Tempo de leitura: 2 minutos
Da esq. p/ dir., Ubiratan Pedrosa, Maria das Graças (presidente do CMS), Wenceslau Júnior e o médico Humberto Barreto, coordenador do seminário

O médico sanitarista Ubiratan Moreira Pedrosa, que será o secretário da Saúde de Itabuna a partir do ano que vem, conclamou a sociedade, as empresas e os profissionais da área para se tornar parceiros na reconstrução do setor. “Pelo tamanho do problema que temos, acredito que não teremos soluções sem a participação da sociedade. Não há fórmula melhor de encará-lo”, declarou nesta sexta-feira, 7, no auditório da FTC, onde foi realizado o Seminário Planeja SUS Itabuna 2013.

O evento teve cerca de 100 participantes, entre eles o vice-prefeito eleito, Wenceslau Júnior, que representou o prefeito Claudevane Leite, e a presidente do Conselho Municipal da Saúde, Maria das Graças Souza.

Pedrosa afirmou também que, a despeito dos problemas existentes no Hospital de Base de Itabuna, há ineficiência na atenção básica, ou seja, nos postos de saúde dos bairros. Segundo ele, a rede de unidades básicas não funciona e isso “acaba gerando mais problemas para a média e alta complexidade”.

Em outra afirmação, o médico procurou demonstrar que não abre mão de contar com quadros técnicos e comprometidos em sua equipe. “Acomodações políticas não pautarão o desejo de um quadro técnico de qualidade e ético, que tenha dedicação e não tenha o cargo público como bico”, disse.

O futuro secretário reconheceu que não existem soluções milagrosas nem salvador da pátria, mas enfatizou que “tudo há de ser construído em regime de emergência, contando com a colaboração de todos e participação social”. Ele declarou que “profissionais, usuários e prestadores de serviço são convidados a participar desse esforço”.

O seminário foi coordenado pelo médico Humberto Barreto, que considerou o evento “um momento transformador na forma de se iniciar uma nova gestão pública no município”.

19 respostas

  1. Vane sumiu, só aparece o vice, por quê?
    Cuidado Vane, esse filme eu já vi e não gostei.
    Apareça, o voto foi para vc e não para o vice.

  2. Caro Antonio, concordo q vc queira ver Vane em eventos públicos, todavia me permita uma correção. O VOTO NÃO FOI NA SUA TOTALIDADE PARA VANE, MAS PARA UMA COMPOSIÇÃO DENOMINADA FRENTE POPULAR QUE BUSCAVA UMA POLÍTICA ALTERNATIVA E DIFERENCIADA PARA A GESTÃO DE NOSSA CIDADE.
    Assim sendo, concordo também que voce acompanhe e fiscalize a nova gestão, como um bom cidadão itabunense. Abraço!!

  3. Dr. Humberto Barreto é profissional humilde, competente, humano, HONESTO. Adjetivos que devem ter todos os profissionais que atuam na área da saúde.
    A nova secretaria (secretário), penso, iniciou bem pois pode contar com a colaboração de um profissional de tamanha capacidade e prestígio.

  4. Tenho confiança em Vane e Wesncelau, e no secretário Ubiratan sei que é grande os problemas da saúde de nossa cidade, mais com determinação e uma equipe técnica unida que realmente falem a mesm língua os problemas serão resolvidos.

  5. ESSE TAL DE CONSELHO MUNICIPAL DE SAUDE NÃO RESOLVE É NADA,FICA COLOCANDO UM MONTE DE GENTE QUE ERA PRA ESTAR TRABALHANDO EM PROL DO POVO PRA FICAR VIAJANDO E GANHANDO SALARIO NO MOLE

  6. Cara Sônia,
    Eu não votei na ” Frente Popular”, votei sim, na pessoa do
    Vane. Até porque eu não acredito nessa frente. Quanto aos
    secretários, gostei, nem todos.
    Concordo com vc, Dr. Humberto Barreto é um homem competente,
    honesto, um grande amigo.
    Abraço.

  7. eu nao entendi o secretario falar em a sociedade ajudar,sera que quer dinheiro nosso nessa ajuda.ja pagamos muito em impostos e a solucao dos problemas nao eh dinheiro em itabuna,dinheiro tem so nao tem gestao,me poupe.

  8. Gostaria de saber quem fiscaliza o Conselho MUnicipal de Saúde????????????
    É preciso estar atento ao ciclo vicioso que foi criado no Conselho, atender a população que é bom nada!!!!!!!

  9. para quem conhece a obrigaçao da vigilancia epidemiologica entenderá o porque!!!! este senhor tentou em quatro anos uma formula para que o setor dele a vigilancia funcionasce. Mais nao teve jeito nada funcionou. espero que nao seja verdade ele seguir, e que venha aprender a valorizar os profissionais e nao fazer politicagem no setor.

  10. SECRETARIO, AQUI ESTA MOÇADA DA DENGUE PRESSISA DE UMA COORDENAÇAO DURA. ESPERO MUDANÇAS EXISTE A TROCA DE FAVORES
    INTERESCE,NIMGUEM COM COMPROMISSO COM SEU DEVER.MUITA COISAS
    ERRADAS MUITA GENTE CONDIVENTE COM O ERRADO.SUPERVISORES NA MAO DE AGENTES COORDENAÇAO OMISSA,SEM PODERES,SEM INICIATIVA.OBSERVE OS CONTRA CHEQUES DOS SUPERVISORES BENEFICIADOS ESTE ANO, VAI CAIR DE COSTA. AFINAL TODOS ESTAO ACOSTUMADOS COM GOVERNO PERDULARIO.

  11. A quase dez anos itabuna perdeu a qualidade de seus agentes.
    é comum encontra-mos nas esquinas,sentados,debaixo de arvores,
    jardins, fazendo sabe o que???? preparando horario para cada
    casa,anotando deposito positivo e variando os focos aos destinos
    que eles desejam,deixando de dar uma mensagem educatica explicativa das possiveis situaçoes,eu como um agente que procuro destinar as minhas oito horas incluindo tudo isso, acho
    que tudo isso que estar acontecendo é a falta de supervisao, ge-
    renciamento etc. nao existe mais ninguem para cobrar,exigir o correto, poderiamos ter o controle da situaçao mais com compromisso de todos envolvidos, vai de coordenaçao, estar facil tranferir-mos tudo para as comunidades, o povao mais os relatorios dizen tudo sera que estou certo.

  12. para determinado agravo, deveriam fazer a investigaçao,na investigaçao irá sair os numeros ai é que estar o problema
    depois de identificado a situaçao,e cientes dos responsaveis
    jamais tiveram coragem de punir e sim se desdobrar tentando
    concertar os erros que na maioria das vezes foram inrevesivel
    levando muitas vezes a MORTE.

  13. -O primeiro ato dessa administração deverá fazer uma auditoria em todas as secretárias, para reaver todo dinheiro roubado por esta quadrilha instalada na prefeitura há oito anos.
    -O segundo ato administrar com seriedade e honestiade, sem a ingerencia politica que pautou toda administração do Azevedo.
    -O secretário acima deverá ter total autonomia para gerenciar a saúde e assim colocar a casa em ordem.
    -Todos os problemas serão resolvidos se realmente o Vane colocar em pratica o que ele apregouo na campanha, administrar com lisura, transparencia e honestidade. É esperar pra ver, pois a sorte foi lançada.

  14. Zelão, diz: – O óbvio ululante!

    Ilmo. Senhor Secretário;

    Quem bem sabe da veracidade das suas afirmações é o povo de Itabuna, que recorre aos serviços públicos da saúde. portanto, nada é novo nem surpreendente nas suas palavras. O que nos preocupa é saber se no “futuro novo governo,” já estão sendo estudadas as soluções a curto e médio prazo. Talvez até o senhor, por estar afastado de Itabuna a algum tempo, não conheçesse a real dimensão do problema (abacaxi) que iria enfrentar. Mas o prefeito eleito e o seu vice, conheciam de “bem perto” o nível dos problemas e, até compactuaram na câmara, com o silêncio da omissão, com o agravamento de muitos desses problemas.

    Desejamomos toda sorte e competência na sua missão, a começar pela independência técnica e política, necessárias para realizar um bom trabalho.

  15. Boa Noite,
    Muito boa a realização do seminário, contudo o maior interessado não foi convidado O USUÁRIO ( aqueles que não teem plano de saúde) será que uma melhoria no atendimento a esta população sofrida foi tema? Ou só falaram na melhoria dos Salários? Quando Houver outro por favor chamem a população em geral pela TV e Radio com a devida antecedência, fora estes rrepresentantes dos Usuários do Conselho Municipal de Saúde que não defendem os seus representados, necessitamos de uma reforma na escolha desta representações, onde esta o Ministério Público?

  16. O único grande problema da saúde em Itabuna é o DESVIO DE FINALIDADE DADO À VERBA ENVIADA PARA O REFERIDO SETOR!
    Em outras palavras: TEM MUITO LADRÃO NESTA PREFEITURA DE ITABUNA E DESVIA O DINHEIRO QUE DEVERIA SER USADO NA SAÚDE.
    Tirando este problema….está beleza!

  17. Esse vice não se deu conta que está queimado, sem moral e que sua eleição só foi possível porque Vane conseguiu carregá-lo no colo. Ele só vai acusar o golpe quando colocar a cabeça de fora e concorrer a uma eleição…Vide Capitão Fábio, quem viver verás!

  18. 10/12
    segunda-feira Política às 10:00 (HORÁRIO DE VERÃO)
    PRÓ-MATRE ACUSA SECRETÁRIO DE SAÚDE DE DESCUMPRIR TAC E ARMAR PLANO PARA FECHAMENTO DA UNIDADE HOSPITALAR

    Na última sexta-feira (07) a Pró-Matre de Juazeiro por seu Diretor Presidente Luiz Carlos Guimarães Borges e pelo advogado Bolívar Ferreira Costa encaminhou denúncia à Promotora de Justiça, Lolita Macedo Lessa, do descumprimento do Termo de Ajuste de Conduta firmado em 25 de outubro deste ano, através do qual obrigou-se o Município de Juazeiro a regularizar os repasses mensais que faz a unidade hospitalar.

    No documento encaminhado à Promotora os denunciantes informam “a existência, em curso, de um diabólico, maquiavélico e criminoso plano que está sendo urdido, na surdina e de forma sutilmente disfarçada, pela Secretaria de Saúde com o inescondível propósito de provocar o total fechamento da unidade hospitalar, a fim de, em consequência, beneficiar terceiros interessados”. Segundo a denúncia os serviços seriam transferidos para o Hospital Regional, atualmente administrado pelo IMIP.

    Em seguida os denunciantes acusam o ainda titular da pasta, Ubiratan Pedrosa de Improbidade administrativa e pedem a instauração de Inquérito Civil Público para apuração dos fatos objetos da denúncia e punição dos seus responsáveis.

    Confira aqui a íntegra da denúncia.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *