Tempo de leitura: 2 minutos

Jânio critica desinteresse pelo 22 de Abril.
Jânio critica desinteresse pelo 22 de Abril.

O desinteresse brasileiro pelo 22 de Abril foi motivo de lamento do deputado Jânio Natal em carta à presidente Dilma Rousseff. “No Brasil, infelizmente, não temos a tradição de comemorar o nosso aniversário”.
O parlamentar que tem Porto Seguro como base eleitoral considera ser necessário “mudar esta situação, não só para firmar cada vez mais o Brasil no conceito mundial, mas também e principalmente para resgatar valores cívicos”.
Para o deputado federal, “tratar do tema é oportuno” na tentativa de resgatar a história do País. Num trecho da carta à presidente, Jânio fala da “visão de estadista” de Dilma e de poder “avaliar esta possibilidade” de estimular “um novo conceito de Brasil” e “brasilidade mais forte”. Confira a missiva no “leia mais”.

Porto Seguro, 22 de abril de 2013.
Exma. Sra.
Dilma Rousseff
Presidenta da República
Brasília (DF)
Senhora Presidenta:
Hoje, o nosso Brasil completa 513 anos. E, infelizmente, esta data transcorrerá como em todos os anos: sem comemorações à sua altura, sem festas ou eventos que a registrem devidamente no coração dos brasileiros.
O descobrimento de um país é o seu nascimento para o mundo; é a data do seu aniversário. Merece ser dignamente comemorado.
Imagine V.Exa. alguém que, todos os anos, vê o seu aniversário passar sem festa: sem bolo, sem velinhas, sem a alegria da comemoração. Assim é o Brasil, que não recebe os parabéns nem de nós, os brasileiros, seus próprios filhos!
Esta situação precisa mudar, Sra. Presidenta! Precisamos comemorar condignamente o aniversário da nossa Pátria, não só para que o mundo volte os seus olhos para o Brasil, mas também e principalmente para resgatar, no coração de nossa gente, os valores
cívicos, como a cidadania, o patriotismo e o orgulho de sermos brasileiros!
Precisamos festejar, com ufania e amor, o Descobrimento do Brasil; precisamos resgatar a nossa história, a memória do nosso povo. Este será o primeiro passo para que amemos devidamente o verde das nossas matas, o ouro do nosso solo, o azul do nosso
céu, o brilho das nossas estrelas. Para que tenhamos Ordem e Progresso.
Este será o primeiro passo, para que as cores da nossa bandeira deixem de ser apenas cores e as palavras do nosso Hino Nacional deixem de ser apenas palavras, mas estejam profundamente gravadas, como emoções vivas, no peito de cada brasileiro!
V.Exa., por ser a primeira mulher a governar o nosso País, inaugura uma nova era na História do Brasil; por isto, é a pessoa mais indicada para promover esta mudança. Com a sua sensibilidade de mulher e visão de estadista, bem pode avaliar esta possibilidade
de fazer brotar um novo conceito de Brasil, de plantar uma semente de brasilidade mais forte, no coração de nossa gente.
Vamos aproveitar esta oportunidade, Sra. Presidenta. Vamos comemorar condignamente o aniversário de nossa terra, vamos fomentar o patriotismo, a cidadania e o respeito ao Brasil, no coração dos brasileiros.
Vamos resgatar a nossa história!
Jânio Natal
Deputado Federal

8 respostas

  1. Controvérsias à parte,quem primeiro chegou ao Brasil,dezenas de viajantes por estas bandas “sangraram os oceanos”,muito antes mesmo de Cabral.
    Contudo,fixado que 22 de Abril de 1500 o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral e cuja certidão de nascimento,a carta deCaminhas ao Rei,D.Manuel.
    A ideia do prefeito de Porto Seguro é simplesmente brilhante o resgate da nossa história.O que é triste e lamentável,porem,não poderia ser de outra forma que uma presidente do Brasil,que se preocupa em reconstruir de maneira rancorosa e raivosa o passado que o seu próprio o condena,a tal “coja da verdade”.
    A sociedade Brasileira outorgou como o cargo mais importante do país,uma presidente que venha ter ação e gesto não ignóbil,como este de achincalhar uma data de aniversário de um país!
    “O maior predicado que uma mulher pode ter é a burrice.Carlos Imperial.1935-1992. Ator,Cineasta,apresentador de televisão,compositor e produtor musical brasileiro.

  2. A questão é que, ao longo do tempo, essa data vem sendo desconstruída por historiadores, movimentos políticos e indigenistas, sob a alegação de que o Índio já estava aqui, então o “descobrimento’ foi na verdade uma invasão e etc… Como licenciado em História, concordo em parte. Acho que o dia deve ser mantido, mas deve se buscar dar a ele o máximo possível do seu significado real, deve se buscar construir esse significado. Qual é ele? Simplesmente a chegada dos portugueses ao Brasil e a inclusão dessa terra no circuito político europeu. Não acho que seja uma data a ser comemorada com ufanismo, como defende o deputado.Nesse ponto acho o 7 de setembro mais propício,embora também seja uma data propícia de desconstrução…

  3. Taí concordo com o deputado…
    Acho importante criar essa marca inclusive além de despertar um pouco mais o orgulho de ser brasiliero vai tambem contribuir com o turismo de Porto Seguro, gerando renda.

  4. No particulat tem toda razão o deputado federal, pois quem não conchece a história não faz o futuro. Comemora-se tanto coisa sem expressão nesse país e uma data como essa passa em branco.

  5. engraçado que se comemora o dia de Tiradentes e não se comemora o dia do descobrimento do Brasil, Tiradentes foi muitom importante sim para o Brasil, mas o descobrimento é um dia muito mais importante, se fosse assim também deveria ser feriado nacional o dia de 2 de julho, já que lutamos contra os portugueses para a nossa indepedência.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *