinho estarão no olho da rua na virada do semestre, na calada das férias, bem ao estilo dos dois diretores.

  8. Cambada de LOUCOS! É isso que vcs são: LOUCOS!
    Poderia falar que são inconsequentes, irresponsáveis, imaturos, mas chego a conclusão que só pode ser loucura!

    Esses alunos de Direito da UNIME nunca estão satisfeitos com nada. Tudo eles vao p blog! Todas as instituições de ensino tem as suas limitações, mas só a UNIME aparece em blog. Vcs só dão tiro no pé!

    Se a UNIME não presta (na visao de vcs), então, consequentemente, vcs nao prestam também. É isso que vcs estão passando para a sociedade.

    Se vcs são tao bons quanto pintam… Pq nao passaram na UESC?

    O aluno que enviou essa nota deve ser um péssimo aluno, pois nem sabe de nada. A ordem partiu da direção e abrangerá todos os cursos!

    Essa história de boicotar a prova só demonstra a gigantesca estupidez de parte de certos alunos. Ato de extrema burrice!

  9. Ao nobre Aluno: fique sabendo que apenas estamos reinvidicando o que a democracia pede, e saiba mais, a honestidade diz que devemos cortar na propria carne para promover a justica. A Unime esta realmente uma bagunca, queira voce ou nao, esta ai pra todos enxergarem. Sou aluno e realmente nao tenho medo de avaliacoes, pois o proprio mercado faz seu filtro, e me garanto, alem disso tenho 32 anos sou concursado de orgao publico, portanto fui aprovado dignamente como sou formado em outro curso pela Uesc, outra bagunca com suas greves e falta de compromisso com o ensino. Nao importa, direito é direito, e se temos, devemos fazer com que sejam garantidos, queira voce ou nao, Aluno.

  10. Esse alunos de Direito Da unime se acham os Donos da verdade, e também usam de certa prepotência para reivindicar o que eles “acham” correto, sejam mais humildes, baixem a bolinha bachereis, pelo que vejo a maioria vai continuar como bacharel mesmo….Flexibilidade é sabedoria!

  11. Aos FDP que falaram que os alunos de Direito da unime se acham, fiquem sabendo que a nota do enade não avalia o aluno e sim o curso, portanto a nota vai para a faculdade, e se a faculdade quer obter uma boa nota deve investir em melhores professores, infraestrutura, biblioteca, laboratórios, núcleos práticos… e não impor que a nota do enade seja atribuída a nota parcial das disciplinas cursadas, chegar a esse ponto é mais do que arbitário, é regredir aos tempos da ditadura e mandar por água abaixo o nosso estado democrático de Direito. Uma atitude simplesmente lamentável!!! Pra quem tiver achando que estou com medo da prova… já passei na OAB!!!

  12. Fico besta como só os alunos de Direito da UNIME reclamam das coisas, depois ficam ai dizendo que estão apenas exercendo a democracia.
    Temos mais de 50 cursos se juntarmos as 3 faculdades da região e só eles que reclamam. Querem mídia é?
    Mas nunca que eles vao admitir que são cri-cri. Vão sempre alegar que estão atras dos “direitos”. Eu hein?

    Boicotem a prova! Fazendo isso,o MEC vai ver o resultado e ai vcs ficam sem o diploma!

    Cambada de gente ignorante!

  13. Sou aluna do Curso de Direito da Unime e posso afirmar, com total certeza que a coordenação não foi arbitrária e tampouco é ineficiente. A coordenadora esteve na sala de aula para avisar da prova do ENADE e que, no intuito de incentivar os alunos a fazerem uma prova com “vontade”, deu uma opção de que seria atribuída a referida avaliação à uma nota parcial do semestre. Mas que ninguem se preocupasse, pois se houvesse nota baixa, os professores ao longo do semestre, o que e fato, passaria trabalhos, provas, atividades para ser postas no lugar. Quem postou isso, são pessoas que nem vão para faculdade, levam o curso nas costas de outras pessoas e estão com medo até de não se formarem. Por favor, vc aluno que fez isso, não fale por todos. Minha sala toda nem sabia dessa presepada aqui. E SOMOS BONS ALUNOS SIM, METADE DA SALA JÁ ESTÁ APROVADA NA OAB!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *