Tempo de leitura: < 1 minuto

Obra da barragem deve começar ainda em janeiro (Reprodução Pimenta).
Obra da barragem deve começar ainda em janeiro (Reprodução Pimenta).

A principal obra de saneamento de Itabuna deve começar ainda em janeiro. Na próxima terça, 8, às 10 horas, o governador Jaques Wagner vem a Itabuna para assinar a ordem de serviço para construção da Barragem do Rio Colônia, em Itapé. A informação foi confirmada ao PIMENTA pela assessoria do governador.
A obra será executada em prazo máximo de 18 meses pela Construtora Andrade Galvão. Além de praticamente dobrar a capacidade de captação e distribuição de água em Itabuna para até 1.500 litros por segundo, a barragem é apontada como solução para o abastecimento do município baiano, pelo menos, para os próximos 50 anos.
Com custo previsto de R$ 70,9 milhões, a barragem alagará área de 1.621 hectares nos municípios de Itapé e Itaju do Colônia, armazenando até 62.670 de metros cúbicos de água e tendo vazão de 1.405 litros por segundo, segundo o projeto do governo baiano.
Atualmente, a água que abastece Itabuna é captada no Rio Almada, em Rio do Braço, Ilhéus, sendo que parte da cidade é suprida com água do Rio Cachoeira, por meio da estação em Nova Ferradas.

0 resposta

  1. Chupa Sérgio RODACUDE!
    Logo teremos um canteiro de obras gerando emprego a muitos trabalhadores, até que a obra fique pronta, atendendo a população desta cidade.

  2. -O governador atendendo as cobranças de Sergio Oliveira, resolveu fazer a rod. Ibicaraí/Itabuna, recapear a Ilheus/Itabuna, iniciar a obra da BARRAGEM, já fez a rodovia ARATACA via BR101, está concluindo BR 101 via JUSSARI.
    -Parece que no devido tempo o governador esta cumprindo as promessas que fez na campanha, agora só resta saber o que Fernando Cuma fez com os 17 milhões que Paulo Souto enviou para obra do CENTRO DE CONTRAVENÇÕES, e que o SERGIO faz questão de não cobrar.

  3. A necessidade da ampliação da captação de agua é indiscutível, mas, o rio Colonia (que abastece o cachoeira juntamente com o rio Salgado e Piabanha), seca ao ponto de cortar a cada período de estiagem maior na região. A intenção, é a melhor, mas a solução não é pois quem conhece bem, sabe que até o rio Cachoeira que é abastecido pelo próprio Colonia e outros dois, também corta a ponto de ser atravessado a pé enxuto.Porque não aproveitar que a captação é feita em Castelo Novo e não ampliar esta rede até o rio de contas e aí sim teremos agua com fartura por muitos anos.

  4. Para os mensageiros do apocalipse, calem a boca e veja os indice de crescimento da Bahia,agora prefeito entregue a emasa ao estado, esse ano tambem sai a ponte Centro x Pontal, para calar a boca do movimento cadê a ponte, depois de um certo prefeito que comerçou o mandato esse ano, que foi deputado federal e promenteu, não, disse que tinha o dinheiro do orçamento disponível para construir a ponte, na campanha de Valderico, vai carioca, continue colocando a nossa Bahia no caminho certo.

  5. Ainda tem um bando de cegos, apaixonado pelo DEM, que insiste em afirmar que Wagner não trabalha. Não tenho vínculo com nenhum partido politico, mas não tenho a menor dúvida de que é o melhor governador que a Bahia já teve. Agora, é torçer para que Vane faça um governo sério, transparente e que coloque esta cidade nos eixos. Vamos enterrar o DEM de vez.

  6. AGORA É CERTO; A BARRAGEM SAI. E O GOVERNADOR WAGNER VEM A ITABUNA NESTA PRÓXIMA TERÇA FEIRA, PARA ASSINAR A ORDEM DE SERVIÇO PARA A CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM.
    VAMOS TODOS PRESTIGIAR O EVENTO.
    Ernesto Silva.

  7. Direito de Resposta:
    Como eu fui citado, aí vai a resposta, …!!!
    Uma coisa é ver político assinar papel, …, outra bem diferente é ver as obras inauguradas, prontas, …!!!
    Eu sempre perguntei, dentre outras coisas, onde estaria a duplicação da Rodovia Ilhéus – Itabuna, O Centro de Convenções de Itabuna, a nova ponte de pontal, o novo aeroporto de Ilhéus (e região), o terminal de passageiros do porto do malhado, a UPA do Jaçanã, a duplicação da nova Itabuna até Ferradas, a própria barragem, e por aí vai, …!!!
    Já há muita gente contente, tendo arroubos de otimismo, apenas com uma assinatura de papel, …, devagar com o andor, pois o santo é de barro, …!!!
    Eu não fico me iludindo apenas com promessas de políticos, prefiro me manifestar – de forma otimista – apenas após a inauguraão das obras, …!!!
    A UPA do Jaçanã, por exemplo, além de assinatura de papel, já teve até a pedra fundamental colocada lá, …, no entanto, …?!?!?!
    Aos capicongos iludidos e empolgados com pouca coisa, eu peço, …, MENOS, MENOS, MENOS, …!!!
    De concreto mesmo, até agora, nós não temos: NADA, NADA, NADA, NADA, …!!!
    Pelo jeito, Sr. João de Sousa, …, quem vai “chupar” não sou eu, …!!!
    Vê se fica na tua, inocente útil, …!!!
    Eu comprei um Jet Ski em 60 prestações, e espero que o lago da baragem esteja pronto – cheio – antes de eu acabar de pagar as prestações, …!!!
    Quem viver, verá, …!!!

  8. O Sergio Oliveira já está sendo muito otimista.
    Está falando em inaugurar obra. Em conclusão de obra!
    Sergio, um governo ruim nunca inicia uma obra (não estou falando de casa de cachorro). Fica apenas na ANUNCIAÇÃO, como é o caso do governo deste carioca.
    Vamos esperar pra ver se ele, pelo menos,INICIA esta importante obra. Mas eu não duvido que o Jacques “Copperfield” Wagner assine o papel e fique tudo por isso mesmo. É, digamos assim, o “estilo” do PT da Bahia.
    Agora, Sergio, querer ver obra pronta, obra inaugurada, aí você já está querendo demais, né!!!!>>>

  9. Caro Robson Almeida:
    Eu só estou respondendo aos sonhadores, os nefelibatas, que me citaram nos comentários deles, logo acima, …!!!
    Por isso mesmo que eu fiz o desafio de comprar um Jet Ski em 60 meses (5 anos), para ver se o lago da barragem fica pronto, e cheio, antes deste período, …!!!
    A UPA do Jaçanã, por exemplo, era para ser inaugurada em 2009, pelo Governador do estado, mas até agora, por lá, só tem a pedra fundamental, nada mais, …!!!
    E ainda fica um monte de beócios querendo tirar onda comigo. São dignos de pena, coitados, …!!!
    Mal sabem eles que o dinheiro dos impostos recolhidos aqui na nossa região, inclusive o deles, ninguém sabe para onde vai, …!!!
    E o pior é que eles ainda se acham “inteligentes”, “esclarecidos”, “os caras”, …!!!
    Rapaz: A pior espécie de burro que existe é o Burro Empolgado que, além de tudo, ainda é cego. Tal qual Corno Ateu, nem vendo as coisas eles acreditam, …!!!
    Basta ler os comentários das “sumidades” logo no início, após o post, e você perceberá, …!!!
    É de dar frouxos de risos, …!!!
    Eles são tão estúpidos, toscos, acéfalos, quanto o personagem mexicano chamado CHAVES, por isso mesmo são pândegos, jocosos, hilários, …!!!

  10. Pra quem passou 4 anos com esse governo municipal medíocre não tem razão alguma para vir aqui cobrar de outro governo, que grandes obras fiquem prontas da noite pro dia.
    Pior ainda é ver esse mesmo medíocre aparecer do nada para “inaugurar” obra inacabada no canal, enquanto a população e cidade entregue as traças. Realmente saiu do papel, apesar de tantos anos e dinheiro investido, mas ir ao local é muita cara de pau!
    Eu teria vergonha de vir aqui e ainda por cima identificando como um professor universitário falar tanta besteira.
    Mais uma, Chupa Sérgio RODACUDE!² Acorda pra vida meu velho!
    =D

  11. Governador assina atestado de óbito ao Rio Cachoeira.
    Reflita: Olhe para o rio Cachoeira, será q vc beberia a Agua que se encontra na Ilha do Jegue? Quantas vezes vc viu o rio cheio nos últimos anos? Olhe para o Rio cachoeira agora, qual o seu nível de Agua? Este mesmo rio em 1600 era navegável, o Banco da Vitoria foi o primeiro porto fluvial do Brasil, já atingindo 1600 embarcações registradas. Hoje o que vemos são pedras! Nunca existiu uma ação efetiva para revitalização do rio cachoeira. Hoje o grande projeto de ITABUNA é resolver o abastecimento de Agua, sendo que temos um rio passando por aqui. Por que temos hoje que buscar Agua no rio Almada? Hoje, em determinados períodos o Almada apresenta salinização, fruto também de uma má gestão e despejo de esgoto. Será gasto 70mi na construção da barragem, se tratando de uma solução imediatista, ela resolve a falta de Agua em alguns municípios. Ótimo, ITABUNA vai ter o dobro de Agua disponível. Mas a troco de que? O rio ja virou esgoto, vamos barra a Agua no rio colônia em Itape, e distribuir para as cidades, ITABUNA vai ter mais Agua, mas também mais esgoto. E esse esgoto pra onde vai? Riocachoeira! Então construimos uma barragem, o fluxo vai ser menor ainda no leito do rio cachoeira, e nos continuamos jogando o esgoto no canal? Quanto desta verba vai ser destinada para revitalização das margens e proteção as nascentes? No local onde vai ser construída a barragem é totalmente seco, não possui arvores, afinal foram arrancada a alguns anos para a criação de gado. Hoje o rio é um fio, pois não existe mata ciliar. Já existem estudos comprovando q o plantio de determinadas arvores favorecem o volume de Agua no rio. O que realmente deveríamos fazer com 70mi era reformular nosso sistema de esgoto, proteger o rio cachoeira desde sua nascente em vitoria da conquista, replantar os 100 metros mínimos em locais de possível plantio, e esperar a natureza fazer o resto. Agua pra beber não vai faltar agora, com a construcao da barragem, mas no futuro? com a populacao crescendo? qual o rio q queremos? eu espero um dia andar na beira rio e nao sentir o cheiro do esgoto, seria otimo!
    seria otimo tambem o gestor deste manancial exporta esta agua dizendo: esta é a melhor Agua da Bahia.
    Sem contar a briga q vai gerar entre Embasa e Emasa! Toma vergonha meu povo!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *