Tempo de leitura: < 1 minuto

Conselheiros debatem saídas para evitar fechamento do São Lucas.
Conselheiros debatem saídas para evitar fechamento do São Lucas.
Uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde ocorre, neste momento, e a principal pauta é a situação do Hospital São Lucas. O entendimento da maioria do colegiado é de que o município deva discutir soluções para que a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna mantenha o hospital aberto. Hoje, a provedoria da instituição filantrópica anunciou o fechamento do São Lucas em até seis meses (veja aqui).

“O nosso sentimento e orientação ao município é de que mantenha o contrato com a Santa Casa, pois uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) não tem a mesma amplitude de atendimento do São Lucas”, afirmou o conselheiro municipal de Saúde João Evangelista em entrevista ao PIMENTA. A ideia de redistribuição de serviços entre UPA do Monte Cristo e Hospital de Base não é bem aceita.

Os conselheiros também enviarão pedido de providências ao Ministério Público Estadual (MP-BA) para que trabalhe pela manutenção do hospital mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Os questionamentos e recomendações dos conselheiros ao prefeito Fernando Gomes e ao MP serão feitos por meio de ofício.

2 respostas

  1. As vezes fico pensado: Se é instituição filantrópica e casa de misericórdia, imagina se fosse; casa de exploração de quem tem algum poder aquisitivo e exclusão dos pobres?

    Esse nome não deve sofrer uma mudança radical?

  2. Como cidadão itabunense,apelo aqui para a SENSIBILIDADE do Srº Prefeito FERNANDO GOMES para que não deixe ocorrer o fechamento de tão importante equipamento hospitalar.São vidas que não tem recursos financeiros e precisam diariamente do atendimento médico onde encontra no Hosp. São Lucas uma opção essencial para restabelecimento e manutenção à vida.A UPA que será inaugurada será muito bem vinda, mas sabemos que não terá a capacidade de absorver a crescente demanda da população por serviços de saúde na nossa cidade que é um polo de serviços médico. TENHO PLANO DE SAÚDE, mas me sinto no dever de pedir por aqueles que não o possui……………………

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *