Tempo de leitura: 2 minutos
Renan cai por falta de "resolutividade".
Médico diz que foi tratado com preconceito

OS ALVOS: TOM RIBEIRO, CLAUDEVANE LEITE E ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA

O médico Renan Araújo tenta adotar um discurso de tranquilidade e dever cumprido em sua saída da Secretaria da Saúde de Itabuna, mas não consegue esconder certa mágoa. Isso ficou evidente na entrevista que ele concedeu ao  Blog do Gusmão (leia e escute aqui), na qual listou feitos de sua gestão e atribuiu a queda a uma campanha de desgaste executada por setores da imprensa.

Dando “nome aos bois”, Araújo mirou principalmente no âncora do programa Balanço Geral (TV  Cabrália), Tom Ribeiro. Segundo o médico, o apresentador “fez um trabalho sujo” e o atacou “de maneira baixa e vil, com chacotas e comentários desqualificantes”. Ele chamou a ofensiva de “missa encomendada”.

Diante de uma intervenção do entrevistador, que fez referência à vinculação política do apresentador com o PRB, partido do prefeito Claudevane Leite, o ex-secretário declarou que os motivos da “campanha” deveriam ser investigados. Mas ele se queixou também da imprensa local de maneira genérica, pois esta o teria tratado com preconceito, baseando-se em sua condição de “forasteiro”.

Na entrevista de quase 15 minutos, Araújo também lamentou não ter conseguido maior autonomia na Secretaria da Saúde, inclusive para realizar licitações que permitiriam abastecer as unidades com insumos e medicamentos. Ao dizer que não teve apoio do governo para formar as comissões licitantes, ele desabafou, mudando a direção da artilharia: “a caneta é do prefeito”.

Como avalia que conseguiu avanços importantes em todas as metas das quais se incumbiu, principalmente o retorno do comando único do SUS, o médico declarou que o motivo da sua saída deveria ser perguntado a Claudevane Leite.

Uma “bala” do arsenal do ex-titular da Saúde foi reservada para a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, que, na opinião de Araújo, não teria sido generosa com sua atuação. “O que foi feito de positivo não chegou ao público; a volta da plena passou quase despercebida”, disse o médico.

25 respostas

  1. Zelão diz: – Sobrou pra comunicação

    “Quem foi que disse que o “bom cabrito não berra”?

    O que quis dizer ou insinuar o ex-secretário Renan Araújo com: – “Não me deixaram nomear as comissões licitantes que permitiriam abastecer as unidades de insumos e medicamentos.” Seria essa uma política fratricida contra o povo ou a defesa de interesses de alguém dentro do governo, para privilegiar alguma distribuidora de medicamentos?

    Lendo-se nas entrelinhas da entrevista, são graves as “acusações ou insinuações” feitas pelo ex-secretário. O que tem de verdadeiro nas palavras do doutor Renan de que a sua exoneração teria sido “missa encomendada”? – Por quem e a interesse de quem, dentro do governo? Estaria afirmando que o prefeito Claudevane (que ele diz possuir a caneta) está refém de grupos que se digladiam dentro do poder? E que até a comunicação do governo estaria fazendo parte, de um desses grupos, ao “boicotar” as boas ações da saúde?

    Com a palavra o prefeito Claudevane, a quem cabe por direito e por responsabilidade assumida perante o povo, a última palavra sobre as coisas do seu governo.

  2. Isso é verdade, venhamos e convenhamos. Falou-se tanto, que queriam porque queriam a volta da plena, e quando voltou, foi digno de uma nota de rodapé. Isso me cheira a missa encomendada também, afinal, nessa política suja, nojenta, encrostada e fedorenta de Itabuna, linda cidade que desmerece muita gente, isso é o que mais se vê acontecer, temos vários exemplos de bons homens e mulheres que foram expelidos brusca e sorrateiramente por não fazerem parte do covil, onde o dinheiro (dinheiro, dinheiro – chega ecoa na mente de alguns) é moeda mais valiosa que o próprio valor humano. Os exemplos estão espalhados no histórico de postagens do próprio Pimenta na Muqueca. Abraços decepcionados, não com a exoneração do secretário em si, porque eu poderia citar até quem pudesse ocupar o seu lugar com maestria, Rosivaldo Pinheiro, por exemplo, mas pela forma como afundaram a política itabunense.

  3. Concordo que houve uma massiva cobrança em relação ao caos na saúde de Itabuna por parte de toda imprensa, a nível estadual, inclusive. Mas, a imprensa fez seu papel de ajudar a população a denunciar o descaso da administração com a gestão da saúde. É inadmissível que as pessoas continuem pagando pela inoperância e despreparo de alguns.

  4. Vamos dar todos os nomes aos Bois então…

    1º Infelizmente nossa sociedade itabunense não tem a instrução necessária para entender ou poder discutir politica, suas opiniões se baseiam em Blogs “OPINATIVOS” ou através de programas como “Alerta Total” que faz uso do sensacionalismo a todo momento para atrair a audiência.

    2º Como foi citado pelo Blog do Gusmão, a ligação do apresentador Tom Ribeiro com o partido PRB, é de total conhecimento de todos, ou pelo menos era para ser depois da sua campanha pró Vane, como é de conhecimento de todos que o competente(olhem o currículo desse homem) Ex secretário de Saúde Renan Araujo é ligado ao PCdoB, que todos sabem está fazendo de tudo para eleger o seu membro honorário Davidson Magalhães para deputado….. hummm então esta ai o conflito de interesses de Tom Ribeiro ou melhor do PRB com o Secretário Renan Araújo… ops PCdoB… Ambos querem o seu lugar o PCdoB com Davidson e o PRB com Marinho(http://www.marciomarinho.com.br/). Ahhhh Agora entendi, para não se sujar com o PCdoB o partido de Vane (PRN) utilizou da manipulação da grande mídia (Alerta Total) para atacar o PCdoB e assim atrapalhar os planos de Davidson….

    Por fim, não existe o santo nessa história nem o coitado, é uma guerra de interesses, onde por enquanto, quem vence é a caneta de Vane.

  5. O secretário deveria esclarecer quando que foi entregue a demanda de licitação da saúde. A população não sabe que a Secretária de Administração estava preocupada porque não havia nenhuma licitação da saúde até meados de junho.Manda ele mostrar o protocolo.Ele é ridículo.

  6. Meu DEUS, quanto pena sinto deste Renan Mentiroso Araújo, como esse rapaz é falso, cinico, nojento e perigoso.
    Tudo dito na sua entrevista é mentira, ele ao contrário prejudicou e muito a saúde de Itabuna, aliás, prejudicou também o prefeito Vane, pois diante da proteção PECEBISTA que ele tinha trabalhou sorrateiramente para derrubar o prefeito e colocar no poder os seus apaniguados WENCESLAU e DEVIDSON MAGALHÃES para sozinhos administrarem a verba da GESTÃO PLENA que chega próximo dos 150 milhões de reais.
    Não vou falar mai snada porque dá nôjo, vá embora Renan, siga o seu caminho, volte para a sua copa do mundo que lá vc consegue articular a verba que tanto lhe faz rir.

  7. Despeitado, Pedro? Visite amanha a inauguração do posto do São Roque 10 horas da manhã. Tudo novinho, nos trinques, para calar sua boca.

  8. Ele realmente não tava trabalhando mais que Tom Ribeiro fez um belo trabalho na TV para o cara ser demitido isso fez, temos que ser realista todos os dias ele não fala só mal mais como também falava que o cara tinha que sair e dava até a opção do nome secretario o diretor do hospital de Base eu sempre comentei isso,olha o que Tom está fazendo colando a corda no pescoço do cara, ele não foi um bom secretário MAS TOM RIBEIRO TINHA QUE FALAR TODOS OS DIAS TAMBÉM PARA VANE SAIR POIS ASSIM COMO ESSE SECRETARIO ELE NÃO PRESTA MAIS ISSO TOM NÃO FALA POIS ELE É DO LADO DO GOVERNO ISSO NÃO É HIPOCRISIA? O POVO ESTÁ COMENTANDO NÃO É SO EU !

  9. Renan arrumou as malas e voo e atenção basica? a regulação e a endemias o cara mora em SALVADOR vem 02 dias quando vem na cidade e deixa um pau mandado humilhando e voce não vai tomar uma atitude? Itabuna não tem capacitados, o cara trabalha estado e federal e aqui vem so receber o dimdim

  10. Encontrei com Ramon Cardoso meio cabisbaixo num determinado local e Fiquei apiedado do CURURU,o coitado ta meio na corda bamba,estava no gabinete do chefe,com a chegada do comando único da saúde,tentaram colocá-lo na tesouraria da SAÚDE coisa que o prefeito não aceitou,colocaram-no como assessor do ex-secretário aloprado,função que agora ele não mais tem ai eu faço uma pergunta…ONDE VAI VC AGORA?

  11. Esse ex-secretário demorou muito pra sair,o cara é totalmente arrogante,despreparado e aloprado, na verdade parece que ele se formou e fez carreira entre a cúpula dos CURURUS,aos quais certamente ele continuará prestando “CONSULTAS” que o diga Wenceslau e Davidson.

  12. Poderia até ponderar as declarações, mas, convenhamos, se assumo um posto e ficam me fritando, etc…. por que não denunciar na imprensa. Principalmente, a pasta da saúde que é independente.
    Vamos parar de choramingar e culpar o prefeito que não deixou isso ou aquilo. Se assim o fez o ex-Secretario teria que se defender e denunciar.
    Com relação ao “forasteiro” TAMBÉM não concordo, considerando que o que quero ver é bons nomes, etc.
    Senão vamos interpretar…. Mais de 90% dos nossos representantes em Brasília são forasteiros, ou não?
    Com relação a saúde, independente do Secretario, ela tende a melhorar. Se não fossem desviados o dinheiro da reforma todos os postos estariam “tinindo” e as preocupações seriam outras….Já se ver uma nova cara no Hospital de Base na gestão de Bicalho, dentre outras melhorias….

  13. É sinistro o PCdoB itabunense.Faço parte do partido em outro município e nunca vi nada parecido c/ o ‘trabalho’ que os senhores Wenceslau e Davidson se dedicam e se debruçam em realizar.Os ‘donos’ do partido têm um amplo projeto de conquista de poder e isso não é saudável,nem p/ o partido,nem p/ a política democrática.Há muita coisa envolvida,é preciso que quem faz ou que queira fazer parte do grupo,se debruce em fazer uma reforma interna,do contrário,o partido continuará sendo instrumento de locupletação desses dois.São capazes de qualquer coisa…

  14. Meus amigos…

    DIFICILMENTE outro nome terá tanto trânsito e prestígio na SESAB. A verdade é que VANE poderia ter dado um tempinho a mais a RENAN, sendo que agora que voltou a Gestão Plena.

    Mas VANE preferiu escutar a mídia sensacionalista, um jornalista baixo como TOM RIBEIRO. Para quem não sabe, a esposa de TOM RIBEIRO trabalha na controladoria. E sabe quem colocou lá? OTON MATOS(aquele que se junto ao Marcos Cerqueira da Fazenda) para derrubar Renan Araújo e atacar o PC do B.

    A guerra só começou…

  15. O rei está morto… Viva o novo rei!!!!
    Afinal, apesar do visível interesse nos milhões da Plena, que indivíduo e de que partido assumirá a Secretaria Municipal de Saúde?
    Ministério Público, os meses estão passando e o POVO NÃO ESTÁ TENDO O DEVIDO ACESSO A UM DIREITO FUNDAMENTAL: A SAÚDE.
    Os políticos querem que o povo permaneça adoecido, para que nas próximas eleições possam trocar votos por consultas, medicamentos, exames, procedimentos e cirurgias…
    Somente a JUSTIÇA tem capacidade e competência para mudar essa realidade toda.
    QUEIRAM AGIR!!!!!!!!

  16. Querido CURIOSO, como chegar na mesa da secretária as licitações se não era nem autorizada a fazer, não tinha auonomia pra se fazer licitações. Enfim Otto não deixava que isso fosse realizado pela secretaria de saúde, e sim pela comissão de licitação da prefeitura. Por isso ele diz na entrevista que com esse empasses, ele buscou os insumos, medicamentos, fora. Com o conhecimento que ele tem.

  17. Seu Pimenta,

    E até agora nada de um novo nome! Daqui há pouco vai fazer uma semana e não teremos um secretário de saúde. Um cidade do porte de Itabuna não pode ficar uma semana sem secretário.

    Enquanto isso está se instalando uma série de manifestações nos postos de saúde de Itabuna. Abre o olho VANE.

  18. Bom só mesmo um cego pra não ver que esse Tom Ribeiro é apenas mais um daqueles faladores que são adotados pelo jornalismo da Record. Onde passa todo seu programa mau humorado, indignado e revoltado com a situação do povo. (…) Acredito que toda essa imparcialidade que alguns setores da imprensa prega é apenas pra quem quer ver, já que não passam de falsos moralistas.

  19. Tô sentindo que o prefeito tem que conseguir um lugarzinho para Ramon e Rubileiz, pelo menos no almoxxarifado. O piolho(Renan) foi embora e largou as lêndias…

  20. Tenho uma sugestão ! O cururu , não sei se isso já virou ofensa , que o homem me desculpe se sim! ROSIVALDO PINHEIRO ! Cadê !!! Aproveita esse homem melhor VANE ! O cara monta equipe e executa projetos estruturais como ninguem ! Abraço moço

  21. QUERO AJUDA E NAO TEM NEM SECRETARIO. COMÉ QUE FAZ EIM? NOMEIA LOGO ESSE C****** QUE ENROLA. TA ESPERANDO O ENGOMADINHO DO DAVIDSON ESCOLHER UM NOMEZINHO PRA BOTAR ALGUEM TRABALHAR É? AFEMARIA OH SACO

  22. Na verdade TOM RIBEIRO Tinha interesse em derrubar Renam Araújo,apesar do Renam ter falhado como secretário de saúde,dentro do próprio governo Vane,havia um movimento para derrubar o Renam,e o Jornalista TOM RIBEIRO(que de Bom Moço não tem nada) foi peça fundamental devido o apelo popular que tem seu programa.A Mulher dele trabalha na prefeitura,ele faz parte do grupo do prb que é aliado do governo.Estranhei que todo santo dia,ToM RIBEIRO tinha que bater nesse secretário,fazendo chacota sob sua pessoa.TOM RIBEIRO,Você foi pau mandado,visou o seu projeto,defendeu o seu bolso e enganou o povo,você é um cara ridiculo,que dá uma de bom moço,mas que na verdade é um fantoche desses pastores da universal,um verdadeiro moleke de recado!!!

  23. Sabará,pra você querer tanto o Rosivaldo pinheiro como secretário de saúde,você já deve ter emprego certo no grupo dele,né espertalhão? kkkkkkkkkkkk

  24. O CELSO DEVE TER SIDO UMA DAS VITIMAS DAS VERDADES QUE O PINHEIRO FALA PRA UNS JEGUE KKKKKK CALMA MOÇO! FOI PRO SEU BEM!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ADORO!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *