Tempo de leitura: < 1 minuto

Proibidos, sucos Ades com soja estão à venda em supermercado de Itabuna (Foto Pimenta).
Proibidos, sucos Ades com soja estão à venda em supermercado de Itabuna (Foto Pimenta).

Apesar da determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), grandes redes de supermercados de Itabuna não suspenderam a venda de sucos com soja da Ades. A resolução da Anvisa foi publicada ontem, 18, no Diário Oficial da União e teve ampla divulgação nacional (confira aqui).
A resolução vem sendo desrespeitada. Ainda hoje é possível ver produtos expostos e à venda em supermercados na área central de Itabuna. Hoje à tarde, o PIMENTA conferiu que mais da metade dos sucos Ades à venda em um supermercado na Avenida Juracy Magalhães era da linha que leva soja.
A proibição começou a valer ontem, após a Anvisa constatar que sucos de maçã da Ades fabricados em Pouso Alegre (MG) foram fabricados misturados a produtos de limpeza.
A Unilever Brasil, detentora da marca Ades, disse que houve falha no processo de higienização das máquinas. Quase 100 embalagens foram distribuídas em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Paraná com o produto impróprio para consumo.
O blog não conseguiu contato com a Vigilância Sanitária de Itabuna para saber das medidas adotadas para que a resolução da Anvisa seja respeitada pelos supermercados.

3 respostas

  1. Está definitivamente fora da minha lista de compras!
    Serve pra gente ficar alerta em relação aos riscos q estamos expostos consumindo produtos industrializados.
    Vamos aproveitar que vivemos num pais com tantas opções de frutas, e vamos de suco natural!

  2. Na verdade, a ANVISA não suspendeu a comercialização de todos os produtos de sucos ADES com soja. Mas sim um lote em específico – o TBA3G produzido pela filial de Pouso Alegre/MA -, apontado na resolução. Sem alarde e sem falsa notícia.
    Da Redação: Senhor DCS, o senhor está correto quando afirma que não são todos. Mas TBA3G é referência a uma das linhas de produção da unidade na mineira Pouso Alegre. Não é, pois, um lote. A determinação atinge todos os sucos de 1 e 1,5 litro com soja desta linha.

  3. Conforme informação de DCS, além de ter sido identificado o lote de 96 sucos de maça os quais foram os primeiros a serem produzidos apos processo de higienização de equipamento. Foi uma medida de precaução suspendar os produtos produzidos pela linha de produção TBA3G para as devidas averiguações.
    http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/sala+de+imprensa/menu+-+noticias+anos/2013+noticias/anvisa+suspende+alimentos+de+soja+da+marca+ades
    Da Redação: Obrigado, Najara. É justamente o que afirmamos. Foi suspensa a venda de sucos produzidos na linha TBA3G.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *