Tempo de leitura: 2 minutos
Protesto na sexta teve cenas de destruição (foto Gilvan Martins).
Protesto teve cenas de destruição (foto Gilvan Martins).

Tropas da Força Nacional de Segurança começam, hoje (19), a agir em áreas de conflito entre fazendeiros e índios tupinambás no sul da Bahia.

Aproximadamente 40 homens chegaram à região. Eles se apresentam no 15º Batalhão da PM, em Itabuna, de onde se deslocam para o centro do conflito, entre Buerarema e Una. Mais homens da Força Nacional devem chegar, a depender da situação nos próximos dias.

De acordo com avaliação preliminar dos órgãos de segurança, os conflitos tiveram a participação de “não índios”, o que reforçaria a necessidade de monitorar os grupos que promoveram arruaças e confrontos nas últimas semanas, segundo informações obtidas pelo PIMENTA.

Pela manhã, o comando da tropa da Força Nacional se reuniu na Polícia Federal para definir o plano de ação. Desde o início do ano, são contabilizadas 63 invasões por parte de índios tupinambás.

Os conflitos se tornaram mais intensos nas últimas duas semanas. Bandos formados por supostos tupinambás são acusados de expulsar pequenos proprietários de terra com o uso de armas de grosso calibre.

Na quarta à noite (14), um produtor, a esposa e um trabalhador rural sofreram ataques e foram internados, mas sem risco de morte. Índios teriam lançado coquetel molotov contra uma mercearia na sede da Fazenda Paraíso.

Já na última sexta, produtores rurais reagiram interditaram a BR-101, em Buerarema, por quase 10 horas. Na manifestação, quatro veículos oficiais foram incendiados. No período da tarde, uma loja da Cesta do Povo foi saqueada.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *