Tempo de leitura: 2 minutos

Janot sofre ataques do PMDB, após pedidos de prisões (Foto Ag. Brasil).
Janot sofre ataques do PMDB, após pedidos de prisões (Foto Ag. Brasil).
Seis associações de procuradores da República divulgaram nota à imprensa para repudiar “tentativas de desqualificar” a atuação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nas investigações da Operação Lava Jato, que estão em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF).

A manifestação foi divulgada ontem à noite, após o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acusar o Ministério Público Federal (MPF) de agir com “abuso de poder. No mesmo discurso, Renan classificou de “esdrúxulo” e “ridículo” o pedido de prisão dele, do senador Romero Jucá (PMDB-RR) e do ex-senador José Sarney. A prisão foi solicitada ao Supremo e rejeitada pelo ministro Teori Zavascki.

IMPARCIALIDADE

Na nota, as entidades afirmam que Janot está cumprindo seu dever de forma imparcial e de acordo com a lei. Os membros de MPF, diz a nota, vão continuar atuando com “serenidade na defesa dos direitos e garantias constitucionais”.

“No momento em que um membro do Ministério Público move o sistema de Justiça para responsabilizar faltosos, é natural a reação adversa dos chamados a se explicar. Quando a sociedade assiste ataques ao procurador-geral da República, presencia exatamente o mesmo comportamento, apenas com a diferença de que entre os investigados com os quais lida o chefe do MPU, por força da Constituição, incluem-se algumas das maiores autoridades do país. O PGR, assim como o Ministério Público, age sempre com total imparcialidade, de acordo com a lei, sem olhar a quem”, diz a nota.

A manifestação é assinada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM) e a Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT).

Uma resposta

  1. “O pau que dá em Chico é o mesmo que dá em Francisco” A lei que pune o PT tem que ser a mesma que pune o PMDB. A lei tem que ser aplicada, foi ladrão e constatado que roubou o dinheiro público, que seja punido com o rigor da lei, nós povo brasileiro não queremos mais corrupção e nem político corrupto.
    O custo da corrupção está sendo muito alto, saúde, educação e segurança estão um caos no país. A inflação terrível, uma crise sem precedente e todos estes políticos que estão envolvidos no desmando da corrupção com as contas cheias de dinheiro.
    Nós povo brasileiro apoiamos todos estes homens de bem da justiça que estão fazendo valer a lei e não aceitamos que candidato/partido A, B ou C tente obstruir a justiça. Se constatado alguém se achando acima da lei e querendo obstruir a Laja Jato, cadeia neste sujeito ou sujeita.
    Avança Lava Jato…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *