Tempo de leitura: 3 minutos
Mutirão levou artistas e milhares de pessoas à Praça Rio Cachoeira.
Mutirão levou artistas e milhares de pessoas à Praça Rio Cachoeira.

O Mutirão do Diabético de Itabuna, neste final semana, foi um mar azul de solidariedade e espírito voluntário, com ações de prevenção e atendimento médico. “O espírito do mutirão deve permanecer durante todos os dias do ano, porque esse é um trabalho permanente”, disse a presidente da Associação dos Diabéticos de Itabuna (Asdita), Marluce Leão. O evento é promovido pela Asdita e o Hospital de Olhos Beira Rio.

O presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular-Regional Bahia, Maurício Aquino, disse que acompanhava o mutirão para reproduzir a experiência em outras cidades, como Salvador. “O que impressiona não é apenas a estrutura, mas o comprometimento de centenas de voluntários”.

“O mutirão já é um patrimônio de Itabuna”, disse o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, que fez questão de destacar “o trabalho dos agentes comunitários, que atuaram durante todo o ano junto a comunidade nas ações de prevenção”.

Grande estrutura foi montada para o mutirão em Itabuna.
Grande estrutura foi montada para o mutirão em Itabuna.

O médico Paulo Henrique Morales, da Federação Nacional das Entidades e Associações em Diabetes, explica porque o evento em Itabuna é referência nacional. “A maneira como os diabéticos são tratados, os cuidados com a prevenção e o número de pessoas beneficiadas fazem do mutirão um referencial na atenção à saúde”.

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro, apontou a integração de professores e estudantes de universidades e faculdades de Itabuna e Ilhéus na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Amauri Guerreiro, diretor da área de Oftalmologia da Novartis, disse que “é gratificante ver o resultado prático daquilo que fazemos em prol da saúde. Estamos felizes em sermos parceiros do Mutirão do Diabético, um evento que é feito com muita paixão e que está sendo seguido por outras cidades”.

Rafael Andrade fala da dimensão do evento de prevenção e tratamento do diabetes.
Rafael fala da dimensão do evento de prevenção e tratamento do diabetes.

“A cada ano o mutirão ganha uma nova dimensão e já é reconhecido em outros países. Isso só é possível porque Itabuna se uniu em torno desse projeto, que hoje não pertence apenas ao Hospital de Olhos Beira Rio e à Asdita, mas a toda a cidade”, disse o médico Rafael Andrade, coordenador do Mutirão do Diabético de Itabuna.

Durante o mutirão foram realizados exames de glicemia, pressão arterial, prevenção da cegueira, educação física, avaliação auditiva, direitos dos diabéticos, saúde bucal, nutrição, psicologia, cadastramento para doação de medula óssea e exames de mapeamento de retina para detecção de retinopatia diabética. Também foram disponibilizados, gratuitamente, exame do pé diabético com triagem dos casos mais graves, exame do rim diabético e tratamento a laser de retina, além do espaço Diabetes Kids, dedicado às crianças.


Eduardo Augusto Fernandes Nilson, coordenador de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, ressaltou que “esse é um modelo para o país e o mundo, pelo foco na prevenção e pela garantia de tratamento aos casos de diabetes detectados. É uma experiência capaz de mobilizar e sensibilizar o sistema de saúde pública”.

O médico Rubens Belfort, vice-presidente da Academia Nacional de Medicina e presidente da Academia Brasileira de Oftalmologia, afirmou que “o mutirão a cada ano fica melhor, atraindo pessoas de toda a região. É um evento que atrai a atenção de profissionais de várias partes do país, que estão aqui para conhecer e replicar o projeto”.

Participando pela terceira vez do Mutirão, no programa Balanço Geral Especial da Record TV Cabrália, a cantora Tays Reis, vocalista da Banda Vingadora, sucesso em todo o país, disse que “praticamente começamos nossa carreira aqui e hoje, mesmo com shows pelo país, fazemos questão de prestigiar esse evento que leva saúde para milhares de pessoas. É tudo muito bem organizado, as pessoas se dedicam, fico feliz em colaborar e espero estar aqui outras vezes, porque essa é minha terra e a minha gente”.

O Mutirão do Diabético foi encerrado com a apresentação do Balanço Geral Especial, comandado por Tom Ribeiro, pela Record TV Cabrália, que além de depoimentos sobre prevenção, contou com as presenças de Tays Reis, da Banda Vingadora, Mari Antunes, da Banda Babado Novo, Sinho Ferrary, entre outros artistas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *