Tempo de leitura: < 1 minuto
Davidson critica Ministério da Agricultura.
Davidson critica Ministério da Agricultura.

A notícia não poderia ser mais ameaçadora, para o futuro da pesquisa e extensão na área da cacauicultura, no dia em que a Ceplac completa 59 anos. O Ministério da Agricultura apresentou proposta para transformar o órgão federal em coordenação de secretaria. A denúncia é feita pelo deputado federal sul-baiano Davidson Magalhães, após participar de evento, ontem (19), na sede regional da Ceplac, na Rodovia Ilhéus-Itabuna.

– A Ceplac está ameaçada de esvaziamento e fechamento pelo Ministério da Agricultura e isto não podemos permitir – disse ele, acrescentando que a mudança, com reflexos nas áreas de pesquisa e extensão, está sendo imposta “sem debate, sem consultar ninguém”.

O parlamentar, assim como representantes de fóruns dos servidores federais, aponta que a mudança significará não apenas perda de recursos para a Ceplac, mas também fuga de funcionários qualificados e perda de poder de pesquisa e investimentos. Vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Cacau, Davidson antecipou que o assunto deverá ser tratado em reunião da bancada federal baiana na próxima semana.

0 resposta

  1. A CEPLAC JÁ ESTAR EXTINTA DESDE DO PRIMEIRO GOVERNO DE FHC, SÓ FALTA PUBLICAR NO DIÁRIO OFICIAL. HÁ MUITO TEMPO ESTA INSTITUIÇÃO PERDEU O SENTIDO DA SUA EXISTÊNCIA, É INOPERANTE E LETÁRGICA, SÓ SERVE APENAS PARA POLÍTICOS DÁ EMPREGO AOS SEUS APADRINHADOS, COMO ACONTECE NA NOMEAÇÃO DOS SEUS DIRETORES.
    BOM SERIA PARA A NOSSA REGIÃO SE A EMBRAPA TOMASSE CONTA DA NOSSA AGRICULTURA.

  2. Este governo nunca quis sustentar “inteligência” (pesquisas e profissionais qualificados). A agricultura brasileira virou mais um marketing político, onde o pequeno agricultor está sendo utilizada como frente (“a famosa agricultura familiar”), mas por detrás dos bastidores a realidade é outra!

  3. Engraçado, só se fala na perda do ceplaqueano; e o cacauicultor??? sem direito a nada, sem um plano de saúde, sem crédito nenhum, sem direito nem a aposentadoria, só com “direito” a pagar por um crime que não cometeu, crime esse que foi premeditado e articulado dentro da própria CEPLAC, por um grupo de ceplaqueanos militantes do PT.
    E o suor do produtor que construiu toda estrutura desse “elefante branco”,instituição que no passado contribuiu muito com o crescimento da região do cacau,mas, que no presente causou toda desgraça de uma região, inclusive transformando-a numa das mais violentas do país.
    Porque não leiloar parte dos bens da CEPLAC para indenizar ao cacauicultor e usar parte do patrimônio físico desse “elefante branco”, para também indenizar em parte à sociedade grapiúna dessa “catástrofe implantada” pela própria CEPLAC, já que os segundo próprio delator réu confesso e um dos terroristas, que por milagre ainda não virou um “Toninho do PT” e ainda esta vivo, afirmando tudo que contou na Policia Federal.
    Pesquisa na CEPLAC??? Que piada, jamais a CEPLAC apresentou um trabalho de pesquisa de relevância que tivesse resultado reconhecido no mundo científico, nas revistas especializadas, isso desde que a CEPLAC começou a funcionar.
    A sociedade grapiúna continua no seu mundo de letargia: surda, cega e muda, enquanto seus filhos (também filhos e netos do crime da vassoura de bruxa) continuam sendo assassinados diariamente e a culpa recaindo sobre o prefeito, o delegado a Polícia Civil e Militar, enquanto esses heróis que deveriam ter um ganho maior, ganham uma micharia, para combater o crime na região mais violenta do Brasil, violência essa que acontece devido a um crime de responsabilidade do governo federal,o crime da vassoura de bruxa, cometido por funcionários públicos federais e que recai em todo prejuízo para cima da sociedade vítima e culpada dessa situação, pois, não toma atitude de mudança que deveria ser tomada.

  4. Quem já assistiu ao documentário O Nó: Ato Humano Deliberado,sabe do que essa instituição fez a região. A Ceplac tem o C,não o C de Confiança,Credibilidade e Coerência,mas o C de Câncer,Cancro,Corrosão,etc.
    Precisamos é da embrapa,instituição reconhecida internacionalmente.Os “defensores” da Câncerplac defendem seus empregos e não a região.
    Introdução,disseminação e fixação da vassoura-de-bruxa tem o selo Ceplac de terrorismo biológico. #FimDaCeplacJá

  5. Os Petistas alarmaram tanto que Sarney, Collor e Fernando Henrique iam desmontar a Ceplac,e quem está extinguindo mesmo são eles.
    Eles juram que é a ministra Katia que é a autora da extinção.
    Como são dissimulados, tanto o ministério como a superintendência da Bahia entregaram a outro partido (estão tirando da reta).
    Onde estão os “Companheiros” de piquetes nas greves: Everaldo, Martiniano, Pitanga, e Josias e Geraldo Simões?
    Cadê as lideranças regionais, vão deixar esse patrimônio ir pelo “ralo do esgoto?

  6. São os ossos do ofício! É o que, os que sabotaram o cacau, agora começam beber do próprio veneno! Mas é só o começo!

    O grupo de petistas que destruiu a lavoura cacaueira, está só começado receber em troca, pela desgraça que causou com a sabotagem com a vassoura de bruxa.

    É inadimissível, que a justiça divina, um dia, não venha puni-los pelo sofrimento de uma região!

  7. que morra em paz , não fará falta , mas é melhor que seja no governo do PT, imagine se fosse FHC que tivesse acabado com a Ceplac, os esquerdistas incluindo Davidson sairia as ruas pedindo a cabeça do presidente , dizendo que é um governo neoliberal , de direita , estas baboseiras toda.
    Dilma om Katia Abreu extinguir a Ceplac não tem preço .
    Que o patrimonio seja usado para melhor proposito

  8. Moro nessa região a mais de 30 anos e de fato nunca vi a CEPLAC, fazer muita coisa por aqui a não ser servindo de cabide de emprego para muita gente, e os pequenos produtos é aqueles que perderam as suas propriedades para os bancos credores, onde com seus juros absurdos se favoreceram.
    Para mim e muitas outras pessoas não fará falta nenhuma a não para alguns políticos que ali colocaram seus apadrinhados, como disse anteriormente servindo apenas para cabide de empregos……..
    Que seja extinta lodo de uma vez, e naquelas instalações se aproveitem para algo que possa melhorar a da uma finalidade maior e melhor para região.

  9. Uma vergonha, ainda vem dizer que foi pego de surpresa…Brincadeira…!
    Como um bom politiqueiro, que não falta a um enterro..onde até na morte o indivíduo serve para angariar voto…
    Estes nosso representantes deveriam tomar vergonha na cara…e estruturar um projeto sustentável para a nossa região.

  10. A CEPLAC nunca serviu para a sua finalidade de pesquisa… a EMBRAPA é muito melhor!!!

    Aliás já tem mais de 10 anos que a maioria dos servidores da CEPLAC só esperam a aposentadoria e utilizam de equipamento público e dinheiro público para atividades recreativas e sem relevância nenhuma.

    Acho que esse sepultamento de quem já está morto… demorou uns 15 anos!!!

    Imagine o tanto de coisa produtiva se poderia fazer com aquele “elefante branco” onde a maioria ganha rendimentos sem ter prestado concurso público (e ganhando muito acima do que deveria, pela capacidade letárgica atual)…

    Tomara que aquilo vire uma Ceplac ou uma Universidade ou um Hospital ou terraplanem tudo e vire um aeroporto, pois será mais produtivo do que esse engodo que só serve para se esvair recursos públicos sem contrapartidas relevantes em pesquisa e desenvolvimento…

    É uma pena que o Sul da Bahia continue com essas instituições ultrapassadas e com cabeças que só querem manter o status quo para garantirem suas mamatas!

  11. Em primeiro lugar eu gostaria de perguntar aos comentaristas altamente equivocados, no meu entender, se eles sabem o que é um banco de germoplasma?! Se os mesmos tem a mínima noção de quantos artigos científicos são publicados na revista AGROTRÒPICA periódico publicado pela CEPLAC/CEPEC indexada no conceito Qualis da CAPS (Conselho Superior de Apoio a Pesquisa) ?! Resultado de pesquisas realizadas pelos pesquisadores do CEPEC! Pesquisem na plataforma Lattes do CNPq o currículo dos pesquisadores e vejam os artigos e as respectivas revistas onde foram publicados!!! Se os mesmos tem conhecimento de quantos estagiários da UESC (graduação, mestrado e doutorado) e de outras Instituições de Ensino são na ceplac iniciados, treinados e qualificados em pesquisa e extensão!?? Muitos recebendo auxílio por programas de bolsas de Iniciação Científica (CNPq e FAPESB) !?? Se sabem que a CEPLAC dos bons tempos (década de 70) que eles propalam, tinha elevado a produtividade da região para 46 @ha/ano, e a ceplac de hoje desenvolveu técnicas e tecnologias que elevaram a produtividade para valores acima de 200@ha/ano. Então, aconselho a todos, que ao invés de ficarem dando opinião sobre o que não sabem, visitem a CEPLAC/CEPEC e comprovem o que lá ainda é gerado e produzido, apesar do Governo do PT ter esquecido e virado as costas pra uma Instituição de INESTIMÁVEL valor. Sugiro também que quem quiser entrar na roça e ir trabalhar apareça lá na ceplac porque lá existem as tecnologias necessárias para serem utilizadas.
    Quanto a ser Embrapa, procurem a entrevista que o Presidente Maurício Lopes deu a revista exame, cujo chamado era: “Estamos ficando prá trás”. Outra é que as principais culturas da região no centro da Embrapa de frutas tropicais (fumo, laranja e mandioca) amargam produtividade do século passado, por não haver difusão de tecnologia, a Embrapa não trabalha com extensão. Muito menos Universidade, se a monilíase chegar aqui, não vai ter Universidade que dê jeito. Seria muito bom realmente prá Embrapa e prá Universidade Federal ter a CEPLAC, agora fica a pergunta: em que o agricultor e a região cacaueira da Bahia lucrariam? Se a CEPLAC for extinta, não haverá um funcionário sequer que ficará sem seu salário, portanto não é por isso que estão bravamente lutando para que a CEPLAC permaneça e seja REVITALIZADA.
    Por outro lado, se a CEPLAC está capenga a culpa não é dos servidores que lá trabalham e sim dos agricultores e sociedade que não lutaram e nada fizeram por uma Instituição que eles mesmos criaram. E assim foi com a Sulba, Instituto de cacau da Bahia, entre outros. Concluo, então, que esses desabafos descabidos, nada mais são do que gritos de impotência, de quem não fez nada e ainda continua por nada a fazer.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *