Tempo de leitura: 2 minutos
Vane repete Azevedo no tema "Conselho de Saúde (Charge Blog do Gusmão).
Vane repete Azevedo no tema “Conselho de Saúde (Charge Blog do Gusmão).

O Governo Vane usa dos meios possíveis para dizer que age legalmente quando, ao seu modo e com interpretação bem própria, faz valer a nova lei do Conselho Municipal de Saúde. Hoje, membros do colegiado foram ao Ministério Público da Bahia entregar representação contra o prefeito Claudevane Leite e o secretário da Saúde de Itabuna, Renan Araújo.

Há mais de uma semana, a comissão executiva – que também pode ser definida como de transição – classificou como tentativa de golpe a atitude do prefeito itabunense de não mais ouvir o colegiado e chamar para si as próximas decisões – inclusive a de eleição dos módulos. A comissão tentou marcar audiência com secretário e prefeito. Recebeu o aviso de que o conselho “agora está sob o controle do prefeito”.

Não está claro o temor de Vane no processo, o que abre espaço para especulações. Estaria o prefeito temendo contar com um conselho qualificado e independente para examinar as suas contas e os seus passos na área da saúde?

Reproduzindo o que fizeram os ex-prefeitos Fernando Gomes e Capitão Azevedo, Vane e membros do seu governo usam de artifícios para tentar desqualificar o colegiado. Isso, mesmo após o próprio comparecer a sessão ordinária deste mesmo colegiado e dar posse a parte dos membros.

A julgar pelas ações últimas, o prefeito terá mais uma forte dor de cabeça – esta não mais partindo dos atuais membros da comissão executiva do conselho. A questão agora será tratada pelo Ministério Público da Bahia.

Ao prefeito, vai um conselho (ops!): esqueça quem está (apenas) de olho nos recursos da alta e médica complexidade e procure ver o histórico dos últimos governos que brigaram pela falta de transparência na área de saúde e o fim dos mesmos.

9 respostas

  1. Há tempos Itabuna não via dois caras-de-pau tão parecidos um com o outro…
    Haja óleo-de-bufa-de-gambá pra esses dois títeres!

  2. O prefeito Vane parece estar sofrendo da “Síndrome de Estocolmo”. Depois de ser intimidado e politicamente sequestrado pelo grupo que comanda a pasta de saúde acabou por desenvolver uma simpatia colaborativa pelo modus operandi dos bookmaker vermelhos. Ficou feio para quem outro dia pousou de “mártir da governabilidade” cedendo às exigências de seus aliados e comprando para si o desgaste de sua imagem junto ao povo de Itabuna. Mártir que oferece a cabeça alheia na bandeja é a Salomé dos Herodes.

  3. Isso eu já sabia que seria assim Itabuna ainda não tem prefeito ainda só conversinha pra enrolar, já chega disso ta na hora de ação chega de blá blá blá !!!

    SEU PIMENTA POR FAVOR!!! DA UMA CHEGADA ALI NO BAIRRO SANTA CLARA COM SUA MÁQUINA DE FOTOGRAFIA TIRA UMAS FOTOS PUBLICA UMA MATÉRIA COM AQUELA TERRÍVEL SITUAÇÃO EM QUE NOS MORADORES DAQUELE BAIRRO ESTAMOS PASSANDO, SEI DA SERIEDADE DESTE BLOG E TAMBÉM DA SENSIBILIDADE COM A SITUAÇÃO DA NOSSA COMUNIDADE. SE A PREFEITURA NÃO É CAPAZ DE AO MENOS AMENIZAR AQUELE ATOLEIRO PELO MENOS CRIA UM BOLSA BORRACHEIRA, PRIORIZANDO MAIS AS CRIANÇAS QUE VÃO PARA ESCOLA, PARA QUE NOSSOS PEQUENOS NÃO CHEGUEM EM SALA DE AULA COM LAMA ATE AS CANELAS, FICA AQUI O MEU APELO, E TAMBÉM MINHA DICA PARA ESSE POVO SEM COMPROMISSO.

    NOS MORADORES DO SANTA CLARA ESTAMOS NOS MOBILIZANDO PARA FECHAR A BR 101 A QUALQUER MOMENTO PORQUE DA FORMA QUE ESTA NÃO DA PRA FICAR.

    DESABAFO MORADORES DO SANTA CLARA: REMENOSN SOUZA E DEMAIS.

  4. Com esta ação os Conselheiros provam que não vão aceitar estes atos de autoritarismo e tentativa de controle do órgão prevalecer, Parabéns a estes cidadãos itabunenses que são incansáveis na luta por uma saúde de fato e democrática. Abaixo o Prefeito e o secretário de Saúde que só fazem desagradar o povo de Itabuna e até agora não disseram a que veio. Espero que o Ministério Público apure a questão e que não fiquem impunes. A Câmara de Vereadores também deverá ser chamada pela Promotoria, pois aprovaram uma lei de alteração do Conselho sem a participação do órgão.Queremos um Conselho de Saúde livre e atuante como sempre foi.

  5. Tive acesso à seguinte informação e repasso para melhorar o entendimento do assunto:
    CONSELHEIROS E ENTIDADES ENTRAM COM REPRESENTAÇÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO CONTRA O PREFEITO MUNICIPAL, VEREADORES E SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITABUNA:Conselheiros de saúde, representação de sindicato e representantes de entidades protocolaram hoje, dia 08/07/13, representação no Ministério Público contra atos do Prefeito, Vereadores e Secretário M. de Saúde, em função de o Prefeito Claudivane Leite ter assinado decreto que destitui os Conselheiros Municipais de Saúde indicados por suas respectivas entidades mantendo apenas o Secretário de Saúde para comandar o Conselho, dando poderes a Renan Araújo a proceder as indicações e formação de um novo Conselho. Tudo isto depois de ter proibido o acesso dos conselheiros a documentos e a convocação de reunião pela secretaria executiva do Conselho.

    Quanto aos Vereadores o Conselho apresenta documentação que mostra que a Lei de alteração do Conselho de Saúde foi totalmente ilegal, sem levar em consideração a lei vigente na época em que determinava que os projetos relacionados à saúde em tramitação na Câmara precisavam ser discutidos com o Conselho e de um parecer deste. Apresentam ainda diversas irregularidades encontradas na Lei aprovada pela Câmara, à toque de caixa, e inconsistências com relação às leis federais e Resolução do Conselho Nacional de Saúde. Os Conselheiros indignados falam de desrespeito com o controle social, desrespeito às instituições, de atos autoritários e arbitrários além de violação às Leis vigentes

  6. TEM UM ESGOTO AQUI NO SÃO CAETANO, JÁ TEM DOIS MESES QUEBRADO, UM MAL CHEIRO DANADO,RATO,BARATA E AINDA TEMOS QUE PASSAR POR CIMA DELE CORRENDO O RISCO DE PEGAR UMA DOENÇA. FICA PRÓXIMO A IGREJA SANTA RITA.
    ITABUNA É 10.RSRS

  7. Essa tal de Maria,quando era presidenta do conselho fez uma verdadeira politica contra,esse conselho e politico esta na hora de moraliza-lo.de destitui-lo porque a populaçao esta sofrendo…..

  8. Que vergonha, que falta de respeito desse Vane e sua corja, para com a população Itabunense. Até quando? Será essa a tão alardeada mudança? Os postos de saúde sem remédios, sem médicos. Que tristeza. Até os vereadores estão abandonando a barca furada de Vane. Impuseram ao mesmo uma derrota de 20 a 1, na questão dos OITO MILHÕES que o sabidão queria por a mão. E o pior de tudo, para não dizer catastrófico, é que ainda faltam TRES ANOS E MEIO para esse desgoverno acabar. Isso é se os eleitores masoquistas não o reelegerem para mais QUATRO ANOS.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *