Tempo de leitura: 2 minutos
Vane prometeu envio de proposta hoje. Aldenes, rápida tramitação.
Vane deverá enviar de proposta hoje. Aldenes fala em rápida tramitação.

A proposta de convênio de transferência dos serviços de água e esgoto para a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) tem votos suficientes para ser aprovada na Câmara de Vereadores. Líder do Governo Vane, César Brandão (PPS) cálculo, no máximo, “uns dois votos” contrários.

Aldenes Meira (PCdoB), presidente da Casa, também acredita em aprovação fácil, embora antevendo possíveis emendas à proposta. Ainda ontem, na Embasa, Aldenes afirmou ao PIMENTA que irá colocar a proposta para tramitar o mais rápido possível. Chegou, tramitou. Porém, avisou ao prefeito Vane do Renascer, ainda na sede da Emasa, que a tramitação dependerá do Plano Municipal de Saneamento Básico.

O plano foi discutido em audiências. Para acelerar a negociação com a Embasa, o município poderá validar o PMSB por meio de decreto, tornando-o provisório por 12 meses, e encaminhando-o ao legislativo como a garantia. E, neste período, discutir o plano definitivo com maior profundidade, mais audiências, que será votado pela Câmara em 2017 ou 2018 para ter maior segurança jurídica.

O desfecho dependerá das conversas com o Ministério Público Federal. Com o MP estadual, já estaria tudo ok. No entendimento de Vane, a possibilidade de avanço nesse sentido é grande, pois os ministérios públicos recomendaram apenas que se fizesse novas audiências. Não houve questionamento quanto ao conteúdo do plano.

Ontem, o governador Rui Costa “deu a letra”. Pediu agilidade aos vereadores na votação da proposta do convênio de transferência do serviço da Emasa para a Embasa e se comprometeu a regularizar o abastecimento de água (com maior oferta e melhor qualidade do produto) em até 120 dias. Jogou pressão.

5 respostas

  1. COM A POSSIBILIDADE DE AUMENTAR A ARRECADAÇÃO DO ESTADO, O GOVERNADOR SÓ FALTA PROMETER FAZER CHOVER. ESPERO, SINCERAMENTE QUE NÃO SEJA PRESSÃO ELEITOREIRA. ESPERO QUE EM ALGUM ASPECTO ESTE HOMEM SEJA DIFERENTE DE JAQUES “HITLER” WAGNER, APESAR DE HAVER DEMONSTRADO NÃO ESTAR NEM AÍ PARA SERVIDORES PÚBLICOS E SEUS FAMILIARES. RETIRADA SEM AVISO PRÉVIO DE INSALUBRIDADE EM 2015 E, AGORA REDUÇÃO DE AUXILIO TRANSPORTE PARA OS SERVIDORES DA SAÚDE. NOSSO PODER DE COMPRA CADA VEZ MENOR, ASSIM COMO NOSSA QUALIDADE DE VIDA.

  2. Estar voltando pra Embasa de onde nunca deveria ter saído, desde o ano de 1989 quando foi municipalizado o serviço de água e esgoto de Itabuna só houve regressão. Foi criada a Emasa só e unicamente pra beneficiar alguns políticos e favorecer a muitas falcatruas o que aconteceu de 1989 pra cá só vindo a tona agora nessa atual crise hídrica. O rio do braço onde hoje funciona a captação de agua necessitava desde 1989 de uma barragem de aproximadamente 25 metros de comprimento e não foi feita, o esgoto que antes funcionava passou a ser jogado no rio cachoeira então pra que serviu a EMASA para Itabuna foi o maior fracasso.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *