Tempo de leitura: < 1 minuto
Na foto com o secretário estadual Jorge Solla, Bicalho (à direita) assumirá a gestão do Hospital de Base.
Na foto com o secretário estadual Jorge Solla, Bicalho (à direita) assumirá Hblem.

Cogitado para assumir a Secretaria de Saúde, o médico Paulo Bicalho será o presidente da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi), entidade mantenedora do Hospital de Base de Itabuna. O martelo foi batido nesta sexta, 21.

Bicalho já foi secretário de Saúde de Itabuna, diretor da Policlínica 2 de Julho e diretor médico da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Ele chega com aval para colocar ordem no “mangue” em que se transformou o Hospital de Base.

Uma das missões será dar transparência à gestão do hospital que recebe cerca de R$ 1,5 milhão. Somente com uma entidade que possui apenas três médicos neurologistas prestando assistência ao Hblem, a Fasi paga aproximadamente R$ 120 mil, por mês.

Além de chegar com carta branca – dada pelo futuro secretário de Saúde, Ubiratan Moreira Pedrosa, e pelo prefeito eleito Vane do Renascer -, Bicalho possui ótimo trânsito no Governo do Estado.

Ubiratan Pedrosa está fechando a equipe com profissionais respeitados na saúde baiana. Outro nome dado como certo é o do médico sanitarista Humberto Barreto.

Uma das unanimidades na área da saúde pública, Barreto colaborou com a equipe de transição e é amigo pessoal do secretário Pedrosa. Pode assumir a Vigilância à Saúde, composta pelas vigilâncias epidemiológica e sanitária.

26 respostas

  1. Zelão, diz: – Vane quer dar prioridade à saúde!

    “Pode até não conseguir colocar a saúde pública dos itabuneses no lugar que ele merece estar. Mas, a escolha da equipe que irá coordenar a atuação da saúde em nosso município, foi realmente primorosa. Agora é dar apoio, para que esses excelentes profissionais possam realmente trabalhar.”

    Não conheço bem a capacidade técnica dos demais secretários do governo Vane. Porém é de se imaginar, tendo por base a qualificação dos escolhidos para a área da saúde, que não deve existir um desnível com relação aos demais. Isso prova que Vane está imbuido de bons própositos de fazer uma boa administração. Agora é só aguardar, apoiar e vigiar.

  2. PARABÉNS AO PREFEITO VANE PELA BELA ESCOLHA,QUEM IRÁ AGRADEÇER SÃO OS MORADORES DE ITABUNA E REGIÃO.E PARABÉNS AO DR,PAULO BICALHO.

  3. É no Brasil todo que vemos uma crise generalizada na saúde e na violência urbana.
    São temas que requer muito cuidado, pois quando se coloca um agente despreparado ou mal intencionado, a coisa desanda mais ainda.
    Se Bicalho tiver o apoio necessário do executivo estadual e municipal, acredito numa recuperação em médio prazo da saúde em Itabuna.
    O primeiro passo seria não permitir cabos eleitorais como servidor do hblem.
    Pergunto: Vane vai fazer como Fernando, Geraldo e Azevedo que transformaram a instituição (hblem) em cabide eleitoral?
    E aí, Bicalho, vai encarar um hospital cheio de “aliados” da campanha?

  4. Ótimo nome! Já foi Secretário de Saúde aqui em Itabuna e mostrou muita competência. Mais uma vez, parabéns a Vane pela escolha. Deus o abençõe e dê sabedoria porque a partir do dia 02/01/2013, não vais ser nada fácil administrar depois de dois desgovernos!

  5. Mangue… aquilo alí é um lamaçal de mutretas a fara dos plantões e sobre aviso é simplesmentes escandolasa. Tem um rapaz lá no Pronto socorro do(HBLEM) ha quase 3 dias esperando ser atendido do cirugião BUCO maxilio, O CARA SIMPLESMENTE NÃO APARECE, MAIS VAI RECEBER PLANTÃO E SOBRE AVISO. QUEM QUISER VAI LÁ PRA VER.

  6. Entreguem este monstro para o ESTADO.. HBLEM e EMASA devem seguir para a administração estadual..Eles tem mais recursos e podem fazer mais do que o governo municipal que so pensa em aparelhar a FASI

    Penso que a unica empresa publica municipal que deveria existir é uma de LIXO, para evitarmos as mafias como a da Marquise ou Ecolimpe..

  7. Gostei muito dessas indicações, Dr. Paulo Bicalho no HBLEM e Dr. Humberto na Vigilância à saúde, todos dois são médicos competentes e tenho a certeza que com essa equipe a saúde de Itabuna vai sair da UTI.

  8. Excelente nome para a direção do HBLEM.Realemnte o Vane está começando muito bem nas escolhas dos nomes.Tanto o Ubirantan e o Bicalho seria ótimos para Itabuna se fossem um dos dois,mas vamos ter os dois na direção da saúde de Itabuna,excelente notícia.Parabéns

  9. Excelente nome para a direção do HBLEM.Realmente o Vane está começando muito bem nas escolhas dos nomes.Tanto o Ubirantan e o Bicalho seria ótimos para Itabuna se fossem um dos dois,mas vamos ter os dois na direção da saúde de Itabuna,excelente notícia.Parabéns

  10. Essa foi a melhor notícia que o blog postou no dia de hoje…..
    21/12/2012. Dr. Paulo Bicalho como o novo diretor do Hospital de Base! Agora sim !!! A Saúde sairá do caos em que se encontra. Que presente de Natal para a nossa cidade e toda a região.

  11. Feliz pela população, feliz por nossa cidade!!Agora sim, as coisas vão entrar no eixo, como dizia meu pai.
    E imaginar que mais de 44 mil pessoas votaram pela continuidade desse governo caos, vergonhoso!!

  12. Aprenda aí azvdo o que é responsabilidade com a saude. Faça uma comparação, de qualidade, dos seus capachos p/ esse médico!

    PARABÉNS, VANE!!!

  13. Dr. Bicalho foi o melhor Secretário de Saúde que Itabuna já teve, na época de Geraldo Simões a saúde funcionava. Sucesso Dr. Bicalho.

  14. Nossos agradecimentos a todos que participaram dos encontros e decidiram escolher o Dr. Paulo Bicalho para ser o novo Gestor do Hospital de Base em Itabuna. Moro em Ilhéus, mas conheço o trabalho do Dr. Bicalho, quando foi Secretário da Saúde no Governo de Geraldo Simões, a saúde estava indo de vento em polpa, inclusive atendendo aos ilheenses e a toda a região do sul do Estado. Deus abençoe essa nova Gestão do HBLEM e que o Governo do Prefeito Vane seja 100% voltado às necessidades de toda a população. Feliz Natal a todos e um Ano Novo de saúde, paz, amor, união e tudo de bom. Sucessos!

  15. Drº Paulo Bicalho, homem sério de moral e respeito com a coisa pública.Quando o mesmo foi Diretor da Santa Casa de Itabuna fez um ótimo trabalho deixando saudades!!Espero que ao assumir a gestão do HBLEM possa colocar o preguiçoso do Drº José Henrique para falar menos e trabalhar mais.”Enquadrar” um tal de Geléia(Técnico de Enfermagem) que até sutura faz e é “protegido” desse José Henrique.Não tenho a ilusão de que às demandas do HBLEM sejam resolvidas a curto prazo, mas percebo que só em contar com “figuras” como Drº Paulo Bicalho, Humberto Barreto e o novo Secretário de saúde de Itabuna há uma demostração por parte de VANE(Prefeito) que a saúde no município será tratado com seriedade.E o POVO mereçe!!!!
    Sucesso a todos nessa árdua empreitada de colocar a saúde de Itabuna nos “trilhos”.
    Deus vos abençoe!!!

  16. Parabéns ao grande benfeitor e prefeito eleito do nosso Município Sr. Claudevane “VANE 10” merecedor de todos os nossos aplausos e correntes de orações de toda a população. Acreditamos e damos a maior força positiva ao seu mandato que iniciará em 1º de janeiro de 2013. A felicidade aumentou e confesso que até chorei quando li a notícia de que Dr. Bicalho será o novo Diretor do HBLEM, não poderíamos receber uma notícia melhor que esta. Seja bem-vindo Doutor Bicalho e entre com o pé direito no nosso hospital. Aqui estou com a minha família desejando ao senhor e a todos que vão trabalhar ao seu lado bençãos do céu e que Nosso Senhor Jesus Cristo abra todas as portas para todos. Itabuna está em festa, é só alegria e reina a fé e a esperança no ar. Boas festas! Boa Sorte! Boa Acolhida!

  17. Hum milhão e meio para um Hospital que recebe pacientes de 120 Municípios, não significa nada de nada. As despesas hospitalares são caras. Não existem milhagres, portanto o Dr. Bicalho não conseguirá colocar a casa em ordem, sem dinheiro. É preciso meditar e correr atrás do Governo d Estado, muito omisso e irresponsável.

  18. Ter Dr. Humberto Barreto na composição da secretaria muncipal de Saúde de itabuna é um grande sinal que a saúde pública de itabuna vai melhorar, este quando secretário deixou saudades pelo excelente trabalho realizado durante o pouco tempo que ficou. Sem dúvida, um dos melhores secretários de saúde que Itabuna já teve nesses últimos 20 anos. Parabéns dr. Ubiratan pela escolha.

  19. Concordo plenamente com o comentário acima da leitora Leiloca Leite. Já que o Dr. Paulo Bicalho é muito bem relacionado com o Governo Estadual e a Secretaria de Saúde do Estado, talvez por ter carta branca seja bem mais fácil o acesso nas horas das decisões. Dr. Bicalho venha com muito” gás” e disposto a arregaçar as mangas porque a situação do HBLEM é a pior que já houve em todos esses anos, é de doer o coração ver o atemndimento que é dado aos pacientes procedentes não só de Itabuna mas de outros municípios. O HBLEM tem tudo para voltar a ser um hospital de grande porte, o problema é que sempre foi mal administrado. Não deixe lá dentro as ervas daninhas que não trabalham, querem ter altos salários e atrapalham a vida de muitos funcionários que trabalham honestamente; passe o pente fino, doutor. Deus te abençoe e te dê força, sabedoria e tolerância, em toda essa missão que começará em 1º de janeiro de 2013. Boa Sorte!
    Em tempo: Lembro do senhor na UESC no curso de Medicina, quando foi professor do meu sobrinho que hoje já está formado e é cirurgião geral e gastroenterologista. Ele também ficou muito feliz em saber do seu retorno à Itabuna para solucionar os problemas – caos – do HBLEM. Ele quer saber se o senhor vai voltar a ensinar na UESC?

  20. Parabéns!Agora sim, com Bicalho, Vane e esse excelente e responsável governador a coisa anda…Inteligência!!!Isso foi o que faltou nesses últimos 8 anos em Itabuna.

  21. Sempre que posso relato, nos meios do qual participo dizendo:
    Em Itabuna encontramos quase tudo, mas nem tudo funciona à contento. São ás misturebas,os faz de contas…mas eu sempre acredito que, não será possível ou permissível continuar assim.
    Políticos mau preparados, empresários descaracterizados, profissionais meia boca, prestadores de serviços desinformados, sem conhecimentos técnicos. Portanto vejo alegremente como filha de Itabuna e estando afastada, minha terrinha entra no rol das grandes cidades. Conterrâneos são 600 ou quase 1.000, jovens concluindo o nível superior, apurando e sofisticando seus gostos e buscando novos conceitos de vida dentro da sociedade. Natural serem expurgados os despreparados aproveitadores e infelizmente aqueles que ocupam os espaços sem o devido preparo.Mas ainda é dado oportunidade para aqueles que querem “SER”.Vamos que vamos e sempre acreditando no melhoramento social,construído por cabeças pensantes em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.
    Parabéns ao Prefeito eleito, parabéns à todos que irão assumir secretárias e gestores outros.
    Aproveitem esta mudança e marque seus nomes como verdadeiros homens e executores.
    Feliz natal !!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *