Tempo de leitura: 3 minutos
Dona Maria Elizabete iniciou as sessões de radioterapia há um mês
Dona Maria Elizabete iniciou as sessões de radioterapia há um mês

A Prefeitura de Ilhéus emitiu nota, em que responde publicação do PIMENTA sobre uma paciente com câncer que  sofre com a falta de transporte para a realização de sessões de radioterapia em Itabuna. De acordo com a nota, aquele município não receberia recursos federais para o deslocamento de pacientes que precisam de tratamento em outras cidades.

A nota do governo ilheense informa ainda que a Secretaria Municipal da Saúde não teria obrigação de providenciar o transporte de pacientes para cidades situadas a menos de 50 quilômetros de distância. “Mesmo sem haver obrigatoriedade, a Sesau disponibiliza um veículo que comporta maior número de pessoas para o transporte de pacientes que comprovem a necessidade de tratamento fora de Ilhéus”, diz o texto.

Na mesma resposta, a Prefeitura afirma que o transporte da paciente Maria Elizabete dos Santos, que teve sua história relatada no PIMENTA, foi autorizado pela Secretaria da Saúde, mas não aconteceu porque “no dia agendado, infelizmente, o veículo utilizado para esse fim apresentou problemas”.

O auxílio ao transporte de pacientes  do SUS para procedimentos médicos fora de suas respectivas cidades é assegurado por meio do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). De fato, a portaria 055, de 24 de fevereiro de 1999, proíbe o pagamento de TFD em deslocamentos inferiores a 50 quilômetros.

Mesmo não tendo a obrigação de realizar o transporte, a Secretaria da Saúde de Ilhéus o autorizou, mas não prestou o serviço, gerando risco para o tratamento da paciente, que necessita se submeter a diversas sessões de quimioterapia e radioterapia para combater um câncer de esôfago.

A Secretaria diz que o problema “já está sendo sanado”. Dona Maria Elizabete iniciou as sessões de radioterapia no dia 14 de junho, há exatamente um mês, e tem contado com ajuda da família para se deslocar diariamente de Ilhéus para Itabuna. A última sessão está agendada para o dia 27 de julho.

PROBLEMA ANTIGO – Não é de hoje que a Secretaria da Saúde de Ilhéus tem esse tipo de problema. Em 2013, notícia sobre paciente que teve o direito ao TFD desrespeitado foi destaque no site Ilhéus 24h. Naquela ocasião, uma mulher, também com câncer, reclamava das dificuldades para conseguir passagens junto à Secretaria.

Abaixo, a nota da Secretaria:

Nota de Esclarecimento

Em relação à matéria intitulada “Ilhéus: paciente com câncer sofre por descaso da Secretaria de Saúde”, veiculada pelo Blog Pimenta, nesta quarta-feira, 13, a Secretaria de Saúde do Município esclarece que:

1.    Ao contrário do afirmado na matéria, a Secretaria de Saúde não recebe recursos externos para arcar com o transporte de pacientes em tratamento fora do Município. Da mesma forma, não é obrigatório a esta pasta realizar esse tipo de serviço para distâncias inferiores a 50 quilômetros;

2.    Dessa forma, mesmo sem haver obrigatoriedade, a Sesau disponibiliza um veículo que comporta maior número de pessoas para o transporte de pacientes que comprovem a necessidade de tratamento fora de Ilhéus;

3.    Em relação ao caso específico da senhora relatado na matéria, foi autorizado o transporte até a cidade de Itabuna. No dia agendado, infelizmente, o veículo utilizado para esse fim apresentou problemas, reduzindo a quantidade de pacientes que pôde ser transportada em um outro carro. O problema, no entanto, já está sendo sanado.

Ilhéus, 14.7.16

Uma resposta

  1. A senhora Maria, vive ao extremo abandono mediante o relato citado na cidade mais bela do Brasil,São Jorge dos Ilhéus,porém,há 1OO anos fato semelhante não ocorria devido os velhos tempos de solidariedade humana e o zelo pelo o principal bem que era a vida humana.

    Nos dias atuais valores nobres em fazer do patrimônio humano o melhor tesouro-se perdera pelo caminho e o que prevalesse é a falta de amor ao próximo, tal gesto
    predominante é o individualismo.

    Em pleno século XXI o Brasil retornou as trevas,é o retorno da segregação racial
    que formam duas castas sociais,os que têm tudo e outro que nada têm,é a foto desta linda senhora somando uma legião de Maria,José por todo Brasil morrendo como indigente por falta dos cuidados do poder público.

    Os ricos e detentores de plano de saúde referente ao tratamento do câncer,os “privilegiados” vivem mais,é a verdade,segundo uma reportagem na televisão feita
    em toda região do Brasil.

    Tal fotografia é tão banalizada o quanto são banalizados os indigentes do SUS se
    amontoados nos corredores e banheiros dos hospitais públicos do Brasil que se misturam com os cadáveres.

    Só tem um caminho,o povo brasileiro adquirir consciência e saber votar,saber votar é não votar pelo um prato de comida ou um tostão é afastar dos mesmos, bem
    como aqueles de conversas vazias e vãs,exemplo; “o povo brasileiro quer comer de verdade” “o povo brasileiro precisa estocar ventos” nem perca tempo em ouvi-lo.

    Esses que fizeram o desprezo pelo próximo retornar ao Brasil,cuja fotografia em tela dos mulambos de brasileiro e brasileira perdendo a vida por falta de tratamento médico, a exemplo de D. Maria da bela cidade de Ilhéus.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *