Tempo de leitura: 2 minutos
Greve geral em Ilhéus mobiliza cerca de 4,5 mil servidores e já dura 20 dias.
Greve geral em Ilhéus mobiliza cerca de 4,5 mil servidores e já dura 20 dias.

Terminou sem acordo a primeira audiência de mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) com os servidores e representantes da Prefeitura de Ilhéus. Com isso, a greve de 20 dias continuará, pelo menos, por mais uma semana.

O encontro ocorreu na sede da Procuradoria do MPT em Itabuna. Tanto o procurador Otávio Augustus Carmo quando o secretário da Administração, Ricardo Machado, sustentaram que é “zero” a chance de reajuste ao funcionalismo.

O encontro foi mediado pela procuradora do Trabalho Cláudia Soares e teve a participação de representantes de cinco sindicatos, que cobram reajuste de 5,84%.

A procuradora do Trabalho criticou o governo municipal por condicionar a possibilidade de reajuste à realização de auditoria e à intervenção do MPT e de outros órgãos, a exemplo da OAB (advogados).

Para ela, a proposta do prefeito Jabes Ribeiro é tentativa de “transferir responsabilidade própria do ente municipal de administrar suas finanças e realizar as medidas necessárias ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal”.

A crítica foi feita quando os representantes do município convidaram o MPT a participar de comissão para averiguar os índices de gasto com pessoal. O governo alega não ter como conceder reajuste, pois os gastos com a folha abocanhariam cerca de 68% da receita.

Os sindicatos estimam que esse gasto não ultrapassa 55%. Houve crítica, por parte dos sindicalistas, a licitações irregulares ou dispendiosas na iluminação pública e na coleta de lixo. Outro ponto no qual se concentraram as críticas foi a criação de vários cargos comissionados com valores acima dos praticados pelo governo anterior.

11 respostas

  1. O prefeito é realmente uma piada, ele quer realemente que os cidadãos acredite em uma desculpa esfarrapada dessas enquanto o próprio prefeito não trabalha desde o início da greve e bem pouco dos seus funcionários comissionados. Vergonha para nossa cidade. Servidores a luta continua!

  2. Enquanto nega a reposição do índice da inflação no período aos salários dos Servidores Públicos do município, Jabes e seus secretários continuam inchando a folha de pagamentos, agregando e nomeando apadrinhados com polpudos salários! O mais recente é o Diretor de Iluminação Pública (área terceirizada)! Nomeado pelo super hiperpoderoso e plenipotenciário secretário Isaac!
    Volta Jabes!…♪♪♪♪ Volta meu prefeito!♪♪♪♪ ώ

  3. Que vergonha!
    O Ministério Público pede que o prefeito
    demita centenas de trabalhadores que ingressaram no Serviço Público entre
    1983 e 1988 de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal.
    O que é assustador é o descompromisso dos Sindicatos com seus associados.
    “farinha pouca, meu pirão primeiro”
    Turma do Pimenta, ficaria feliz se vocês publicassem minha humilde opinião

  4. Estamos vivendo a era do absurdo, da hipocrisia e da esperteza. Os sindicatos alegam que os índices da prefeitura estão errados, mas eles sindicatos também não apresentam os números certos. A procuradora do Trabalho diz que a prefeitura que dividir responsabilidades. A prefeitura está conclamando outras instituições a sentarem na mesa para checar os números, o que é o mais certo. Mas sentimos que existe uma mau vontade muito grande de todos em colaborar. Enquanto isso, a turmas não trabalha, a cidade cada dia mais suja, a arrecadação diminuindo.Enfim, um monte de irresponsáveis com discurso bonito.

  5. E os cargos comissionados? Esses sim, estão inchando a folha!! É aí que se deve mexer, reduzir o número de cargos comissionados e os salários dos que permanecerem! Quanto ao aumento da Educação, o reajuste é anual do piso nacional, logo o FUNDEB deve mandar o dinheiro, porque então não repassar? Cadê a Câmara de vereadores, já está na hora de fazer colocar esse prefeito no olho da rua!!!

  6. Não sou a favor de um golpe na democracia como forma de impor a opinião de um determinado segmento. O que acontece em Ilhéus, é que a cidade se tornou refém de um grupo de jovens e de servidores que tem interesses que destoam das prioridades mais urgentes e emergenciais. Não há como a cidade ficar parada, enquanto este grupo decide se as planilhas das empresas estão corretas e autorizam o governo a governar. É necessário um fórum permanente com a Câmara de Vereadores e a sociedade civil organizada para que se crie um política de reajuste correta e eficiente, buscando a contrapartida da melhoria da qualidade do transporte coletivo. Com relação a salários de servidores é brincadeira o quanto alguns ganham. Primeiro é necessário resolver estas distorções e depois analisar se há ou não condições de aumentar, não se trata de comprometer 60%, 58% ou outro valor qualquer, o que está em jogo é quanto sobrará da prefeitura para investir na cidade e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

  7. Concordo com elton falou de joana,eu acho que ela deveria obter melhores informações,pois os sindicatos é que estão com os numeros certos,como você explica a conduta de um procurador do município,e do secretário de administração que vai pra uma mesa de negociação no ministério publico do trabalho e não leva proposta nenhuma,tá mais do que provado que esse governo não respeita os funcionários,a população e muito menos a justiça,são eles que não querem negociar,pois fique sabendo que todo o trabalhador tem direito ao reajuste do indice da inflação,é lei federal,os funcionários querem apenas que o prefeito cumpra a lei,e dê o reajuste,mas o ditador jabes quer passar por cima da lei mais uma vez,e gerar mais precatórios para o município,no qual ele é campeão.Já pensou se essa moda pegar,ninguém mais vai ter aumento ou reajuste,pois esses prefeitos mentirosos vão sempre apresentar dados fraudulentos.

  8. CENILDO falou e disse, o que está acontecendo em Ilheus é a mesma coisa do Rio e São Paulo, é óbvio que na capital paulista a onda é contra o governo do estado, e o mais curioso é que parcela nenhuma da mídia toca nesse assunto, é como se fosse uma “CAIXA PRETA DA DEMOCRACIA”, e todo esquema é coordenado pelo braço petista curiosamente chamado de FORA DO EIXO, volumosos recursos são repassados pelo governo federal a essa cambada para destruir o patrimônio público.

    Midia Ninja, Black Block, Marcha das Vadias e Fora do Eixo são todos bancados com recursos da união, tão fazendo aqui o que Chaves fez na Venezuela, é por isso que os tais projetos do PT nunca saem do papel.
    ———————————————————————-

    PORQUE JORNAL NENHUM PUBLICOU O QUE ESSA CAMBADA FEZ LÁ NO Rio NA VISITA DO Papa?

    É claro que estas pessoas são doentes mentais se utilizando das manifestações para colocar pra fora tudo de mais podre que está reprimido dentro deles. E isto só pode ser feito em manifestações de esquerda.
    Veja o exemplo das pessoas que estavam reunidas para ver o Papa. Será que alguém flagrou algum cristão pelado e enfiando objetos comunistas no ânus?

    Acompanhem todas as manifestações cristãs e digam se já viram tamanha bizarrice. Será que depois de uma manifestação cristã vemos camisinhas jogadas pelos cantos? Garrafas de cerveja? Pessoas semi-nuas ou totalmente nuas gritando obscenidades? Com cartazes escrito todo tipo de obscenidades? Vemos cristãos quebrando bancos? Pondo fogo em ônibus?

    http://liberdadeeconomica.com/home/2013/08/07/midia-ninja-black-block-marcha-das-vadias-pt-e-um-pequeno-mapa-da-violencia-esquerdista-nas-ruas/

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *