Tempo de leitura: 2 minutos

Marival Guedes, de Salvador

O movimento intitulado Levante Popular da Juventude promoveu na tarde desta sexta-feira, 7, protesto reivindicando o retorno do nome Dois de Julho ao aeroporto internacional de Salvador. Cerca de 300 jovens ocuparam o local, portando faixas, bandeiras e gritando palavras de ordem que incluíam versos do Hino ao Dois de Julho. Em pedaços de pano bordaram as palavras “justiça”,”igualdade” e “solidariedade”.

Os manifestantes colocaram uma faixa com 30 metros de comprimento com o nome “Aeroporto 2 de Julho” no muro em frente ao letreiro de metal que indica “Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães”. Fizeram discursos e distribuíram panfletos afirmando que ACM passou por cima da história do povo baiano. “Apagar o Dois de Julho é querer apagar a nossa história”, declaravam. O grupo atraiu a atenção dos turistas, que não paravam de tirar fotos.

O aeroporto foi fundado em 1925 e reconstruído em 1941 com o nome Santo Amaro do Ipitanga. Em 1955 mudou para Dois de Julho, data mais importante para o povo baiano, quando ocorreu o desfecho da independência, em 1823. Segundo historiadores, a luta na Bahia começou antes de outros Estados e terminou depois. Custou milhares de vidas.

Em 1998, com a morte do deputado Luís Eduardo, vítima de ataque cardíaco aos 43 anos , o senador Antonio Carlos Magalhães pediu a mudança em homenagem ao filho. Os deputados atenderam ao emocional apelo. No entanto, manifestações populares contrárias vêm sendo realizadas nas datas cívicas e nos carnavais.

PROJETO TEM DEZ ANOS

O projeto para devolver o antigo nome do aeroporto tramita na Câmara há dez anos. De autoria do deputado Luiz Alberto (PT-BA), a proposta, que está na Comissão de Educação, vem enfrentando manobras regimentais do DEM.

Em julho deste ano, por exemplo, a deputada Dorinha Seabra (DEM-TO) pediu vistas do projeto. Em agosto derrubou o quórum de votação. No entanto, não impediu a leitura do relatório do deputado Valdenor Pereira (PT-BA), fato considerado um avanço pelo parlamentar.Vale lembrar que o líder da bancada do DEM é o deputado ACM Neto,prefeito eleito de Salvador, sobrinho do homenageado.

22 respostas

  1. Comendo mingau na praça dois de julho. Uma certa vez deparei-me com o deputado federal,Luís Alberto,comendo mingau dentro de uma D-20 cabine dupla de vidro fumê,enfrente ao hotel diplomata,no dia de domingo,o que me chamou atenção foi o fato que esta pessoa
    se mostrara muito humilde e sempre ao lado dos sem teto,os sem nada o sem tudo e o movimento negro,a favor dos oprimidos da grande Salvador,pra ter uma ideia em quaisquer lugar que tivesse baderna o Luís Alberta estava. O Sr.Luís Alberto nutria uma raiva canina contra o Saudoso ACM. Tudo o que acontecia de ruim na Bahia o culpado era ACM. Parece-me que este ódio continua nas veias do Sr.deputado federal,luís Alberto. Hoje tudo de ruim acontece na Bahia e o Sr.Luís Alberto está caladinho. Penso que está rico,não quer se misturar com os negros e moradores de periferias que esta ralé já não faz parte de sua vida. Outrora,em todos movimentos sociais e greve o Sr.Luís Alberto estava presente.Eu não vejo o mesmo a muito tempo,nem no movimento de greve dos professores e da polícia militar! O que no tempo que era “naninha” era linha de frente! Velhos tempos que se misturava com o povo. Hoje até pra tomar um mingau na praça 2 de julho em Salvador,o mesmo fica escondido dentro de uma D-20 de vidro fumê.Outrossim,este rapaz nada fez para Salvador,acredito que o
    mesmo encara este retorno do nome do aeroporto de Salvador,como
    se fosse uma luta da vida do mesmo. Portanto,coma seu mingau e saia do interior do carro e volte a bater papo com a comunidade que frequenta aquele delicioso mingau da praça 2 de Julho.

  2. Sim, o nome do Aeroporto é DOIS DE JULHO! Nome que jamais deveria ter sido mudado (foi obra de um bajulador incompetente).
    Isto nada tem haver com o PT ou com os Petralhas!
    O povo espera que os bajuladores destes últimos não estejam à frente deste movimento…

  3. Deixa como esta Luiz Eduardo era camarada,vamos fazer um movimento contra a violència nosso estado esta em segundo lugar no país em violència acho mais significante.

  4. Na bahia é assim, querem importalizar Luiz Eduardo através de cidade,aeroporto e nome de colégio e ACM através de Avenidas e praças isso desde o tempo que ele era vivo… Espero que o aeroporto 2 de julho tenha seu nome de volta. Um dia quem sabe, apareça homens decentes e honesto na politica (isso é querer demais) e acabe com essa pouca vergonha.

  5. Palhaçada maior ainda nao existiu, por que essas mesmas trezentas pessoas nao foram protestar contra a corrupçao, abandono da saude, da segurança, da educaçao, onde o nome do aeroporto vai mudar e melhorar a qualidade de vida do cidadao que hoje nao tem saude,educaçao ou segurança?

  6. Cerca de 300???? Meu deus!!! O governador esta preocupado por este “levante popular”. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Chama a imprensa!! a “pressão popular” fez mudar o nome do aeroporto

  7. òlha, eu acho que temos coisas mais importante para nos preocupar, acressenta 2 de julho no nome e vamos virar a pagina e cuidar de coisas mais importante como saúde,educação,segurança eu acho que esses jovens tem que deixar de ser teleguiados com intereces propio de alguem que por motivo descolhecido deve está insufrando e usando esses jovem até mesmo para desviar atenção de outros problemas grave

  8. Eu concordo que tenham que mudar o nome do aeroporto pois o dois de julho é uma data histórica na Bahia e isso deve ser respeitado agora é preciso cobrar do governador traidor para que ele tome uma posição relativo a isso mas também não podemos deixar de protestar contra a corrupção, a violência, o descaso na saúde, da falta de saneamento básico, da destruição do meio ambiente precisamos nos mobilizar para dá um basta a tantas coisas ruins acontecendo em nosso país precisamos forçar as autoridades a criar um programa efetivo de combate contra a todas essas coisas que as coloquei a cima temos que ser ativos e deixar de ser passivos em vez de criticarmos as ações de jovens que querem justiça vamos nos unir a eles e fazer parte de todas as lutas uma coisa de cada vez, vamos participar em vez de criticar.

  9. Sobre a importância (ou não) do nome do aeroporto,transcrevo parte do belo artigo “Uma pedra no sapato”, do jornalista Newton Sobral no jornal A Tarde:
    “ Um leitor mais pragmático estranhará que em uma cidade tão cheia de problemas como Salvador estejamos a nos preocupar com questões subjetivas como a denominação do aeroporto.Ledo engano!Uma cidade não se constrói apenas com asfalto,ruas e avenidas.Fazem parte também de sua paisagem símbolos,datas cívicas,tradições e tudo aquilo que enriquece a história do seu povo e por ele é cultuado,tornando-se,dessa forma tão significativo quanto o concreto dos edifícios ou o zinco dos barracos.
    Imagine,por exemplo,algum inglês propondo uma nova denominação para a Trafalgar Square,praça de Londres comemorativa da batalha na qual o almirante Nelson derrotou os franceses e impediu que Napoleão invadisse a ilha? Algum francês tentaria,por acaso,dar um novo nome ao Arco do Triunfo, ou um argentino à Plaza de Mayo? O Dois de Julho está para a Bahia,e mesmo para o Brasil,assim como estes monumentos históricos estão aqueles países. E não é necessário ir tão longe: aceitariam os gaúchos a troca do nome da Avenida Farrapos, homenagem ã Revolução Farroupilha,ou os pernambucanos da Avenida Guararapes,símbolo da batalha na qual eles derrotaram os invasores holandeses no século XVIII,ou os paulistas da Avenida Nove de Julho,comemorativa da Revolução Constitucionalista de 1932.
    Haverá, certamente, quem ponha dúvida quanto à importância que se atribui à data histórica da Bahia,desde quando o Sete de Setembro é,para todos efeitos, o marco da independência do Brasil, oficializado pelo famoso grito de D.Pedro I. No livro 1822,o historiador/jornalista Lauretino Gomes desfaz objetivamente esta assertiva: ‘Os baianos têm bons motivos para celebrar. Foram eles que mais lutaram e mais sofreram pela independência. A guerra contra os portugueses na Bahia durou um ano e cinco meses,mobilizou mais de 16 mil pessoas e,só do lado brasileiro, custou centenas de vidas. Foi também ali que o Brasil independente correu o mais sério risco de se fragmentar’. E conclui citando o historiador Tobias Monteiro: ‘A resistência baiana decidiu a unidade nacional”.
    Como se vê, a proposta de mudança do nome do aeroporto justifica-se plenamente.” (Marival Guedes)

  10. Este Aeroporto deveria se chamar 1º de Abril..porque é uma mentira!!!

    Falta infraestrutura pra tudo..Uma coisa simples e que faz diferença em cidades grandes é ter uma linha de Onibus executivo que faça ligação do AEROPORTO com a Rodoviária e com o centro turístico(hotéis/praias).

    SP, RJ, BSB e BH tem e funcionam bem.. Neste aeroporto de mentira, temos que pegar coletivo sem condições de transportar as malas..ou sair do terminar e pegar coletivo para a feira de são joaquim.. Ridiculo!!

    Isso porque Salvador vai ser sede da Copa e ter o 5º Terminal mais movimentado, perdendo para SP, RJ e BSB..

    Aeroporto 1º de Abril!!!!

  11. Isso é importante, sim! pois, as ruas e praças e monumentos em todo Brasil estão com nomes de pessoas q não representam a luta do povo brasileiro. O Aeoroporto tem q voltar a ser Dois de Julho e quem não gosta da manifestação é porque não sabe nem da importancia da data para o povo baiano. tirem a viseira.

  12. Eu tenho plena noção da importância da data do 2 de Julho na Historia da Bahia. Mas, com todo respeito, acho um acinte e uma canalhice mobilizar militantes para reivindicar a mudança do nome do aeroporto. Recomendo a esses patriotas que ouçam as radios AM de Salvador (Radio Sociedade chega bem em ILhéus e Itabuna) para ouvir as pessoas implorando por uma vaga em UTI para familiares à beira da morte. (Isso se repete constantemente ha varios anos)
    Eu até gostaría da mudança do nome do Aeroporto, mas deploro o cinismo dos canalhas que se omitem diante do sofrimento das pessoas.

  13. Enquanto houver tantos ignorantes neste país, as lutas e datas marcantes serão menos importantes que as homenagens a personagens da política. Se vivo fosse o próprio Luís Eduardo apoiaria o antigo nome, tenho certeza. Vamos aprender a respeitar a história desse País. O 2 de Julho é uma das datas mais importantes do Brasil. Não é da Bahia é do Brasil. Vamos estudar a história, coisa que pouca gente gosta de fazer. Viva o 2 de Julho.

  14. Fico pensando com meus botões, será que nossa identidade está perdida? ou será que a escola não está atenta para o novo momento.A história não deve ser uma visão simbolica. Nossos antepassados sofrerão as piores angustias,nào tinhão informações precisas como temos nestes novos tempos tecnolóligicos. O 2 de julho foi um grande marco para a histöria do Brasil.A independencia aconteceu aqui neste humilde estado do nordeste brasileiro! Sejamos portanto orgulhosos de construir essa identidade do ser baiano e brasileiro.Salve o 2 de julho! salve o Brasil!

  15. poderia ser chamado de 11 de setembro..porque é uma bomba..alguem tem que privatizar para poder atender melhor..

    ja tive mala perdida neste aeroporto

  16. Voces sabiam que em junho de 1980 foi implantada na Bahia, bem proximo ao Aeroporto 2 de Julho, nao a maior, mas a mais fantastica e mais LUCRATIVA fabrica e brinquedos eletronicos voadores jamais surgida no Brasil e que apos sua inauguracao, em junho de 80, vendeu 2 milhoes de dolares de brinquedos na Feira Brasil Export 80, no Parque Anhembi em Sao Paulo, enquanto “TODAS” as outras empresas de brinquedos presentes naquela feira, “todas juntas”, venderam somente 640 mil dolares de brinquedos ?
    …E sabiam que aquela fabrica foi tomada de assalto, a forca, em dezembro de 80 e depois destruida como “QUEIMA DE ARQUIVO”, porque os assaltantes nao sabiam os segredos industriais para a operacao da fabrica, o que somente eu sabia ?
    …E sabiam que eu escrevi um livro denunciando o assalto e a destruicao da fabrica de brinquedos voadores, MAS as livrarias da Bahia se negaram a vender o livro, inclusive as bancas de revistas (comecando por Itabuna), com medo de represalias pessoais, politicas e fiscais de . . . ? O livro se intitulava “AS CARTAS SATANICAS”, 70 cartas que enviei para personalidades importantes da Bahia e do Brasil, pedindo socorro e clemencia para a fabrica tomada de assalto ?
    …E sabem quem foi o idealizador e planejador da operacao de assalto da fabrica de brinquedos ? LUIS EDUARDO MAGALHAES, com a conivencia do seu pai TONINHO MALVADEZA !… Porisso eu acho mais do que merecido que o seu nome seja dado ao Aeroporto de Salvador, como um premio do seu pai Antonio Carlos Magalhaes

  17. Se deixar eles mudam para Carlos Mariguella, com uma placa onde estaria escrito todo Mini Manual do Guerrilheiro. Estudar que é bom esta turma detesta

  18. O levante Popular da Juventude se preocupa com corrupção e etc, é só perceber que este ato foi um entre vários outros que essa juventude promove, pois foram feitos atos em favor de melhoras na educação, além dos escrachos a criminosos políticos e estupradores. Acontece que o ato em questão se refere a um valor cultural e não prático na sociedade, que para mobilizar a consciência popular exige o mínimo de consciência e respeito a nossa História.
    Antes fazer um ato que paute um assalto a história de nosso povo que apenas ficar na net somente postando e compartilhando frases “revoltadas” de esquerda.
    É isso aí Levante, parabéns a vocês!
    E quanto aos comentários acima de que “Estudar que é bom esta turma detesta”, não vejo base para tua afirmação, uma vez que é possível conciliar o estudo universitário ou secundarista a causas sociais e movimentos populares. Indico a todos que procurem a célula do Levante mais próxima e participem também.
    Juventude que ousa lutar, constrói o poder popular!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *