Tempo de leitura: < 1 minuto

dengueOs municípios do sul da Bahia notificaram mais de 1.300 casos de dengue neste ano. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da Bahia, as localidades com maior quantidade de casos são Itabuna, Una, Ilhéus e Ibicaraí.
Esses municípios, juntos, registraram 850 casos, dos quais cerca de 400 em Itabuna. O segundo em quantidade de notificações é Una, com 206 ocorrências, seguida de Ilhéus, com 160 casos informados.
Ibicaraí aparece na quarta colocação entre os municípios sulbaianos com maior quantidade de notificações de casos de dengue. Entre primeiro de janeiro e esta quarta-feira, foram 102 ocorrências. Informações d´A Região.

8 respostas

  1. É bom esclarecer à população como funciona esse “registro” de casos de dengue. As tais “notificações compulsórias”. O paciente chega ao serviço de saúde, é diagnosticado com dengue e deveria ser notificado à secretaria de saúde do município. Se os funcionários desse serviço de saúde forem orientados pelos patrões a não notificar, os “dados oficiais” serão deturpados. E isso é algo comum em todo estado. Não sou partidarista, sou “itabunista”. Mas infelizmente Itabuna já figura entre as cidades com maiores índices de casos de dengue há muitos anos! (Com notificação ou sem notificação) Independente do governo do momento, todos tentaram fazer campanhas de prevenção. A questão está na educação do povo. Porque informação temos e muito! Tv (telejornais, programas de auditórios, programas de humor, propaganda das campanhas de combate ao mosquito, todo mundo falando em como evitar a dengue), rádios (através de diversas entrevistas com moradores e profissionais de saúde), internet, jornais… Enfim. A desculpa não pode ser mais ignorância. Mas precisamos fazer nossa parte, individualmente!

  2. vane cader as contratacoes pra dengue ta faltando, aqui na minha rua tem 4 meses quer passaram aqui,porisso quer esta itabuna nessa situacao nao tem agente pra suprir a necessidade da populacao,azevedo ainda contratou alguns ainda em 2009 quando tava a epidemia e vc ate agora nada e a situacao se agravando cada dia mas, ta esperando morrre mas pessoas.

  3. Tem coisa errada nesses dados ai,pois um reportagem da TV Santa Cruz noticiou qie só em Teixeira de Freitas já consta mais de 1.000 casos de dengue já confirmados e como Itabuna é o líder em casos só com 400 casos?Mesmo assim vejo que esses quase 400 casos em Itabuna uma nptícia muito boa,pois nesta mesma época anos atrás Itabuna notificava uma epidemia,e esse ano não estamos vendo esta epidemia,ainda bem.

  4. E a situação em Itabuna tende a piorar, pois a coleta de lixo, que já era ruim, ficou muito pior, …!!!
    Em bairros como o Zildolândia mesmo, um dos IPTUs mais caros da cidade, os moradores convivem com o lixo acumulado, os catadores irresponsáveis – que esculhambam o lixo durante a noite – e os urubus e os cachorros durante o dia, …!!!
    VERGONHA, …!!!
    Aí eu pergunto: Mas não é que Itabuna agora é 10, …?!?!?!

  5. GOSTARIA DE SOLICITAR DE ALGUM ESPECIALISTA NA ÁREA: O QUE SE DEVE FAZER QUANDO SE ACHA LARVAS NUM TANQUE CHEIO, TAMPADO DE ACORDO COM AS NORMAS, O QUAL NÃO SE QUER PERDER A ÁGUA?
    COMO ELIMINAR ESSAS LARVAS?
    JÁ FIZ EXPERIÊNCIA COM AGUA SANITÁRIA COLOCANDO NUMA PEQUENA VASILHA E ESPEREI POR UM LONGO TEMPO MAS ACABEI ESMAGANDO-AS POIS NÃO MORRERAM.
    AGRADECIDA.

  6. E AINDA GOSTARIA DE SABER TAMBÉM DO ESPECIALISTA, SE O MOSQUITO “MORDE”, COMO AFIRMA A CAMPANHA DE COMBATE DO GOVERNO DA BAHIA?
    APRENDEMOS NA ESCOLA QUE MOSQUITO,PICA, POR NÃO TER DENTES. QUAL É O CORRETO?
    AGRADECIDA.

  7. COORDENADOR DE DENQUE MORA EM SALVADOR de lá ELE mesmo combate o mosquito..ou foge DELE???? (da picada)???isso que é trabalho serío …..

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *