Tempo de leitura: 2 minutos

Mutirão do glaucoma prestou mais de 5 mil atendimentos.
Mutirão do glaucoma prestou mais de 5 mil atendimentos.
A maior edição já realizada do GlaucomaDay em Itabuna prestou mais de 5 mil atendimentos e foi marcado pela ampliação dos serviços, sem perder a agilidade no atendimento aos pacientes e eficiência. “Pela primeira vez em 57 anos, acordei cedo em um sábado para cuidar da minha saúde ocular. Tudo isso realizado com muita eficiência, organização e agilidade”, disse Jacyara Rocha Salles, que participou da ação de detecção precoce e tratamento do glaucoma, no DayHorc.

O mutirão atendeu pacientes de Itabuna e mais 20 municípios pactuados. O glaucoma é uma doença – muitas vezes assintomática, que causa um aumento rápido na pressão intraocular e afeta principalmente pacientes com idade acima dos 40 anos e portadores de doenças como diabetes, hipertensão e hipertireoidismo.

O glaucoma tambem é hereditário e pode ser diagnosticada em jovens, como foi o caso do Jovem Rodrigo Ferreira, de 29 anos. “Meu avô e meu pai tem glaucoma, quando vi o anúncio do mutirão na televisão eu resolvi participar, pois apesar de ser jovem tenho diagnostico na família. Durante a consulta minha pressão ocular estava alta, o médico avaliou e me encaminhou para marcação de consultas. Já sai do mutirão com uma consulta agendada para o próximo dia 6 de junho”, explicou Rodrigo, que saiu bastante satisfeito com o atendimento.

Além dos exames de tonometria e fundoscopia, na 5ª edição do GlaucomaDay os pacientes passaram por avaliação nutricional, realizada por profissionais e estudantes do curso de Nutrição da FTC, aferição de pressão arterial e glicemia realizados por técnicos das Drogarias Velanes, e manutenção de óculos, realizada pela Ótica Diniz.

Os participantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela Fundação Regina Cunha de Oftalmologia e Prevenção a Cegueira – FURC. “A ação oferece à população uma assistência médica especializada nessa área. Assim, estamos favorecendo o acesso e incentivando o cuidado com a saúde”, disse o diretor médico do DayHORC, Ruy Cunha.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *