Tempo de leitura: 2 minutos

Reunião do Conselho de Saúde para discutir o atraso no pagamento a fornecedores (Foto Alfredo Filho).
Reunião do Conselho de Saúde para discutir o atraso no pagamento a fornecedores (Alfredo Filho).

A crise na saúde de Ilhéus recrudesceu neste início de ano. Ontem, a secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, tomou posse no Conselho Municipal de Saúde, sob intensos questionamentos de prestadores de serviço e usuários. O município atingiu atraso de três meses no pagamento A clínicas, consultórios, laboratórios e hospitais, relativos às competências de novembro e dezembro de 2012 e janeiro de 2013.
A reunião extraordinária do Conselho de Saúde foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi). Raimundo Santana, presidente do Sintesi, diz que esta é a pior situação dos últimos tempos. Segundo ele, caberia à nova gestão, pelo menos, agilizar o pagamento aos fornecedores relativo aos meses de dezembro e janeiro, o que ainda não ocorreu.
Apesar da nova secretária da Saúde sinalizar que há como pagar os atrasados, Santana diz que os prestadores de serviço estão desanimados, pois Ledívia reconheceu problemas operacionais para os pagamentos.
“O que ocorre é que o novo governo demitiu todos os servidores contratados responsáveis por empenhos e pagamentos. Isso travou a parte operacional da secretaria e, consequentemente, não houve como pagar”, disse. “Foi um erro estratégico que está sufocando toda a saúde, os prestadores”.
Raimundo Santana sugere, para amenizar a nova crise na saúde local, o pagamento aos prestadores pela média de produtividade. O sindicalista diz que a situação “sufucou” prestadores de serviço e afeta o pagamento aos trabalhadores na área de saúde. O Sintesi foi representado na reunião pela dirigente Vânia Andréa Santos.

0 resposta

  1. QUE VOTO PERDIDO DEI A JABES RIBEIRO.ESTA SECRETARIA DE SAUDE NÃO ESTA COM NADA, NÃO QUER PAGAR AOS LABORATORIOS E CLINICAS PRESTADORES DE SERVIÇO E DAR CR$ 130.000.00 AO HOSPITAL SÃO JOSÉ, SEM SER PRESTADOR DE SERVIÇO AI TEM!A POPULAÇÃO QUER EXPLICAÇÃO!

  2. Se o dinheiro do SUS vem porque não pagar os PRESTADORES DE SERVIÇOS? Vamos ficar sem EXAMES?Se as CLINICAS e LABORATORIOS fecharem como vai ficar nós usuarios do SUS?

  3. O Comentario de JULIA NASCIMENTO é verdadeiro !que foi repassado tanto dinheiro para o Hospital São José, e estão sem pagar aos Laboratorios e Clinicas desde Novembro até Fevereiro e o dindin do Sus esta aonde?

  4. REUNIÃO AMANHÃ (SEXTA-FEIRA)PROPOSTA PARA PARALISAR TODOS OS SERVIÇOS DE SAUDE QUE NÃO FOR PAGO.ESTAMOS COM SAUDADE DO EX-PREFEITO.PELO AMOR DE DEUS JABES QUE SECRETARIA É ESSA QUE SOLLA LHE TE INDICOU!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *