Tempo de leitura: < 1 minuto

O município de Itabuna começa a enfrentar dificuldades para pagar aos prestadores de serviço da rede de saúde pública. Após a retomada da gestão plena, o buraco financeiro mensal tem sido em torno de R$ 3 milhões.
A gestão dos serviços de média e alta complexidade era feita pelo governo estadual, que complementava o repasse. Agora, a complementação tem de ser feita pela Prefeitura de Itabuna.
O cenário é preocupante – e cabeças devem rolar…

18 respostas

  1. A retomada da Plena pelo municipio de Itabuna, foi uma taca de amador. Todos nós prestadores sofremos com a falta de compromisso do governo municipal em honrar os repasses aos prestadores de saúde. Trabalhamos prestando esse tipo de serviço, e estamos com o salário dos funcionários atrasados, aguardando uma posição da prefeitura.
    É um absurdo a plena voltar para Itabuna, já que a prefeitura não conseguia manter nem a atenção básica do municipio, sendo que o serviço é inferior a demanda.

  2. Desculpa, mais eu acho é pouco. Falaram tanto da antiga gestão (a mesma não tinha a gestão plena), e agora com o “dim dim” na conta (bolso), eles não sabem distribuir com eficácia. Mais uma vez, mostra a falta de planejamento do gestor e sua equipe.

  3. Zelão diz: – “Completamente Incapaz!”
    Incapacidade administrativa: – Isso é o mínimo que se pode atribuir, à atual administração Municipal de Itabuna. Além das promessas de moralização – que nunca foram cumpridas – mostram a incapacidade de “gerenciamento,” do dinheiro público. Sem planejamento, o pouco que fazem é de um primarismo, digno do que se pode atribuir às administrações anteriores.
    Prisioneiro das hostes politiqueiras e incapazes, o prefeito Vane exercita o seu “poder nenhum” de chefe; de coisa alguma. Um pobre infeliz, que levou a sua infelicidade ao extremo da vaidade de se deixar iludir, pela vaidade de ser prefeito, de uma das maiores e das mais infeliz, cidade da Bahia.

  4. Também com a despreparada que colocaram como diretora do departamento de média e alta complexidade. . Tem q ter é isso mesmo! !! Tiraram uma excelente profissional como soraya Santiago para colocar essa atual.. tem q dar nisso. .. EU ACHO POUCO…

  5. Cade os profissionais técnicos?
    A prefeitura está cheia de aprinhamento politíco e religioso,não se aguenta mais tanta incompetência de um só governo. Em todas as secretarias existem serviços a serem feitas, e nada…nada….nada… e nada, a população está angustiada, aguardando alguma reação do governo e de seus secretários, que por enquanto estão adormecidos…é preciso haver um choque de gestão para essas pessoas que trairam a confiança de um povo carente por uma renovação por igual. Infelizmente isso não acontece, são as mesmas pessoas, com os mesmos costumes e as mesmas ideologias…há tanto profissional capaz no mercado, mais infelizmente não se tem um apadrinhamento.

  6. E agora pronto..Conseguiram “empurrar” Rosivaldo Pinheiro para a Secretaria de Saúde, pois se não bastasse o caos estabelecido, ainda contrata-se esse incompetente de marca maior, que já passou por várias prefeituras, setores., graças ao PC do B ( que não o quer nem no diretório).
    A saúde está doente…O povo sofre,lamenta..e espera por ação.
    O prefeito certamente tomará providências e formará uma equipe na Saúde de respeito, que perceba a necessidade e a urgência da população.

  7. Os profissionais técnicos da prefeitura estão desmotivados e quase sem ter o que fazer. descobriram o roubo legal através de contratação de consultoria, dai ao invés do servidor efetivo trabalhar normalmente numa coisa que ele ja fazia a anos, contratam uma, até duas consultorias pra fazer o serviço do mesmo setor, deixando o efetivo com a cara pra cima. E o no final das contas a consultoria faz besteria e tem que recorrer ao efetivo pra tentar corrigir a besteira. Incentivo ao servidor ninguem quer dar, o venha nós todos querem. Imagina na copa?

  8. Lamento profundamente essa situação, mas para mim nada está sendo novidade, pois tudo estava escrito desde as estrelas até as linhas da própria Secretaria de Saúde.
    Quando o antigo CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE capitaneada pela Senhora MARIA DAS GRAÇAS, a mesma que o governo do ex-prefeito Azevedo tentou marginaliza-la, e que no inicio do atual governo não foi diferente, tudo pelo fato desta mesma Senhora declarar sempre que a Secretaria de Saúde de Itabuna não estava preparada para o retorno do Comando Único, e por causa disso foi marginalizada, chicoteada, ofendida, agredida moralmente, pois até insinuações de beneficios ela foi acusada, além da discriminação de dentro do próprio governo em prol do reconhecido incompetente JOSIVALDO (atual Presidente do CONSELHO), e que de COMANDO ÚNICO e CONSELHO ele não entende nada, mas que se uniu aos CURURUS (PC do B) para se apoderarem do CONSELHO para manipularem as verbas do Comando Único, como se o dinheiro fosse propriedade deles e poderiam fazer o que bem entendesse.
    Muito está por tráz dessa situação, infelizmente não podemos declarar abertamente, primeiro por causa do espaço que é pequeno, e segundo porque envolve tanta gente que de nomes o espaço também é insignificante, já que todos querem se beneficiar, alguns visando unicamente as eleições para deputado deste ano.
    É uma pena que o dinheiro a saúde seja tão claramente desviado e nenhuma autoridade tome providências, basta que acompanhe de perto os contratos dos prestadores de serviços para perceberem como se desvia facilmente a grana e como identificar os seus beneficiados.
    Hoje se fala em contratar velhos conhecidos da Secretaria de Saúde, fala-se até em contratar a assessoria do ex-secretário GERALDO MAGELA, sendo que de quebra leva o velho conhecido e super experiente no assunto CELSO GERALDO, o Celsinho do Financeiro da Saúde.
    Nada do que está ocorrendo é novidade, e infelizmente fiquem sabendo todos que o pior ainda está por acontecer, pois os que hoje desviam o dinheiro da saúde nada tem de sentimento para desistir do ato.

  9. A saúde de Itabuna estando no buraco é melhor do que ser uma carniça. Ela no buraco não incomoda ninguém.
    “A saúde pública no Brasil está quase a perfeição” em 2006 um analfabeto e embusteiro disse esta frase.
    Analfabeto e embusteiro é um zé da mata,não importa o que uma pessoa sem nenhum conhecimento diz a respeito de saúde pública do Brasil.
    A situação de calamidade vivia a saúde publica do brasileiro,hoje a saúde vive no buraco,é melhor do que uma carniça.
    Em quanto durar o tal desgoverno do Brasil,a saúde pública de Itabuna,vai continuar no buraco.
    pelo menos em Itabuna vive melhor do que nos restantes dos 5.569 municípios do Brasil,vivencia uma saúde em putrefação.

  10. Engraçado,
    Em 2001, Geraldo Simões do PT, municipalizou a Saúde. Não tinha ajuda nenhuma do Governo do Estado, Paulo Souto, César Borges, que sequer recebiam o Prefeito para uma audiência.
    O Hospital de Base funcionava perfeitamente e sem a ajuda financeira do Estado, atendendo a mais de 100 municípios.
    Criou a Policlínica com cerca de 32 especialidades médicas; construiu 5 postos médicos só em 2004 – URBIS IV, NOVO HORIZONTE, SÃO PEDRO, JORGE AMADO, DANIEL GOMES E PEDRO GERÔNIMO – para funcionarem como mini hospitais .
    Em 2004, último ano do governo, as consultas para especialistas e exames, eram marcadas pelo pessoal dos Postos Médicos , no próprio posto ou na regulação e a população pegava ao guias já liberadas no próprio posto de saúde.
    As pessoas que tinham tratamento fora de Itabuna recebiam as passagens; os postos médicos distribuíam regularmente os medicamentos para os diabéticos, hipertensos e pacientes em geral; a criação dos CAPs Adulto, Infantil, humanizaram o tratamentos destes pacientes; o CREADH; o CACON; o CEREST; o ODONTOCENTRO e outros sempre funcionaram a contento e sem interrupção. Os funcionários recebiam os salários e adicionais em dia. Os prestadores sempre receberam o que lhe era devido.
    Tem muito mais a relatar, mas, em 2004, o povo de Itabuna resolveu trazer Ernando de volta. E o que aconteceu? Conseguiram interromper o ciclo de desenvolvimento da saúde e pelo menos dois escândalos, o desvio de cerca de 16 milhões na gestão do secretário zé enriquei e outros 9 milhões na gestão de jesushino, principais razões, dentre outras, para Itabuna, em 2008, perder a gestão plena da saúde. Prestadores de serviços, hospitais e clínicas ficaram sem receber.
    O povo de Itabuna não se dando por satisfeito, mesmo sabendo de tudo de ruim que estava acontecendo na cidade, elegeu em 2008, o vice de Ernando, jozemilto azedo. E o que aconteceu? Mais uma vez, a Atenção Básica de Saúde não funcionou e sofremos 4 anos ouvindo todos os dias nas filas dos postos de saúde e na regulação que a culpa era do Governo do Estado.
    E em 2012, novamente o povo de Itabuna, apostou na enganação e elegeu o atual prefeito Vane do Renascer. E o que aconteceu? 13 meses de governo, e o povo continua sofrendo nos Postos de Saúde, com a falta de médicos, dentistas, medicamentos, equipamentos, materiais para simples curativos, estrutura física(postos sem água, paredes com infiltrações, telhados com vazamentos, sanitários interditados etc).
    O Ministério da Saúde, todos os meses manda o dinheiro para a Atenção Básica nos Postos de Saúde, compra de medicamentos, compra de materiais para atendimentos odontológicos, todos os anos manda dinheiro para a reforma das unidades de saúde. E o que é que estamos vendo? Um governo totalmente incompetente, que nos 13 meses já teve 3 Secretários de Saúde e até agora não conseguiu resolver o problema de atendimentos das pessoas.
    O Hospital de Base, pasmem senhores, nos últimos dias, deixou de fazer cirurgias por falta de medicamentos e outros materais.
    A Gestão Plena da Saúde, salvo engano, voltou em novembro de 2013 e até agora não vimos nenhum avanço.
    Pelo contrário, o vice-prefeito num programa da Rádio Jornal, hoje pela manhã, disse que ainda está tendo problemas porque o governo do Estado não está passando o valor total da alta e média complexidade.
    Ora, o valor da média e alta complexidade, é repassado pelo Governo Federal. Comprovem através das faturas que o dinheiro não dá para a demanda e apresentem para o Ministério da Saúde. Planejem, cortem as gorduras, apertem o cinto, desenvolvam gestão séria, repassem a parte que cabe à Prefeitura, provem que são capazes, honestos. Honrem o mote da MUDANÇA, CHOQUE DE GESTÃO que tanto incutiram na cabeça dos incautos na campanha eleitoral.
    E tem mais, entreguem a Prestação de Contas da Saúde para o Conselho Municipal de Saúde. Alô, senhores Promotores públicos de Itabuna. Como pode uma administração séria não estar cumprindo com obrigações básicas e nada acontecem para responsabilizar essas pessoas, principalmente o Prefeito, o Vice, o Secretário de Saúde e os Conselheiros Municipais de Saúde? Ação senhores promotores.
    Ou vocês, do governo municipal, mudam realmente, ou nós mudaremos vocês, de preferência para bem longe daqui.
    Itabuna, perdeu o bonde da história nesses 9 anos, 2005 a 2014, com prefeitos e vices incompetentes, preguiçosos, desinteressados de zelar pelo povo e patrimônio desta cidade.
    Infelizmente, o povo tem o governo que a maioria que decide merece.

  11. QUEM TROUXE PLÍNIO ADRI PARA A SAÚDE ITABUNA? QUEM VAI SAIR CADIDATO A DEPUTADO FEDERAL? PARA ONDE SERÁ QUE O DINHEIRO DA SAÚDE? O POVO NÃO É BESTA NÃO!!!

  12. Vane tá perdido ,igual cego em tiroteio.Ele me disse que seria austero com o dinheiro público.Confiei e votei nele.Me lasquei. A sorte é que caí fora de Itabuna.

  13. Regi negão, seu passado é sujo, para você falar de Rosivaldo Pinheiro precisará antes, lavar a boca com detergente, quiboa e passar por uma sessão de descarrego na Igreja Universal. Quem conhece Pinheiro sabe de sua competência e disposição para o trabalho, por certo, esse cabra é daqueles que ou não levou vantagem na abordagem a Rosivaldo ou se enquadra no lote dos preguiçosos…..Estas categorias não conseguem se estabelecer por onde Pinheiro passa. Regi vai lavar o Comando Ùnico com sabão e limpol para se ocupar.

  14. Fernando Gomes? Misericórdia. Lembro-me muito bem Orestes Silva de tudo isso que você publicou.Hoje sou viúvo mas nessa época que você se refere era casada e minha esposa estava grávida morávamos no final de linha do São Caetano ela era atendida no posto lá do final de linha ela reclamava que a saúde estava muito ruim mas no pré-natal dela foi sempre muito bem atendida dua vezes por semana.Mesmo assim ela sismou que bom era Fernando pois bem ela votou nele, ele foi eleito ainda bem que antes de falecer precisou do serviço de saúde. Ficou arrependida de ter votado no tal FG. E dizia que na época do GS era melhor infelizmente ele não está mais aqui para ver que depois de GS a saúde de Itabuna está bem pior graças a FG, AZ e agora á CV. Três desgraças juntas. Não aguentamos mais tanto descaso tantas falcatruas. Um dia isso vai ter que mudar e esses que provocam essa situação vão ter que pagar com as próprias vidas. Pensam que eles vão sair ileso de tudo isso? vão pensando. Um dia a justiça será feita ai de quem conhece a verdade e não a cumpri.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *