Tempo de leitura: < 1 minuto
Símbolo da Justiça, tendo ao fundo o prédio do STF.
Símbolo da Justiça, tendo ao fundo o prédio do STF.

Os inquéritos abertos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar políticos citados nas delações premiadas de ex-executivos da Odebrecht podem levar pelo menos cinco anos e meio para chegar a uma conclusão. O tempo é estimado pela FGV Direito Rio para que um processo criminal envolvendo autoridades com foro privilegiado seja finalizado.

A estimativa faz parte do levantamento Supremo em Números, divulgado anualmente pela instituição. Além do tempo médio, durante a tramitação, os processos ainda poderão ser paralisados e remetidos para a primeira instância do Judiciário se os políticos envolvidos não se reelegerem e, com isso, perderem o foro privilegiado. A prescrição dos crimes também não está descartada. No caso de investigados maiores de 70 anos, o tempo para a Justiça punir os acusados cai pela metade em relação à pena máxima para cada crime.

Os políticos citados nas delações dos ex-executivos da empreiteira Odebrecht vão responder no STF pelos crimes de lavagem de dinheiro, crime eleitoral (caixa 2) e corrupção ativa e passiva. As pena variam de três a 12 anos de prisão.

Com a abertura da investigação, os processos devem seguir para a Procuradoria-Geral da República (PGR) e para a Polícia Federal (PF) para que sejam cumpridas as primeiras diligências contra os citados. Ao longo da investigação, pode ser solicitada a quebra dos sigilos telefônico e fiscal, além da oitiva dos próprios acusados.

0 resposta

  1. Todos roubaram,porém, há uma raríssima exceção, melhor dizendo popularmente,que todo político é ladrão,embora este comentarista não concorda.

    Entretanto,de uma coisa este comentarista tem a maior certeza de 1OO% que Lula o
    popularmente conhecido de Lula Lalau é o maior bandido de todos os tempos desde o período colonial,Imperial e Republicano de ser o maior saqueador da República do Brasil.

    “O conceito de prostituição e roubalheira,lixo atômico é Lula da Silva,vulgo Lula
    Lalau” Autor desconhecido.

  2. Vendo os noticiário e seus últimos acontecimentos, vim a perguntar, quem são os verdadeiros bandidos deste pais…São banidos traficantes ou banidos políticos, um tira a vida por dragas e outros deixa a vida uma droga; Vem a conclusão, são todos banidos!
    Traficante por sua vez, ceifando vidas por causa das drogas, deixando várias famílias em desespero, filhos órfão famílias sem pai e mãe, tirando o bem estar de tudo e todos…
    Político que foram eleitos, para legislar pelo bem estar do seu povo, contribuir para o fortalecimento e crescimento da sua nação… Mas não, político só luta pelo seus direitos e ideais, usurpando a vida de seu povo tirando o dinheiro que deveria ser destinado a saúde educação, segurança pública ,pessoas vem perdendo a vida na porta de hospitais por falta de uma atendimento digno, por falta de um diagnóstico mais rápido, por falta de um tratamento de saúde que lhe convém. Direto ou indiretamente eles estão tirando a vida do nosso povo, mas infelizmente, estas pessoas tanto traficante e políticos não tem coração e o principal Deus

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *