Tempo de leitura: 2 minutos
Diagnóstico precoce do glaucoma é vital para evitar cegueira (Reprodução).
Diagnóstico precoce do glaucoma é vital para evitar cegueira (Reprodução).

Doença que forçou o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, a pedir licença de 15 dias para tratamento, o glaucoma atinge mais de 60 milhões de brasileiros, segundo estimativa de autoridades da área de saúde, embora os dados não sejam tão confiáveis. Por ano, cerca de um milhão de pessoas são diagnosticadas, tardiamente, com a doença, que é apontada como principal causadora de cegueira irreversível no mundo.

A doença é caracterizada por dificuldades na leitura e provocar incômodos até mesmo ao assistir televisão, sendo mais comum depois dos 40 anos. De acordo com médicos, na sua fase inicial a doença raramente apresenta sintomas. Afeta principalmente os grupos de risco dos idosos, negros, diabéticos, portadores de pressão arterial alta ou muito baixa, portadores de apneia do sono, os que fazem uso prolongado de medicação a base corticoide.

De acordo com o médico oftalmologista Rogério Vidal, do Day Horc, o glaucoma é uma doença ocular hereditária, degenerativa e progressiva. “Nos casos agudos, os sinais e sintomas são evidentes e se apresentam em dor ocular intensa, baixa da visão, observação de halos coloridos em torno da luz, náusea e vômito”, afirma o médico.

Segundo ele, em 80% dos casos, o diagnóstico é tardio e só é confirmada quando  já ocasionou danos irreversíveis ao paciente. Um dos mais relevantes fatores de risco relacionado ao glaucoma é a pressão interna do olho alta”.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

Vidal aponta outros fatores que contribuem para a evolução do glaucoma. “Algumas pessoas com pressão do olho alta não apresentarão glaucoma e, por outro lado, indivíduos com pressões consideradas normais podem apresentar lesão no nervo óptico característica da doença. Portanto, a avaliação cuidadosa do seu oftalmologista considerando o fundo de olho, campo visual e outros fatores de risco, é importante para o diagnóstico precoce e o tratamento da doença”.

O diagnóstico do glaucoma é feito por meio de exame, que determina a forma e o estágio da doença. “O controle da pressão intraocular é fundamental para estacionar a lesão do glaucoma”. De acordo com Rogério Vidal, “já foi observado que ela pode continuar progredindo em alguns indivíduos”. Quando não há tratamento, a doença pode levar a perda total da visão. O médico diz que é importante o diagnóstico precoce do glaucoma.

MUTIRÃO

A preocupação com o crescente número de casos da doença despertou para a realização de mutirões por todo o país. Em Itabuna, o Hospital Day Horc fará mais uma edição de mutirão anual para diagnóstico gratuito e tratamento do glaucoma. A previsão é atender até 3.500 pessoas durante o mutirão.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *