Tempo de leitura: < 1 minuto
Jorge, o cantor, ficou decepcionado com o desinteresse de seus fãs ilheenses por Jorge, o escritor
Jorge, o cantor, ficou decepcionado com o desinteresse de seus fãs ilheenses por Jorge, o escritor

Ainda não é possível concluir que o escritor Jorge Amado seja um ilustre desconhecido em sua própria terra, mas o teste realizado ontem por outro Jorge – da dupla Jorge & Mateus – demonstrou que pelo menos os seus fãs ignoram a obra do autor nativo, traduzido em mais de 70 idiomas.

Os sertanejos se apresentaram ontem à noite em Ilhéus e o homônimo do escritor perguntou inicialmente quem ali era natural da cidade. Muitos levantaram as mãos. Depois, indagou quem havia lido Jorge Amado e somente uns gatos pingados responderam positivamente.

Diante disso, o cantor disse que daria um livro aos ilheenses: “Capitães da Areia, vocês vão gostar”.

Jorge Amado não seria a primeira celebridade a não ter reconhecimento em sua sua própria casa, mas a esperança é de que a parcela dos ilheenses que deixou de prestigiar Jorge e Mateus esteja mais afinada com a literatura nacional. Se nem isso, aí lascou!

7 respostas

  1. A verdade é que até os Ilheenses sabem que Jorge Amado era natural de Ferradas, e como existe a velha “rixa” não se importam com o pseudo conterrâneo.

  2. Se Jorge Amado nasceu, de fato, em Ferradas; não entendo, por quê tanta ênfase aludindo seu nascimento à Ilhéus? Seria mais justo aludir de que Ilhéus era a terra amada de Jorge, visto que viveu aí desde a sua infância!

  3. Eu estava lá e não respondi devido do fato do cantor ter falado o nome errado da obra. O citado cantor falou o seguinte “quem conhece alguma obra de Jorge Amado? Silencio total, ai ele responde: Eu já li o livro “Capitães de Areia”. o Nome certo do livro é: Capitães da Areia. Resumindo: ele também é um analfabeto em relação aso obras de Jorge Amado.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *