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Técnicos do governo baiano e da Infraero iniciaram hoje à tarde as medições na região da Ceplac, no quilômetro 19 da BR-415 (Rodovia Ilhéus-Itabuna), para definir a área de construção do novo aeroporto internacional de Ilhéus.

O terminal terá duas pistas e extensão de aproximadamente 3 mil metros. Na segunda, o governador Jaques Wagner teve audiência com o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, para tratar do tema.

De acordo com informações obtidas em primeira mão pelo Pimenta, o aeroporto ficará ao fundo do Ceplac e tomará uma parte de terreno situado à esquerda (região de Ilhéus) do órgão da lavoura cacaueira.

O decreto de desapropriação será publicado nos próximos 15 dias, conforme fonte do Governo Federal. A definição da área é apenas um pequeno passo para a construção do aeroporto. As previsões mais otimistas apontam para terminal pronto em 2020.

20 respostas

  1. Finalmente alguma noticia sobre este aeroporto.. tomara que ele seja PPP ou privado..pois somente assim que ele poderá sair antes de 2020

  2. …Também acho. 2020, é longe; é tempo demais! A região arrasada do cacau tem pressa! Aguardemos, pois, para antes, bem antes…!

  3. Vai ser um aeroporto shopping e para sua viabilidade econômica, tem que ser construído em um local de fácil acesso e com visibilidade. E o melhor local com certeza fica na RODOVIA JORGE AMADO. Decisão correta a escolha do local.

  4. ENQUANTO ISSO ITABUNA ESTA SEM AEROPORTO A DECADAS E NENHUM DESSES PREFEITOS FAZEM NADA,VANE ABRA SEU OLHO SUA BATATA ESTA ASSANDO IGUAL A DE AZEVEDO,,O VC BOTA A CANETA DE OUTRO PRA FUNCIONAR OU VC NAO VAI FICAR ATE O FINAL DO MANDATO,,,TEM SECRETARIO SEU TE ESCULACHANDO,,,,RUMA DE COME FEIRA,,,

  5. Alguém se lembra da futura ponte Salvador x Itaparica? pois é, alguns meses atrás o governo baiano torrou R$ 40 milhões com a promoção e consultoria da dita cuja, enquanto isso, os dois municípios da ilha (Vera Cruz e Itaparica) agonizam de tal maneira que nem o lixo está sendo recolhido com regularidade.

    Apesar de Vera Cruz ter um prefeito petista, é justamente lá que se concentra os maiores problemas, obras da CONDER deixada pela metade, obras de saneamento da EMBASA abandonada, com esgoto a ceu aberto e ferragens e concretos se oxidando.

    SÓ ESPERO QUE ISSO NÃO ACONTEÇA COM A POPULAÇÃO DE Ilheus, POIS SERÁ MAIS DINHEIRO DE TODOS NÓS INDO PELO RALO.

  6. Em sete anos França x Inglaterra, com seus respectivos aliados, mudaram o mapa da Europa, perderam ou estenderam seus domínios e inauguraram a Idade Moderna. E o Seu Pimenta quer me dizer que o Governo da Bahia/Governo Federal não conseguem construir um aeroporto nesse mesmo período?
    Seu Pimenta está afirmando que muita gente que nunca se viu na vida vai se conhecer, se apaixonar, se casar, fazer menino, mandar menino para a escola e se divorciar (na crise dos sete anos) sem nunca ter conseguido embarcar “juntinhos” nesses aeroporto?!

  7. -PARA 2020, SE O IBAMA, OS ECO-BOBOS E O TCU NÃO EMBARGAREM. TOME COMO EXEMPLO O METRÔ DE SALVADOR QUE JÁ ERA PARA ESTAR FUNCIONADO E ATÉ HOJE NÃO ENTROU NOS TRILHOS.

  8. É bom lembrar que ano que vem é ano de eleição.

    Então nada melhor para fazer, como sempre foi o estilo desse sistema de governo, principalmente agora com as massas se mobilizando, anunciar alguma coisa, ainda que seja pra 2020.

    Eles precisam saber, que as mobilizações sociais, é em razão de tudo isso, ou seja: Sempre anunciam, especialmente perto de eleições, mas, nunca fazem; a não ser os idiotas de mais idiotas ainda.

    Ora sistema manjado, o povo acordou!!!

  9. Até lá (2020), o povo será refém das condições climáticas, pois quando chove, em Ilhéus, só as mosacas conseguem pousar e decolar, …!!! KKKKKKK, …!!!

    Tá perto, …!!! Faltam apenas 7 aninhos, …!!!

  10. CARLOS AUGUSTO:
    -PARA 2020, SE O IBAMA, OS ECO-BOBOS E O TCU NÃO EMBARGAREM. TOME COMO EXEMPLO O METRÔ DE SALVADOR QUE JÁ ERA PARA ESTAR FUNCIONADO E ATÉ HOJE NÃO ENTROU NOS TRILHOS.

    Kkkkkkkk… deixe de ser desinformado Carlos Augusto!!!! Se uma obra é contestada ou paralizada pelo IBAMA ou “ECO-BOBO” é porque ela consistiria em mais prejuízos do que benefício para a comunidade (pessoas, ecologia, desenvolvimento que é um conceito vai além do estritamente econômico que só uns poucos ganham)!!! Ahhh e se o TCU embarga é porque tem alguma irregularidade que afronta a lei (superfaturamento, desvio de recursos, perigo de danos aos usuários…)!!!

    Sempre é bom estudar antes de opinar… e eu não sei direito sobre a obra específica do metrô de Salvador que teve um desembolso enorme de dinheiro público e que esse investimento não foi concretizado na realização dessa obra. Aliás gostaria muito de saber onde foi para esse dinheiro… questionamento que poderá ser útil para saber o real motivo que a obra não tenha sido realizada!!!

  11. Em parte o distinto professor Tiago Silva tem razão, porém, em seu comentário está escrito “PARALIZADA” e o correto é “PARALISADA”.

    Sabia que a arrogância é uma péssima conselheira Tiago? pois é, se queres ajudar alguém faça-o em alto nível.

  12. A REGIÃO JÁ EMPOBRECIDA PELOS DESMANDOS, FICARÁ MAIS EMPOBRECIDA PELOS DESVIOS DE VERBAS NA CONSTRUÇÃO DESTE PSEUDO AEROPORTO NA CEPLAC (SE É QUE SERÁ CONSTRUIDO). ACREDITO EM PAPAI NOEL, COELHINHO DA PASCOA, BRUXA MEMÉIA, ETC, MAS EM POLITICO NÃAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOOOO

  13. PREZADOS,

    Realmente devo admitir que muitos projetos e obras não só na Bahia mas em outros estados do brasil estimulam a maioria dos “desabafos” acima. Porém, no caso do Aeroporto REALMENTE as coisas estão andando bem. Tenho acompanhado o projeto desde 2010 através de conhecidos da aeronáutica e ANAC. A demora nesse caso não é devida a fatores políticos, ao contrário disso os “políticos” envolvidos teem pressa por razões citadas acima em outros comentários. No caso a demora não existe, pois para qualquer projeto desse porte devem se cumprir etapas para garantir a legitimidade e conclusão da obra. Para se ter uma idéia passos importantes desse cronograma como estudo de viabilidade, Master Plan, Licenciamentos podem levar em média de 3 a 4 anos e eles devem ser feitos com muito critério atenção. Se fosse a alguns anos atrás certamente já teriam até máquinas iniciando uma obra de fachada para iludir o eleitorado. O País tem mudado e os órgãos ambientais ganharam mais força e autonomia para só liberar a obra quando de fato for viável em todos os aspectos, prova disso é a mudança de endereço da obra, se não houvesse essa intervenção dos órgão fiscalizadores o aeroporto teria sido iniciado na região inviável e a obra seria outro fiasco. Além disso como comandante posso afirmar que a fase de estudo da melhor posição de proa para operações de pousos e docolagens (FASE ATUAL DAS ANÁLISES DO PROJETO) requerem tempo pois devem ser feitas simulações de manobras ao longo do ano com os ventos e condições climáticas de todas as estações do ano. Além disso por se tratar de um aeroporto internacional deverá atender requisitos operacionais da agência de aviação internacional e se adaptar aos últimos modelos de aeronaves do mercado afim de prolongar ao máximo qualquer NOVA OBRA DE AMPLIAÇÃO no novo eroporto.

    Resuimindo: Relaxem Baianos, a coisa está realmente andando bem. No meu entendimento o prazo real deve ser entre 2019 – 2022 (considerando avanços ou atrasos)

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