Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Nilton Vasconcelos, defende a proposta de ampliação do seguro-desemprego para os trabalhadores demitidos nas 12 unidades da Vulcabras|azaleia no sudoeste da Bahia. O fechamento das fábricas deixou 4 mil pessoas sem trabalho em cidades como Caatiba, Itambé, Macarani, Itororó e Firmino Alves. Nesta última, a Azaleia absorvia 80% da mão de obra formal.

Para amenizar a situação dos demitidos, Vasconcelos propõe a extensão do seguro-desemprego, com a liberação de duas parcelas extras do benefício. O pleito será apresentado nesta quinta-feira, 13, na reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), em Brasília.

O secretário diz que a proposta é “mais uma iniciativa com vistas a  minimizar o impacto que o desligamento dos trabalhadores do polo calçadista irá provocar”. Ele argumenta que o Codefat já aprovou a ampliação do seguro-desemprego em situações semelhantes à que ocorre no sudoeste baiano.

Vasconcelos também declarou que o Estado adotará outras medidas para amenizar a situação dos trabalhadores, mas não especificou quais serão essas providências.

4 respostas

  1. Acho que ele deveria propor e incentivar, que os demitidos da azaléia constituissem uma cooperativa industrial, se apropriando das instalações e equipamentos, comprando com seus rendimentos trabalhistas. Capitalismo Social, Cooperativismos é a a solução pra evitar esse desastre na região.

  2. Em Itororó os trabalhadores já estão se mobilizando para a criação de sua cooperativa de produção e pelo que ouvi já está bem adiantada a discussão e estou de acordo com Dierlei, se os trabalhadores se unirem poderão tem grandes resultados e sobretudo independência, com ganhos melhores e donos de seus próprios narizes. soube também que já estão agendando uma reunião com um dirigente do SEBRAE em Salvador na próxima semana para tratar do assunto. Vamos juntos!!!!!!

  3. Só agora esse bundao me aparece sem nenhuma soluçao e ainda com direito a foto!basta de tanta incompetência do desgoverno Waldir pires ooooops!!!!Jaquinho Wagner!mas… se parecemtanto que deveríamos colocar uma canga de boi no pescoço dos dois e pedir que esquecessem a Bahia!

  4. Ora, ora. Certamente o governo não terá outras medida para minimizar os problemas. Esta conversa já é bastante conhecida. Trabalhadores, vocês estão indo no caminho certo. Se organizem, aproveitem o momento.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *