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engarrafamento

Itabuna, uma cidade que anda com o trânsito cada vez mais travado, para um pouco nesta  quarta-feira, 6, para discutir a mobilidade urbana. Um fórum sobre o tema será realizado pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Settran), a partir das 18h30, no auditório da FTC. Aberto a toda a comunidade, o evento reunirá engenheiros, estudantes de engenharia e técnicos.
Segundo os organizadores do fórum, que prossegue na quinta-feira, também a partir das 18h30, a intenção é debater e buscar soluções para um dos problemas mais críticos da cidade, ouvindo opiniões não apenas dos especialistas, mas também dos moradores – e, por que não dizer, sofredores – em geral.
O fórum será aberto pela promotora de justiça Hortência Pinho, que falará sobre “Legislação e Obrigações Municipais”. Em seguida, o juiz Eros Cavalcanti aborda o tema “Convivência no trânsito”. Na quinta-feira, haverá palestras sobre “Planejamento urbano e mobilidade urbana”, com a coordenadora do curso de Arquitetura da Unime, Débora Santa Fé, antecedendo a exposição dos técnicos Samiriam Grimberg e Washington Marcelo, acerca do tema “Mobilidade urbana e transporte público”. O evento termina com um debate envolvendo o público presente.

4 respostas

  1. A DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DO SETTRAN É A UNICA DA PREFEITURA QUE VEM MOSTRANTO TRABALHO….E OLHE QUE ESTA SEM DIRETOR,TUDO VEM SENDO FEITO PELOS PROFESSORES E TECNICOS DO SETOR.

  2. Já era tempo de se iniciar essa essa problemática.
    Que inclusive já devaria esta contemplado no plano diretor(PDDUA).
    De qualquer forma antes tarde que nunca.Parabéns.

  3. Sugestões para aumentar as vagas de escionamento:
    – Acabar com a exclusividade de estacionamento de uma associação de vendedores de carro ocupando toda a área da Pça Adami;
    – Regulamentar horário de estacionamento p carga/descarga na Cinquentenário fora do horário comercial- Antes das 9hs da manhã e após as 17hs;
    – Disciplinar o uso de caçamba coleta de entulho quase q fixa em prédio em reforma;
    – Reavaliar as vagas exclusivas a órgãos públicos e clínicas. Tem clínica com duas vagas reservadas a ambulância em o proprietário estaciona o próprio carro;
    – Incluir como bolsão p/ as motos, a área ao lado do Fórum;
    – Na implantação da Zona Azul, aproveitar os atuais “guardadores de carro” como aqueles que cobrariam as taxas; Seria uma forma de inclusão social e evitaria a dupla tributação aos proprietários de veículos;
    – O retorno dos ônibus que atualmente é feito em frente ao shopping, ser realizado após a Câmara de Vereadores;
    – Marcar as faixas de carro nas principais avenidas. Tem corredores que poderia ser dividida em duas pistas mas, habitualmente só é utilizada como uma pista;
    – Onde não couber duas pists verificar a possibilidade de estacionamento em 45º;
    – Criar as linhas com sistemas de vãns nos bairros sem linha de transporte – Pontalzinho, Castália, Jd. Vitória, Zildolândia, etc…
    Enfim, sugestões que podem facilmente serem implantadas

  4. Não se esqueçam também da mobilidade humana, dando oportunidade a todos de utilizar as calçadas ocupadas hoje por
    bares, lojas de revenda de carros, oficinas, além das sem condições de uso (buracos, desníveis, etc.).

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