Tempo de leitura: 2 minutos
Observado por PHA, Boff defende mudança de consciência (Foto Jonas Santos).
Observado por PHA, Boff defende mudança de consciência (Foto Jonas Santos).

Vitor Fernandes

Uma mesa inusitada marcou o primeiro dia de debates do Encontro Estadual da Esquerda Popular Socialista (EPS), tendência interna do PT, na Faculdade de Arquitetura da Ufba, em Salvador, com a presença do jornalista Paulo Henrique Amorim (PHA) e do teólogo Leonardo Boff.

Quebrando o protocolo e chamando para compor a mesa, o comunicólogo uniu dois distintos discursos interligados pela dinâmica socialista em um evento com representantes de cerca de 100 municípios da Bahia. PHA salientou a importância do encontro com a participação de Boff para a esquerda brasileira e apontou a saída para vencer o golpe, a crise política e restaurar a democracia.

– A saída é montar uma aliança do centro para a esquerda, que reúna toda a sociedade num trabalho que tenha o interesse do povo em primeiro lugar, no centro do problema e lutar de modo que isso se concretize na campanha presidencial do Lula, que é quem tem as condições para liderar esse movimento.

Já o teólogo Leonardo Boff, com explanação sobre a existência, conceito de socialismo, defesa da unidade como início de um processo de revitalização, fez uma profunda análise da situação atual e defendeu que todas as políticas tenham que incluir um momento ecológico.

– Porque se não tem a terra que produz vida, não adianta as igrejas, não adianta os partidos, não adianta a nossa civilização, vamos desaparecer. Eu acho que a gente tem que manter isso como horizonte, não é que a gente vá deixar de trabalhar no concreto, fazer nossas políticas necessárias, nós temos que tomar consciência da nova responsabilidade dos seres humanos e que as políticas verdadeiras têm que incluir formas de educação para uma nova consciência, como sempre acentua o deputado Valmir [Assunção], uma nova mente um novo coração, para captar essa realidade e dar a nossa contribuição para evitar esta catástrofe – sintetiza Boff.

Conhecido pelo jargão ‘Olá, tudo bem?’, PHA não poupou críticas e apontou para a importância da mídia nas tomadas decisivas do país e como ela influência a opinião pública. “O jornalismo da Globo é mais poderoso que a Câmara, o Senado, o Palácio do Planalto e cada um dos 11 membros do STF [Supremo Tribunal Federal]. O que derrubou a Dilma foi a Lava Jato, cujo o objetivo ainda é impedir a eleição do ex-presidente Lula”.

O jornalista ainda diz que: “A Lava Jato não teria esse poder destruidor se ela não tivesse se tornado uma extensão da programação da Globo no horário nobre. Posso dizer agora, com muita clareza que, na minha modestíssima opinião, como autor de um livro sobre o quarto poder, ou seja, sobre a imprensa, que o maior erro dos governos do PT, eu me refiro ao de Lula e Dilma, foi não ter enfrentado a Rede Globo”.

0 resposta

  1. A Caravana da Farsa e da Mentira.

    Conheci o Frey Leonardo Boff na Caravana da Cidadania do então Lula Lá,uma vez que,o então Lula Lá prometeu acabar com a erosão do Rio São Francisco pra o mesmo torna-se navegável e iria retirar toda areia da calha e arborizar toda extensão do velho chico e os pescadores iriam ter farturas de peixes.

    Lula lá então esperança do Brasil,vindo de Minas Gerais e atravessado o Velho Chico numa balsa e chegando na cidade de Carinhanha e Lula Lá fez um comício e
    prometeu”aprofundar o leito do São Francisco,arborizar toda extensão do mesmo pra acabar de vez o assoreamento do São Francisco e o Rio vai voltar ser navegável e os pescadores do São Francisco vão ter tanto peixes que não saberá o que fazer.

    A caravana da cidadania de carros e dois ônibus da São Geraldo com a comitiva da
    esperança do Brasil e fazendo comício por todas as cidades que passavam,e na Lapa, Lula Lá foi recebido pelo povo e o clero onde os vigários levou Lula Lá,em
    locais que segundo os padres,são poucas pessoas que vem neste lugar.

    Chegando na Cidade de Ibotirama,um comício foi feito e Lula Lá repetia as mesmas
    promessas de recuperar o Velho Chico se chegar ser presidente deste país,agora a
    caravana seguia de barco pelo São Francisco e, em cada cidade fazia comício até
    a chegada em Juazeiro da Bahia,o final da Caravana da Cidadania e Lula Lá,pegou
    um avião no Aeroporto de Petrolina.

    Uma pergunta quero fazer ao frey Leonardo Boff,queria saber: quantas pás de areia o então presidente Lula da Silva retirou do Velho Chico? Quantas árvores
    o então presidente Lula da Silva plantou para arborizar e combater a erosão do
    Velho Chico? Quantas manilhas foram colocada para não poluir o Velho Chico com
    esgoto.

    O então Lula Lá,hoje é o maior ladrão deste país,o verme é melhor pra o povo brasileiro do que este marginal de Lula Lalau gângster,é um rato de esgoto,um resto de lixo atômico,portanto,o então Frey,hoje tá mais pra Frey Bosta,olhe que
    este comentarista amava o Frey e distribuíra centenas de broches do PT por onde
    passou a Caravana da Cidadania,o melhor seria a Caravana da farsa e a mentira.

  2. Enfrentar a Rede Globo é calar a imprensa, nenhuma fala sobre a roubalheira na Petrobras, nos fundos de Pensão, na Caixa Econômica Federal usada por Geddel para roubar o FGTS do trabalhador .
    Boff deveria explicar porque a esquerda no poder roubou tudo que teve acesso para garantir seu projeto hegemônico.
    Enfim, é um grupo perdedor que tenta aglutinar forças entre os jovens cabeça oca que ainda falam em socialismo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *