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dilmaDa Agência Brasil
A presidente Dilma Rousseff disse hoje (10) que o governo federal, em parceria com estados e municípios, está investindo R$ 143 bilhões em mobilidade urbana. Segundo a presidente, a prioridade é o transporte sobre trilhos: são R$ 33 bilhões só do governo federal para construir metrôs em nove cidades brasileiras. “Nosso objetivo é ampliar e acelerar as obras, que vão tornar o transporte coletivo mais confortável, rápido e muito mais seguro e com um preço bem acessível”.
No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma informou que o investimento contempla mais de 3,5 mil quilômetros em obras de transporte coletivo, que incluem metrôs, trens urbanos, monotrilhos, veículos leves sobre trilhos (VLTs), além dos corredores de ônibus. “Começamos com R$ 93 bilhões e fomos aumentando os recursos em mais de R$ 50 bilhões, a partir do Pacto da Mobilidade Urbana que eu anunciei em junho do ano passado. Vamos diminuir o tempo que as pessoas perdem no trânsito e devolvemos a cada uma delas um tempo precioso de vida.”
Segundo a presidente, o governo está priorizando o transporte sobre trilhos porque é um transporte de alta capacidade. “E, ao mesmo tempo, garante o deslocamento dos passageiros de forma muito mais rápida e segura. Não há interrupção pelo trânsito, por exemplo. É um transporte direto. Quanto maior a cidade ou quanto maior a região metropolitana, mais o transporte sobre trilho é importante.”

Dilma destacou que foram construídos ou estão em implantação em seu governo metrôs em nove cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte. “Só para fazer o metrô, o governo federal está colocando R$ 33 bilhões em investimentos. Outros R$ 15,5 bilhões são a contrapartida dos estados e municípios. E, além desses recursos, as empresas privadas também participam dos investimentos.”
A presidente também lembrou que o governo está investindo em VLTs, monotrilhos, trens urbanos e aeromóveis (trens suspensos). “São R$ 14 bilhões para essas obras e, muitas delas, serão integradas aos metrôs. Isso porque integração é a palavra-chave do modelo de transporte coletivo que queremos para as nossas cidades.”
O prazo de financiamento das obras de transporte coletivo é 30 anos, com juros de 5,5% ao ano. Estados e municípios têm quatro anos de carência, ou seja, só começam a pagar quatro anos depois.

5 respostas

  1. O governo do embuste!
    Onde anda o trem bala?
    Onde construíra 880 aeroportos?
    Onde construíra 6 mil creches?
    Onde anda a banda larga?
    O antecessor disse que o Brasil é auto suficiente na produção de petróleo.Onde anda esta alta suficiência?
    Em 12 anos de “governo” não investiu um centavo furado nas malhas rodoviária brasileira,nos portos e aeroportos.
    O Brasil teve recorde de safra,30% foram para o lixo,por falta de investimentos nos portos e estradas.
    Os investimentos foram para os países destes que governam o Brasil,perdoaram dívidas a 12 países africanos governados por ditaduras corruptas.
    Doaram nossas riquezas a países produtores de cocaína de Evo Morales e doaram mais de 1.5 de bilhões de reais a bandidos, corruptos e sanguinário de Cuba.
    O Brasil iria se firmar no maior estaleiro do mundo,superando ao poderio japoneses,Ingleses,americanos,grego e chinês.
    Quem se Lembra do navio João Cândido,era o retrato da opulência naval brasileira,sangrar os mares do mundo.
    Esta embarcação faz transportes de cabotagem.
    É uma realidade do governo do embuste.

  2. A verba sai do Planalto e na viagem. . . Sumiu. . . Dez anos depois a CGU diz que vários destinos engoliram a verba.
    Para o Canal Amélia Amado a verba foi mais de DOZE MILHÕES e a obra foi inaugurada sem ser finalizada. Vão dizer que a verba não saiu de lá? Um dos destinos foi a campanha política de certos políticos. Quero ver isso acontecer em país onde as pessoas encarem a Política com a responsabilidade que ela merece, não como fonte de picuinhas de comadres fuxiqueiras.
    O povo esquece quando é para falar mal dos governos que não assistem seus ideais tacanhas. Melhor se unir para por o trem na linha em benefício da coletividade.

  3. Amora,
    Parte, é claro, do desvio do dinheiro da obra do canal foi desviado para as campanhas dos pés de lima que o Filho de Mutuns tanto defende para candidato ao governo do estado, mas, felizmente, ele vai ter que se contentar e votar para ele como deputado estadual.

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