Tempo de leitura: 2 minutos

Padre Ednaldo foto O TempoA desapropriação de parte de uma fazenda em Itaju do Colônia fez com que o prefeito Padre Ednaldo atraísse a ira de agropecuaristas. A propriedade em questão é a Fazenda Santa Rita, do produtor Geraldo Pinto Correa.
Padre Ednaldo é acusado de agir sem um pingo de misericórdia: desapropriou parte da fazenda sem dialogar com o dono da fazenda e pagou preço irrisório pelo pedaço de terra.
A Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (Adasb) emitiu nota em que critica a posição do prefeito de Itaju, que teria se negado – por várias vezes – a receber o produtor rural. Agiu, segundo a entidade, de forma intolerante.
A nota sugere que o prefeito desconhece a história do município e “o quanto o agronegócio já contribuiu e continua a cooperar para o desenvolvimento de Itajú do Colônia”. Confira a íntegra da nota clicando em “leia mais”.

NOTA PÚBLICA DA ADASB
A Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (ADASB), na condição de órgão representativo e de defesa dos agricultores e pecuaristas, vem a público manifestar o seu descontentamento diante da postura adotada pelo governo municipal de Itajú do Colônia em recente episódio da desapropriação de uma parte da Fazenda Santa Rita, do produtor rural Geraldo Pinto Correa.
 Consciente do quanto o procedimento de desapropriação significará em benefício das centenas famílias carentes, diante do conflito agrário enfrentado pelo município de Itajú do Colônia, a ADASB, não hesita em reconhecer a relevância social da expropriação.
Porém, causa-nos estranheza a maneira como ela foi conduzida, principalmente pela postura adotada pelo senhor prefeito municipal, que de maneira descortês se negou, por diversas vezes, a receber em audiência o proprietário do imóvel, bem como pelo valor indenizatório pago pela desapropriação, totalmente fora da realidade do mercado.  Talvez, tenha decidido agir de tal forma pelo fato de desconhecer a história e, por consequente, o quanto o agronegócio já contribuiu e continua a cooperar para o desenvolvimento de Itajú do Colônia.
Além de ser um dos expoentes da base econômica do município, o pecuarista Geraldo Correa, em duas oportunidades, já realizou doação de áreas de terras para a construção do Cemitério e do Matadouro Municipal, e também, no passado, negociou com a Emasa uma parte de sua propriedade para a implantação da Estação de Tratamento de Água e Esgoto do município de Itajú do Colônia.  
Entendemos que um cidadão que age desta maneira, pensando no bem da coletividade, no mínimo, precisa ser respeitado em seus direitos, inclusive no de poder ser ouvido. Ante os fatos, a Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia lamenta que, em pleno Estado Democrático de Direito, ainda temos que testemunhar atos de intolerância por parte de quem deve promover, respeitar e assegurar a todos os seus direitos.  
Enquanto entidade representativa dos micros, pequenos, médios e grandes agropecuaristas, continuaremos vigilantes e na defesa desta categoria que é base da economia regional.
Itabuna, 18 de novembro de 2014
Associação do Agropecuaristas do Sul da Bahia
ADASB

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *