Tempo de leitura: < 1 minuto

mirian-belchiorDa Agência Brasil
Pela primeira vez na história, o Brasil cresce reduzindo as desigualdades, disse hoje (ontem), 29, a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior. “Pela primeira vez, a gente divide o bolo ao mesmo tempo em que está crescendo. A América Latina está fazendo esse movimento e tem sido olhada por todos os lugares do mundo”, declarou Miriam Belchior, ao falar sobre a conjuntura econômica do país durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado até amanhã (30) em Brasília.
Para ilustrar que houve redução da desigualdade ao lado do crescimento econômico, a ministra fez uma apresentação destacando a variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas do país) per capita, que passou de R$ 16,5 mil a R$ 21,3 mil entre 2001 e 2011. Belchior fez um paralelo com a evolução no mesmo período do Índice de Gini, que caiu de 0,553 para 0,500. O Índice de Gini é um instrumento para medir o grau de concentração de renda e quanto mais próximo de 1 maior a concentração. Por isso, quanto mais reduzido o indicador, mais favorável o cenário. Os dados apresentados pela ministra são do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
Leia mais

0 resposta

  1. Uma piada!
    A própria América Latina vem patinando à décadas, e em matéria de populismo e antidemocracia só consegue ser superada por países africanos.
    Joga pedra no Gini!

  2. Não consigo acreditar em nenhuma palavra que vem desse Governo que faz maquiagem com os números. Vivemos plenamente um periodo obscurantista. “O obscurantismo por assim dizer, não consiste em publicar o que é verdadeiro,claro e útil, mas no por em circulação o que é falso”!

  3. As velas são acessas para os 200 mortes violentas em Itabuina no ano passado.
    Agora adivinhem quem comeu a cereja do bolo. Foram os aliados do partido da boquinha, petistas, sindicalistas apinhados no governo do PT, sem contar Palloci Rose e Pimental, este ficaram ricos.

  4. O que acontece com bolo cortado antes da hora? Sola!
    Isso no mesmo dia em que a Valor Econômico anuncia: A evolução da produtividade contribuiu pouco para o crescimento econômico do Brasil. Um estudo do Boston Consulting Group (BCG) mostra que de 2001 a 2011 o ganho de produtividade foi responsável por apenas 26% do crescimento médio de 3,7% no Produto Interno Bruto (PIB) do período. Os demais 74% foram resultado da expansão do mercado de trabalho. A proporção é praticamente a oposta da exibida pela Coreia do Sul, onde a elevação de produtividade respondeu por 72% da expansão econômica média de 4,2% no mesmo período. Na China a participação do ganho de produtividade foi de 93% para um crescimento médio de 10,6%.
    E qual futuro podemos esperar para um país que não consegue aumentar sua produtividade? Cigarra que ganhou na loteria, gastou por conta, e está vendo o inverno se aproximar. ISSO é o Brasil…

  5. NAO TEMOS NADA A COMEMORAR, SO FALAM NA CRISE DOS OUTROS PAISES, QUE APESAR DA CRISE ESTAO DECADAS NA FRENTE, NA AREA SOCIAL , SEGURANCA, ENSINO, SANEAMENTO , ESTRADAS, CUSTO DE VIDA E ETC ETC, SOH SOMOS AINDA MELHORES QUE ALGUNS PAISES DA AFRICA, E QUEM NAO ACREDITA QUE VA LAH E VEJA COM OS PROPRIOS OLHOS………..

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *