Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Cia da Notícia
Os católicos que frequentam a Catedral de São José estão estranhando o silêncio dos sinos antes das cerimônias religiosas, como a celebração de missas. O assunto não é tratado em público e os fieis que possuem cargos na igreja também desconversam quando perguntados sobre a mudez dos sinos.
Os fieis que moram na área de influência sonora da Catedral, saudosistas ou não, acreditam que seja um grandes desperdício de investimento o silêncio dos sinos, adquiridos através de campanha de arrecadação de donativos. “Um belo carrilhão que custou muito a ser implantado pelas dificuldades da época”, diz um católico praticante.
Após muita conversa de “pé-de-orelha” sob a condição de preservação absoluta da fonte de informações, pessoas dizem que os sinos não estão quebrados, mas que foram “calados” por ordens de instâncias superiores, no sentido de atender a um pedido considerado por essa alta autoridade como por mais de justo, justíssimo, diria.
 
Leia mais
 

0 resposta

  1. Partindo deste pressuposto, quem mora próximo à aeroportos deveriam solicitar a interrupção do tráfego aéreo pq o barulho que das turbinas incomodam. Moro ao lado da Catedral, sempre morei e sinto falta da beleza que é o som dos sinos. Se o som incomoda tanto a médica que ela se mude para outro bairro distante. Mas se a vontade dela prevalece, que joguem no lixo os sinos da Catedral São José então!!!

  2. O que chateia de verdade quem mora próximo são as alvoradas de fogos de artificio…5 horas da manhã os trabalhadores são obrigados a acordar…seja qual for a religião…isso é uma falta de respeito!!! Afinal…os santos não precisam ser acordados e os fiéis devem saber da festividade!!!
    Quanto aos sinos silenciosos foi um pedido de uma vizinha médica que era despertada sempre que chegava dos plantões pelos sinos!!!

  3. DEIXEM OS SINOS BEM CALADINHOS MESMOS,NÃO FAZEM A MENOR FALTA…OS FIÉIS QUE FREQUENTAM SABEM A HORA QUE DEVEM COMPARECER A IGREJA,NÃO É PRECISO DE SINO PARA AVISAR.

  4. Como frequentador constante das missas todos os domingos às 7.00 horas,com a minha família, venho sentindo falta de ouvir os sinos tocando como era de costume, só não sabia o motivo da paralisação isso não pode acontecer aposto que a solicitação para que o mesmo deixe de tocar deve ter sido de alguém que não frequenta a catedral ou melhor a igreja. Se isso aconteceu sem ouvir a comunidade frequentadora da catedral que sempre colabora com os feitos da mesma, isso é um absurdo, quem tiver incomodado mude de local. Monsenhor Moisés o qual admiro muito fica aqui o meu protesto.Precisamos ouvir o sino voltar a tocar é uma tradição.

  5. Acho estranhíssima a informação postada. Monsenhor Moises, pároco da Catedral, por várias vezes, já colocou durante as missas da necessidade de restauração não apenas dos sinos, mais principalmente dos motores que promovem o movimento e consequentemente o dobre dos sinos. Inclusive a paróquia move neste momento, com muita dificuldade, diga-se de passagem, uma campanha para restauração do órgão de tubos, que assim como o carrilhão, precisa só da ajuda da comunidade católica itabunense.

  6. A moderação do Pimenta tá muito lenta. Passa um dia inteiro e as matérias vão ficando para trás sem nenhum comentário…
    Da Redação: Nina, há alguns dias nosso sistema vem apresentando problemas para liberar comentários. Desculpe-nos.

  7. O sinos realmente tem que tocar, agora, por questões de EDUCAÇÃO por parte da Igreja os sinos se calaram, ou seja, um pedido apenas um pedido de uma pessoa que si diz “autoridade” calou o badalar de uma história de varias décadas, uma “pessoa” solicitou que os sinos fossem calados, pois estavam incomodando o seu sono, pessoa que por sinal é novo na cidade e que não sabe ainda da historia deste badalar, gente por favor, será que alguma autoridade poderia interferir ou questionar, pois se a igreja não fizer alguma coisa essa pessoa fará, sinto me, envergonhada com a falta de atitude por parte dos senhores da igreja.

  8. Calma minha gente! O católico também tem o direito de se incomodar com o badalo do sino. É muito inconveniente. Vamos pedir a Deus muita paz e nos sensibilizar com a reivindicação da nossa irmã médica, ou será que por causa disso vamos travar uma brigar com um ser humano e esquecer do nosso papel de cristão? Afinal o que é mais importante é o sino ou o que aprendemos lá? AMAR O NOSSO PRÓXIMO. Meu Deus abençoe abra os nossos olhos espirituais!!!!!!!!! Pratiquem religião não pratiquem guerra.

  9. Que benefício esses sinos trazem para a cidade? Os fiéis não tem relógio? A cidade já sofre com a poluição sonora demais,que pelo menos as igrejas tenham bom senso.Ninguém morre pelo fato dos sinos estarem calados.

  10. Realmente é necessário bom senso… sinto falta de ouvir os sinos da catedral, porém não gostaria de ouví-los constantemente… por isso mesmo, não compraria um imóvel vizinho à igreja!!! O bom senso tem que ser de quem mesmo? A cultura e tradição da cidade, além da simbologia para os párocos, tem que ser alterados, ou a digníssima pessoa incomodada, poderia colocar o ímóvel à venda e comprar um outro lá pras bandas do Góes Calmom, beeemmm lá em cima, sem ônibus, quase sem carros… ainda se acorda com o cantar dos passarinhos… nunca consegui ouvi os sinos de lá…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *