Tempo de leitura: 2 minutos
Rosemberg critica projeto de lei que afeta a Petrobras e muda a exploração de petróleo no país.
Rosemberg critica projeto.

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) definiu como retrocesso o Projeto de Lei 4567, que abre a exploração de petróleo para o capital internacional. “Este projeto é sem dúvida alguma um retrocesso violento para o Brasil e para as empresas de cunho nacional. Abrir o pré-sal e mudar o formato de exploração de petróleo no Brasil, em especial na área do pré-sal, é entregar nossas riquezas ‘de bandeja’ ao capital internacional”, ressaltou o parlamentar na Assembleia Legislativa baiana.

O PL 4567/16, que altera a Lei 12.351, de autoria do senador licenciado e ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP), tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados.

O projeto trata do regime de partilha e retira a obrigatoriedade de atuação da Petrobras como operadora única de todos os blocos contratados pelo regime de partilha de produção em áreas do pré-sal.  Para o parlamentar, a manobra da base aliada do Governo Temer é “sem-vergonha, descarada e inescrupulosa” com os interesses da nação.

Rosemberg apontou outro prejuízo no setor, quando, em 29 de julho, oficializou-se a venda da participação integral de 66% da Petrobras no campo de Carcará, na área do pré-sal da Bacia de Santos, para a empresa norueguesa Statoil. O valor da operação foi de 2,5 bilhões de dólares, “um valor extremamente reduzido para o potencial do campo”.


Funcionário aposentado pela Petrobras e, à época, uma das principais lideranças sindicais dos petroleiros, Rosemberg Pinto também auxiliou na construção do Marco Regulatório da Petrobras, que determina a participação obrigatória da petrolífera na exploração do pré-sal.

4 respostas

  1. Esse artista fazia sao joao ate onde nao tinha petroleo na Bahia.
    Seu patrão arrombou com a petrobras e agora quer ser noticia…devagar com o andor…

  2. Retrocesso foi o que fizeram com a Petrobras. Basta ver que somente com a saida dos ladrões e 60 dias a empresa ja voltou a dá lucro, esses picaretas do PT não se emendam.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *