Tempo de leitura: 2 minutos
Geddel é alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos pela PF (Foto Jornal Bahia Online).
Geddel é alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos pela PF (Foto Jornal Bahia Online).

A Tarde

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (13), a Operação Cui Bono para investigar um esquema de fraudes na liberação de créditos junto à Caixa Econômica entre os anos de 2011 e 2013. O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) é alvo da ação.

Policiais federais cumpriram buscas em um imóvel do peemedebista no edifício Pedra do Valle, na rua Plínio Moscoso, no Jardim Apipema, em Salvador. Foi cumprido outro mandado na casa de Geddel em Interlagos.

O ex-ministro foi vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa no período investigado. Também são cumpridos mandados em outros endereços na Bahia, em São Paulo, no Paraná e no Distrito Federal.

A ação foi deflagrada a partir de informações encontradas em um celular em desuso que foi achado na residência oficial do presidente da Câmara, quando o imóvel era ocupado por Eduardo Cunha (PMDB). A apreensão aconteceu durante a Operação Cantilinárias, deflagrada em dezembro de 2015.

A PF informou que “extraiu uma intensa troca de mensagens eletrônicas entre o presidente da Câmara à época e o vice-presidente da Caixa Econômica Federal de Pessoa Jurídica entre 2011 e 2013”. As mensagens indicavam uma possível obtenção de vantagens indevidas pelos investigados a partir da liberação de crédito para grandes empresas.

A partir destes indícios, a PF iniciou a investigação. O processo tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF), mas foi transferido para a Justiça Federal do DF, já que os investigados – Cunha e Geddel – perderam o foro privilegiado.

O esquema teve a participação de funcionários da Caixa, empresários, dirigentes do setor frigorífico, de concessionárias de administração de rodovias, de empreendimentos imobiliários e do mercado financeiro.

São investigados os crimes de corrupção, quadrilha e lavagem de dinheiro.

Nome da ação

A operação foi batizada de Cui Bono em referência à expressão latina que traduzida significa “a quem beneficia”. A frase, atribuída ao cônsul Romano Lúcio Cássio Ravila, é usada por investigadores com o sentido de sugerir que um possível beneficiado por um crime pode ajudar a revelar o responsável por um delito maior.

0 resposta

  1. QUEM LEMBRA! QUE ESTE PORCO NAS ÚLTIMAS CAMPANHAS ELEITORAIS PEDIU VOTOS E GARANTIU BENEFÍCIOS PARA O ATUAL ALCAIDE DA PREFEITURA DE ITABUNA,…

  2. “Geddel é meu melhor ministro” Presidente Lula da Silva,ali na escadaria da Catedral de São Sebastião de São Jorge de Ilhéus,episódio conhecido da grande vaia pra Geddeu e o então presidente lula da Silva as condenou veemente esta vaia.

    O dia era pra ficar na história com o marco da Pedra Fundamenta da Linha de trem Norte Sul que o então presidente Lula da Silva prometeu construir,porém,o que marcou foi as vaias pra Geddel.

    Entretanto,todos ministros de Lula Lalau o gângster, são bandidos e ladrões saqueadores dos cofres público da República Federativa do Brasil,um homem ou uma
    mulher honrada não se alinham com o PT,quem se alinha só quer saquear os cofres
    público.

    Já votei pra governador neste rapaz,não voto mais,a fila anda,novos nomes há de
    surgirem,contudo,que não seja do PT e nem comunista,pode até ser da Igreja Universal ou quem sabe de outra seita,talvez um nome anônimo.

    O melhor regime de governo,sempre será aquele escolhido pelo povo,eis tu Brasil,
    porém,se faz necessário votar no melhor,não é quem mente mais, ou quem compra o voto,é fundamental ser inteligente e pensar no Brasil.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *