Tempo de leitura: < 1 minuto

Rui Costa diz que Bamin é fundamental ao Porto Sul

A empresa Bahia Mineração (Bamin) preferiu se calar diante da notícia veiculada ontem pelo blog do fotógrafo Ed Ferreira, dando conta de que a mineradora teria se cansado de esperar providências do Governo da Bahia, necessárias à Licença de Instalação do Porto Sul.
Segundo Ferreira, que possui boa relação com o presidente do grupo ENRC (controlador da mineradora) no Brasil, José Francisco Viveiros, a Bamin teria planos de desistir de escoar o minério de Caetité pelo futuro Terminal de Uso Privativo, a ser instalado na região de Aritaguá, zona norte de Ilhéus. A informação foi repercutida aqui no PIMENTA.
Além da Bamin, o Governo da Bahia também optou por não comentar a nota. E não seria por desconsiderar sua veracidade, a ponto de ignorá-la. Sabe-se que a relação entre a empresa e o poder público baiano azedaram a partir de uma cobrança incisiva feita por Viveiros, em abril do ano passado, (relembre) e rebatida em tom duro pelo secretário da Casa Civil, Rui Costa.
Aliás, teria partido do próprio secretário uma manifestação tímida a respeito do assunto. O posicionamento, publicado pelo deputado federal Geraldo Simões (PT) em sua página no Facebook, foi o de que “a Bahia Mineração é fundamental” ao Porto Sul. Só não disse se ela vai, ou se fica.

0 resposta

  1. Alguma coisa está profundamente errada neste “boato” surgido esta semana aqui em Ilhéus.
    Baseado numa publicação feita apenas e unicamente no Blog de Ed Ferreira, todos os blogs regionais noticiaram uma suposta desistência da BAMIN em construir o Porto Sul.
    Estranho que só o Ed teve acesso a esta notícia. Agora, aqui no Pimenta, vem a explicação quando se fala que Ed tem boa relação (será que é amigo?)com o presidente da ENRC.
    Mais estranho ainda.
    Isto precisa ser esclarecido, e logo.

  2. Se for somar o que o governador JW e sua curriola de incompetentes já perderam de investimentos para o nosso estado, é coisa de se fundar outra Bahia, economicamente falando! Azaléia, Toyota, Hyundai, Fiat, Bamin, Vale…
    O galêgo é mais fraco do que meganha do carioca morro do alemão!

  3. Zelão, diz: – Relações espúrias de interesses
    “De um lado o capital privado buscando o lucro, acima de tudo. Do outro, o capital político corrupto querendo a sua parte financeira no negócio, antes de qualquer acordo.”
    Nesse Brasil de tantos escândalos de corrupção e, de tantos outros que não são revelados, a “demora” na liberação para a construção do porto do Complexo Intermodal em Ilhéus, permite especular sobre a existência de um “conflito de interesse” entre a Bamin e o governo da Bahia.
    Não nos cabe aqui questionar a veracidade da informação sobre a possível desistência da Bamin de construir o terminal portuário em Ilhéus – que por consequência invialibariza a construção da ferrovia Leste – Oeste, até Ilhéus – o que se torna crível, diante do silêncio oficial das partes sobre o assunto é a existência de um “conflito espúrio de interesses,” que nada tem a ver com os interesses legítimos do povo.

  4. É uma imoraliddade e irresponsabilidade essa falta de compromisso do Governo do Estado para com o Sul da Bahia!Agora para viajar para o exterior , é o mis experto e alegre. A Bahia é que se lasque!tb pudera : o que ele tem a ver com esse estado? Mas, concerteza daremos o troco nas proximas eleiçoes!Piso no coraçao mas , votarei contra!

  5. Já faz 6 anos que a Bahia tem DOIS Governadores.
    Um de direito: o carioca Jacques Wagner; e outro, de FATO, o Rui Costa, que é quem manda de fato. Uma espécie de primeiro ministro, ficando o Wagner (que, como o Lula, NUNCA foi chegado ao trabalho) como uma espécie de Rainha da Inglaterra: reina, mas não governa!
    Rui Costa na Bahia está para o Zé Dirceu (sem acusações sobre crimes) no Brasil. Lula durante 8 anos no governo, assinou centenas de documentos. Sem ler nenhum! bastava ver se lá estava a assinatura do Zé. Zé Dirceu, governou o Brasil por 8 anos! Wagner, consegue ler, mas….dá uma preguiça!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *