Tempo de leitura: < 1 minuto

Os professores acabam de decretar greve na rede municipal em Itabuna. A decisão foi tomada, há pouco, em assembleia realizada no auditório do antigo Colégio Polivalente (CEEP) e que teve a participação de, aproximadamente, 500 professores.
A greve atinge 120 escolas da rede e começa na próxima segunda-feira, 27.
Os educadores rejeitaram a proposta do governo de reajuste de 7,97% parcelado em duas vezes, sendo 5,57% retroativo a abril e 2,4% em setembro.
A categoria reivindica reajuste de 15% parcelado em até três vezes, além da complementação do piso básico do magistério.
Na reunião da semana passada (relembre aqui), o prefeito Claudevane Leite alegou aos diretores do Simpi, sindicato dos professores municipais, dificuldades financeiras para chegar ao percentual de reajuste pretendido pela categoria. Vane havia melhorado a proposta inicial de reajuste, de apenas 5,57%.

14 respostas

  1. Durante a campanha eleitoral, há menos de um ano atras, quem ousasse falar algo negativo a respeito do candidato, hoje Prefeito eleito, na frente desse povo, apanhava, …!!!
    Agora eles estão em greve, …!!!
    Nada como o tempo, …!!!
    Parece até o pessoal do estado, com o (des)governador da Bahia, …!!!
    Eu quero ver no ano que vem, se alguém dos Professores do município, ou da UESC, irá colocar adesivo desse povo no peito e sair às ruas, feito um outdoor ambulante, um inocente útil, …!!!
    Como diz o ditado: “Só bala, pois cadeia relaxa”, …!!!

  2. Como estamos em um país livre, vou manifestar a minha opinião de uma forma sincera. Acho que grande parte dos professores querem muito mais do que eles podem oferecer aos alunos . Por sorte nunca frequentei escola pública em minha vida ( espero que meu filho também não precise ), não sei da realidade cotidiana de alunos, professores e demais membros da área escolar, mas vejo em alguns exemplos que essa grande parte dos professores estão exigido um percentual fora da realidade MUNICIPAL (lembrando que eles não lecionam para o ESTADO ou para orgão FEDERAL ) muitos dos professores não procuram se especializar, se renovar, se possui formação, palestras ou qualquer coisa que sirva para a reciclagem do conhecimento, muitos reclamam, dão uma “tapeada” e caem fora, ficam torcendo para que acabe logo ao invés de se ” alimentar ” do que é passado . Sempre que podem usam a sexta-feira para preencher com alguma atividade na qual não tenham que dar aula. Quando algum feriado caia na quinta feira ? Mais uma vez a sexta-feira não terá aula. Uma vez ouvi de uma pessoa que a sexta-feira é o dia mais odiado pelos professores, porque sempre que podem eles não dão aula. O ensino público está largado, todos os setores que o compõe tem sua parcela de culpa ( alunos, professores, coordenadores, secretária, MEC, enfim… TODOS ). Falam que o professor tem que ser valorizado, mas será que muitos fazem por merecer isso ? Tem aluno que reclama que entra ano, sai ano e eles quando vão explicar um assunto , usam o mesmo exemplo, ou seja, deve ter professor que nem planejamento de aula fez, vai no automático ( afinal depois de anos, acaba decorando as aulas) . Sei que as condições de trabalho não são das melhores, sei que aguentar sala cheia de alunos não é brincadeira, sei que o salário no final do ano passado atrasou, mas ninguém forçou voces a serem professores não ! Quando voces fizeram o concurso sabiam da precariedade das condições e do salário ! Cobrar melhoria salarial é um direito de todos, mas lembremos que melhorar nossa força de trabalho também . Como cidadão peço que não prejudiquem os alunos, eles já saem em desvantagem nos processos seletivos, e greve acabam por afunda-los mais ainda. E não venham dizer que as aulas são repostas, porque os próprios alunos falam que a reposição não chega a metade do conteúdo que seria dado em uma aula ” regular ” . Esse desabafo não é para todos os profissionais , porque sei que como em todo lugar existem profissionais bons e ruins. Infelizmente é a minha opinião … Boa sorte nas suas reivindicações e que a greve acabe logo ! abraço

  3. SR. SERGIO NÓS NÃO SOMOS INOCENTES CREIO QUE TORCEMOS PARA QUE DÊ CERTO QUE O PREFEITO ELEITO CLAUDEVANE ACORDE E PERCEBA QUEM FOI QUEM O ELEGEU POIS NÃO DAR O REAJUSTE A CATEGORIA SERÁ UM SUICIDIO AOS SEUS PROJETOS POLITICOS POIS CONTRATAR PESSOAS PARA O REDAR E DIZER AOS PROFESSORES QUE NÃO TEM DINHEIRO ELE ENTRA EM CONTRADIÇÃO. .. ORA SE APOIAMOS NÃO CABE A VC NOS RECRIMINAR POIS SE VC MORA EM ITABUNA TEM MUITA COISA EM JOGO!!!! CUIDADO!!! SE LIGUE!!!!!

  4. A assembléia foi um verdadeiro golpe do Sindicato!!!!
    Oposição política clara. É o simpi fazendo o deverzinho de casa comandado pelas azedistas. E os professores de Itabuna que se lascam, viram massa de manobra do sindicato oportunista. Essa assembleia tinha que ter sido filmada para que a CUT, CNTE e todos os sindicatos do país pudessem aprender como se faz uma assembleia golpista, baixa, ridícula!

  5. Sabe-se que toda greve é sim um ato político.Ruim se torna quando vira politicalha, misturando reivindicações históricas e necessárias da classe com inclusão no pacote da culpabilidade escolas sucateadas há muito tempo,etc,etc.
    Será dificil acertar os passos nessa cidade, pois antes os então indicados para gerir as escolas defendiam os “seus”. Agora não, há gestores escolares que se juntam com… para derramar o vaso de lixo chêio há muito,na porta da escola.
    É preciso que verdades sejam postas, e que a comunidade possa opinar tendo conhecimento da verdade.
    É preciso também, que nossas atitudes estejam muito bem articuladas para que consigamos chegar onde queremos.
    Professor não aguenta mais essa briga para tirar o salário da casa decimal da miséria…
    Bom seria se o simpi pudesse mostrar em números na imprensa como é que somando 2+2 se chega a 5.
    Não sou contra greve, sou favorável a seriedade.

  6. Sérgio Oliveira, só podemos buscar um futuro melhor para a nossa cidade, estado e país dando uma chance, tentando mudar, se não der certo tentaremos de novo e de novo e de novo,o que não vale é ficar estático, parado, alienado e sem buscar mudanças, o que não vale é ser como você!

  7. PROFESSOR MAL SABE ENSINAR O CONTEÚDO QUE DECOROU NOS LIVROS. UM MOMENTO TÃO IMPORTANTE BATENDO À PORTA (COMED CONAE) E ELES RESOLVEM DEFLAGRAR GREVE E DEIXAR DE PARTICIPAR, MAS PERGUNTE PRA ELES SE SABEM O QUE É ISSO?
    FUI OBSERVAR A ASSEMBLÉIA E VI UM MONTE DE PESSOAS QUE VOTARAM EM VANE INSATISFEITAS PORQUE ELE NÃO DEU UM CARGO. MENTES POBRES QUE TOMAM POEIRA NA CARA NAS CAMINHADAS KKKKK EM BUSCA DE UM CARGO E FICAM REVOLTADAS PORQUE NÃO CONSEGUIRAM, OUTRAS QUERENDO GREVE PARA DESCANSAR, CARMINHA PREOCUPADA PQ FOI FAZER XIXI NA ESCOLA TAVA FALTANDO PAPEL HIGIÊNICO . KKKKKKKKK EU RIO VIU?

  8. KKKKKKKKKKK
    AINDA TOU RINDO. OH POVO BESTA, REVOLTADO PORQUE O COLEGA TEM UM CARGO E GANHA MAIS DO QUE ELE. E A LUTA DO PELO AUMENTO DA FATIA DO PIB PARA O FUNDEB E OS ROYALTES DO PETRÓLEO? MAS PROFESSOR NÃO LÊ E NEM SABE DO QUE EU ESTOU FALANDO. COITADO DOS ALUNOS !

  9. A categoria busca não só um salário digno, como também respeito por estes gestores que no ano passado desceram ao Cinquentenário apoiando e apostando em uma categoria que eles consideravam importantes e hoje porque estão no poder, isto porque receberam um voto de confiança estão a maltratar .

  10. É engraçado como sempre a sociedade nunca defende os professores… Todos os cidadãos passaram pelas mãos dos professores e, se eles são desvalorizados agora, é fruto de uma atitude de passiva da maioria dos professores que muitas vezes foram “mães” de alunos. Professor não é médico, psicólogo, pai,mãe. Mas a sociedade brasileira vê o professor como alguém que tem que levá-la nas costas.
    Quando uma classe sente revolta e reclama por seus direitos, vejo sempre todos preocupados com “os alunos”. Ninguém vê os erros dos governos que a cada dia se corrompem mais e usam o dinheiro destinado à educação para fins “pessoais”.
    Acredito que é hora do professor realmente olhar a carreira do magistério como algo profissional e não como algo paternal, pois todos os profissionais tem direitos e deveres… Adotando esta postura, o professor irá desempenhar melhor o seu papel, procurando prestar um bom trabalho a sociedade que é de ensinar e não de exercer o papel de família. Isso pode parecer um pouco “forte”, mas chega de ser carinhoso e bondoso… Acho que fria e puramente, o professor necessita educar… Ser cordial, educado, amável faz parte da personalidade e não do dever de ensinar.
    Assim, a sociedade vai enxergar melhor estes profissionais que tanto lutam para serem valorizados… Qualquer profissional que tenha a mesma qualificação que um professor geralmente tem, ganha mais e trabalha menos e isto não é justo… Até políticos com ensino fundamental I ganham muito mais que um professor… E acho que, hoje, um professor vale mais que um político!
    E só para responder as queixas de alguns que sempre criticam os professores, seria melhor que estas pessoas visitassem escolas públicas e passassem um dia dentro dela para ver como é a realidade – péssimas condições de trabalho… Além disso, deveriam enxergar como são cobrados hoje os professores, com uma carga horária elevada e ainda tem que desempenhar seus trabalhos em casa…
    Países que remuneram bem os profissionais da educação, tem professores melhores… na Finlândia, por exemplo, só 10% dos alunos dos cursos superiores de licenciatura conseguem uma vaga para trabalhar, porque como os salários sãos bons, há muita concorrência… A Finlândia tem um dos melhores sistemas educativos do mundo!
    O curso de pedagogia hoje no Brasil tem um deficit de quase 50% (ninguém quer mais ser professor…) porque os bons profissionais vão exercer outros ofícios, onde são valorizados e “melhor” remunerados…
    Enfim, chega deste descaso total com a educação… É hora de a sociedade apoiar a luta e demonstrar apoio aos professores, porque se a educação melhora, a vida de todos também!

  11. Vocês, tanto do estado quanto do município, estão vendo a “mudança”, …!!!
    Eu nunca vi tanta gente besta, …!!!
    Vai acreditar em papo de político, …!!!
    Acordem, capicongos, …!!!
    Quanto à Lucyana, se você fosse como eu sou, certamente estaria muito melhor, …!!!
    Mas fica aí mesmo, viu, …?!?!?!
    Nota “Dez” para ti, …!!!

  12. votaram nele por que o lixo ainda ñ encobriram as suas casas quando isso acontece os urubus vai possa na casa de vcs ainda vai tá bom esse e o prefeito Vane kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkksrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssrssrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkksrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *