Tempo de leitura: < 1 minuto

Felix defende fusão Ceplac-Embrapa.
Felix defende fusão Ceplac-Embrapa.

O deputado federal Félix Mendonça Jr (PDT) rebateu o colega Geraldo Simões (PT) e disse que a Embrapa trabalha com culturas como o café. Geraldo discorda da proposta de Félix de fundir a Ceplac com a Embrapa, criando a Embrapa-Cacau.
Hoje, o pedetista festejou resultados de pesquisa que com variedade de café mais resistente à seca. “A transformação da Ceplac em Embrapa Cacau é urgente”, disse Félix.
O parlamentar, que preside a Frente em Defesa da Lavoura Cacaueira, destacou notícia de que a Embrapa conseguiu aplicar o gene CAHB12, encontrado no café, em culturas como cana-de-açúcar, soja e algodão, fazendo-os resistir por até 45 dias sem água.

19 respostas

  1. Não sou partidário de Félix acho que tem um modo coroelista e atrasado de fazer política, porém esta coberto de razão nesta discussão. O parasitismo da CEPLAC beira o absurdo em qualquer país sério já haviam tomado providência, são altos salários por não fazer nada, um agrônomo da instituição ganha mais que um médico por exemplo!

  2. GERALDO SIMÕES É UM CARA ENGRAÇADO.
    QUANDO ESTA NA RODA DE AMIGOS DIZ QUE A CEPLAC TEM QUE ACABAR,E QUE NINGUEM FAZ NADA LÁ.
    AGORA ME SAI COM UM DESSA.
    PARABÉNS FELIX PELA RESPOSTA.

  3. Concordo plenamente, já passou da hora de alguém algo para mudar a situação regional, será que nenhum dos políticos regionais enxergam a crise que assolou em Itabuna e que vem piorando agressivamente nos últimos 2 anos?? O comércio está a beira da falência!! Precisamos de atitude, novos empreendimentos, novas idéias, chega de CEPLAC, se fosse para funcionar já tinha…
    Abraços!

  4. Será meu Deus que é sindrome de vespera de eleição. Tenho quase certeza que no próximo ano a Ceplac estará na mesma discurssão de descaso, onde vamos parar?
    Everaldo, Nelson, Eliezer, Welligton, Geraldo e esses deputados copa do mundo, ta calejado de saber que uma decada foi o suficiente para discutir ceplac. Vamos sair do pedestal e desse chove e não molha e dar uma resposta aos cidadãos da Região Cacaueira e principalmente a juventude e os cacauicultores, gerando um futuro promissor invês de discutir idade penal de dezesseis anos!

  5. Félix Junior não conhece e não sabe das necessidades da região, pois só aparece em época de eleição. Vá criar projeto de transformar a Ceplac em Embrapa na região norte.

  6. A CEPLAC, atualmente é um verdadeiro elefante branco, só serve para abrigar companheiros(petistas), sem nenhum compromisso em lutar pela revitalização do orgão. A instituição já deveria a muito tempo estar agregada a EMBRAPA.

  7. Deputado Felix Mendonça Junior,
    Parabéns, e siga em frente.
    O Senhor jamais poderá ser comparado com o vassourento e seus asseclas. Embrapa-Cacau Já!!!

  8. correia,
    Está erradíssimo, a CEPLC tem muita gente sem ” o que fazer mesmo” e são muitos ligados ainda aos tempos de 64.
    Pesquisa de campo mesmo comprovei isso.

  9. Parabens ao Felix! até que enfim, alguem acordou para enxergar a inutilidade da velha e ultrapassada CEPLAC que hoje serve apenas de tetas para os sanguessugas inuteis que não querem trabalhar. Ja fiz alguns comentarios aqui no Pimenta expondo o desejo de ver a atuação da EMBRAPA aqui na região, região esta que a CEPLAC destruiu nos anos 70 e 80, criando a cultura do desmatamento para plantar cacau com sombreamento externo e o resultado está aí: escassez de agua por toda a região e rios completamente secos. Graças à inutil CEPLAC.Deputado, em caso de duvida, leve-nos a um referendo popular e verás que somente o PT não aceita a mudança.Boa sorte!

  10. Ôh Deputado Félix – herança do carlismo – Júnior, vá fazer um estágio com os políticos da região norte do Brasil e ver o quanto lutam e são articulados em torno da cacauicultura de lá, que está colocando o Pará – breve, breve – na liderança da produção de cacau do Brasil. Altíssima produtividade, com tecnologia dessa Ceplac que vc quer acabar. Grande desserviço vc sabe prestar, mas trabalhar pelo desenvolvimento de nossa região até agora não se viu nada. Nem conhece a Ceplac – que só está assim porque seu próprio pai colocou diretores gerais como Hilton Kruschewsky/Guarnieri, que afundaram a instituição.
    Se manca, Deputado.

  11. Eu falo isso há anos, que o CEPLAC, ficaria melhor se fosse agregada a EMBRAPA. A CEPLAC tornou-se ociosa para a nossa região, ficaria assim EMBRAPA / CEPLAC, em Cruz das Almas, esta faz pesquisa, promove cursos, palestras, seminarios, etc.
    A CEPLAC tem muita gente boa, trabalhadora, mais não tem nenhuma serventia para este órgão que diga-se de passagem já era.
    Temos que evoluir, crescer. Só contra acabar com a CEPLAC, mas se for para agregar novos valores, porque não?

  12. É claro que a CEPLAC precisa ser reformulada, a própria cacauicultura, da forma que se encontra indica essa necessidade. Mais daí, ela ser transformada em Embrapa/Cacau, acredito não ser esse o modelo. Primeiro o regime que norteia as duas instituições não permite, segundo o governo, que está pouco se lixando para a região, não vai querer mexer com a questão, visto que não é tão simples, como uma idéia qualquer na cabeça de um deputado desavisado atrás de notoriedade e por ultimo, ao invés do povo grapiuna ficar falando tolices, deveriam verificar qual a importância de termos ainda na região um órgão como a CEPLAC, mesmo que capengando e interagir para que ela realmente fosse reformada e viesse à atender as novas demandas da região cacaueira.

  13. Sei… vc é um agrônomo frustrado que tinha vontade de estar na Ceplac, mas não conseguiu. Ano que vem vai ter concurso para Fiscal federal, estude muito para concorrer com 100 mil candidatos e quem sabe vc não faça parte do time que tem vontade de pertencer.

  14. Falam de EMBRAPA e nem conhecem o órgão. A Embrapa tem problemas estruturais terríveis ,não tem nenhuma condição de assumir a Ceplac.Deixem de falar besteiras. Mas, quem entende perdoa, pois toda ignorância é atrevida e não conhece limites.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *