Tempo de leitura: 2 minutos

rpmRosivaldo Pinheiro | rpmvida@yahoo.com.br

 

Itabuna precisa que seu futuro prefeito reúna experiência comprovada, poder de articulação e relacionamento político nas esferas federal e estadual, além de dinâmica e criatividade capazes de estabelecer parcerias.

 

Vivemos numa cidade com diversos problemas acumulados, frutos da forma personalista de gestar o município por parte da maioria dos que passaram pelo comando do Executivo municipal. A falta de interlocução com a sociedade local e a liderança centrada na chefia – como se a cidade fosse uma espécie de departamento, tutelada pelo chefe que transitoriamente ocupa o poder – tornaram-se um traço negativo ao longo de décadas em Itabuna.

Esse ideário equivocado de pensar o poder em Itabuna acabou gerando uma cidade onde os valores de cidadania não fazem parte da visão de parcela significativa da sociedade local, a qual também tende a não reconhecer como liderança quem exerce o poder se impondo através do diálogo. Investimentos em cultura, educação, esporte e lazer, por exemplo, são historicamente vistos como supérfluos e, por consequência dessa visão, modificamos pouco as atrofias no tecido social local.

Contrapontos a essa dinâmica aconteceram nos governos Ubaldo Dantas, Geraldo Simões e agora, com Claudevane Leite. Esse último registra o maior investimento nessas ações, elevando-o de 8% para 16% das receitas próprias em programas de cidadania e cultura. Os espaços públicos como praças, jardins, praças esportivas, áreas de convivência, importantes para a vida social das comunidades, na sua grande maioria precisam de qualificação.

Como a cidade cresceu com incipientes conceitos de planejamento e sem os instrumentos necessários para uma melhor ocupação da espacialidade urbana, acabamos por ter uma cidade que demanda demais por investimentos estruturantes, tais como: a questão hídrica, urbanização dos bairros periféricos, tratamento de resíduos sólidos e mobilidade. A cidade possui uma malha urbana majoritariamente caótica, e essa precariedade impacta diretamente nos índices de violência. Outro ponto que interfere na avaliação qualitativa da cidade é o estado do Rio Cachoeira, principal cartão postal natural da cidade. Seu estado de degradação é a própria materialização do descaso ao longo dos tempos.

Itabuna precisa que seu futuro prefeito reúna experiência comprovada, poder de articulação e relacionamento político nas esferas federal e estadual, além de dinâmica e criatividade capazes de estabelecer parcerias com os segmentos da sociedade. Itabuna figura entre os municípios de menor capacidade de investimento da Bahia e por isso o próximo gestor precisa ter um olhar cirúrgico na elaboração de políticas públicas eficazes que devolvam o sentimento de pertencimento ao cidadão grapiúna, revigorando, assim, a nossa autoestima.

Rosivaldo Pinheiro é é economista e especialista em planejamento e gestão de cidades.

10 respostas

  1. Sim, vc é seu partido pc do BeBê, participam desse governo de Vane, o qual tem esse relacionamento com o Governo Federal e estadual. E não fizeram NADA. Pioraram o que estavalia ruim. Então tudo isso e bolodorio.

  2. EU ACHO QUE ROSIVALDO Ñ ESTÁ FALANDO DE NOSSA CIDADE Ñ. ACHO QUE ELE DEVE ESTÁ FALANDO DE OUTRO MUNICÍPIO. P/Q MESMO ELE ESCREVENDO QUE SAI-MÓS DE 8% PARA 16% DE RECEITAS PRÓPRIAS EM PROGRAMAS. O GOVERNO VANE É CONSIDERANDO O PIOR DE TODOS OS TEMPOS. PERGUNTEM AO POVO GRAPIÚNA,FAÇA UMA PESQUISA,CONVERSEM COM FORMADORES DE OPINIÕES.QUE VCs VÃO VER QUE EU ESTOU ESCREVENDO SÓ VERDADES.E ISSO ROSIVALDO VC VAI VER QUANDO VC SAIR AS RUAS DA CIDADE PARA SUA CAMPANHA ELEITORAL. VC VAI OUVIR O QUE O POVO ACHA DE SEU PARTIDO (PCdoB) VC VAI OUVIR O QUE O POVO PENSA DO SEU CANDIDATO A PREFEITO,DO VICE-PREFEITO (lalaú) E DO PREFEITO VANE. ITABUNA HOJE ROSIVALDO QUER LEVANTA,SACUDI A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA MEU AMIGO.

  3. Visualizo aqui, diante do que foi explorado nas escritas do Rosivaldo Pinheiro. O seu desejo pessoal de uma mudança real.
    A cidade atravessa um momento de desvalorização estrutural. E pessoas insistem em tratar Itabuna como se fosse uma capital, no que diz respeito ao valor dos seus imóveis.
    Será que as pessoas têm a visão, e aí, falo em imparcialidade, na hora de escolher seus representantes, (Prefeito), que sempre esbanjam um interesse comunitário imenso, às vésperas de eleições?
    Não acredito que deva ser alguém experiente para assumir a Prefeitura, a despeito dos conchavos que sempre estão na mídia, por conta de troca de favores. O que falta é vontade de trabalhar, vontade de servir e coragem para indicar Secretário que tenham a ver com as funções que lhe foi atribuída e não “apadrinhados” politicos.

  4. Mais um bom artigo de autoria de Rosivaldo Pinheiro e publicado por vocês do pimenta, aliás o melhor conteúdo local sempre encontramos aqui. Como sempre a visão critica do autor nos permite diferenciá – lo de outros membros do partido e também da maioria dos políticos locais. Observo que algumas criticas são desproporcionais a visão do autor e fazem parte do descontentamento pessoal com figuras como o vice prefeito e outros componentes da agremiação partidária e não deveriam ser aceitas nesse ambiente, pois, nem nada contribuem com o debate proposto. Precisamos exercer nosso direito democrático de expressão, sem contaminar as boas idéias e sem macular pessoas ilibadas e que querem contribuir para o bem do nosso município. Existe uma necessidade de separar o joio do trigo. ser justo também é um processo que exige a cidadania.

  5. Rosivaldo, voce é um rapaz inteligente conhecedor dos problemas da nossa cidade, e sabe muito bem que o que voce escreve e um devaneio para agradar a cúpula de seus partido (Davidson e Wenceslalau). Sendo inteligente como voce é, deveria a muito tempo ter abandonado esse barco que esta em naufrágio. Suas chances de eleição para o legislativo seria muito maiores. Agora se voce vier pedir voto com esse discurso ai, voce vai ver só o qu as vozes da rua irão lhe dizer.

  6. QUERIA VE NA PREFEITURA E NA CAMERA UNS CARA IGUAL ESSE AI.MEU IRMAO MIM APRESENTO ELE E UM CABRA BOM DA ZORRA.SERTANEJO IGUAL EU HONESTO TRABALHADO AGENTE VE QUE E DO BEM.ROSIVALDO NOSSA FAMILHA VAI VOTA EM VOCE E PEDI VOTO.VAMO JUNTO NESSA VES.

  7. Que cara de pau…
    Ajudou tanto a eleger como a governar esse desgoverno incompetente que ai está.
    Parece ate que não faz parte da cupula dos cururus que acabaram com Itabuna.

  8. “A forma personalista de gestar” esse texto é de uma incoerência significativa. Gostaria de saber qual foi a fonte de pesquisa que comprova que cultura, educação e esporte é visto como supérfluos. Talvez seja mais uma atrofia no achismo do tecido social local. Afirmar que os problemas de Itabuna se resumem na malha urbana é a “própria materialização” da inconsistência desse texto.
    “Dinâmica e criatividade capazes de estabelecer parcerias com os segmentos da sociedade.” No cenário atual as oligarquias que compõe o quadro político de nossa região são incapazes de estabelecer quaisquer relacionamento com a sociedade. Clamamos por transparência e ética na gestão pública.
    Dentre as opções dos pré-candidatos, afirmo em dizer que Itabuna merece uma oportunidade de ser liderada por um homem de caráter inquestionável, capacitado para desenvolver uma política pública eficaz. Esse homem é Dr. Mangabeira.

  9. Porretinha seu texto Rosivaldo Pinheiro, mas tenho certeza que você não está falando de seu candidato Davison. Este tá morte e não sabe…

  10. Faço das suas as minhas palavras Rosivaldo Pinheiro. Olho para as opções que temos de candidatos efico perplexa com a força que um Fernando Gomes maior exemplo de político personalista de Itabuna ainda tem. Não cabe mais esse tipo de político na nossa cidade o político dos privilégios, a política do para os amigos tudo, a política do pode furar a fila que o senhor é personalidade, a política da gestão que despacha por bilhete. Vamos acabar com a cultura do coronelismo, do pai do povo, a cultura do curral! Vamos ser cidadãos!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *