Tempo de leitura: 2 minutos

trabalho_infantil ABrO Ministério Público do Trabalho (MPT) promoverá audiência pública, em Itabuna, para oferecer aos conselheiros tutelares da região sul do estado informações e instrumentos para um combate eficiente do trabalho infantil. O evento ocorrerá na sexta-feira (12), a partir das 13h30min, no auditório da FTC.

Conselheiros e demais cidadãos envolvidos com a proteção da infância e da adolescência poderão debater as dificuldades enfrentadas para a luta contra o trabalho de crianças e adolescentes, assim como a inclusão de jovens no mercado de trabalho na condição de aprendizes.

A procuradora do trabalho Sofia Vilela destaca a necessidade de integrar as ações dos diversos órgãos públicos e de entidades da sociedade civil organizada. “Nosso objetivo é capacitar os participantes para fortalecer a rede de proteção às crianças e adolescentes, assim como esclarecer sobre a temática de combate ao trabalho infantil e articular ações fiscalizatórias”, resumiu. O evento acontece na data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, o 12 de junho.

Além do MPT e dos conselheiros tutelares dos 43 municípios da região sul do estado da Bahia que integram a área de abrangência da unidade do órgão de Itabuna, também estão sendo convidados para o evento representantes dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Os participantes receberão material informativo impresso que os auxiliará a manter as ações de combate ao trabalho infantil, com a busca da transformação da mentalidade dos cidadãos, mostrando que o ingresso precoce no mercado de trabalho só traz prejuízos à saúde física e mental das crianças e jovens, além de dificultar ou impedir a capacitação profissional, que é o melhor caminho para a atuação profissional livre de exploração.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *