Tempo de leitura: 2 minutos
Programa de estágio beneficia universitários (Foto Manu Dias/GovBA).
Programa de estágio beneficia universitários (Foto Manu Dias/GovBA).

Os primeiros mil universitários do grupo de 2.410 estudantes convocados por meio do programa Partiu Estágio já começam a trabalhar esta semana como estagiários em órgãos e entidades da Administração Pública Estadual direta e indireta, na capital e no interior. Eles formalizaram a contratação, nesta terça-feira (13), durante evento realizado em Salvador, com a participação do governador Rui Costa. O objetivo é garantir aos jovens que estão cursando o ensino superior uma experiência no mercado de trabalho em sua área de atuação.

Segundo o governo, estão sendo investidos R$ 18 milhões para garantir aos contratados uma bolsa-auxílio de R$ 455 mensais, além do transporte – benefícios depositados diretamente na conta do estudante. Eles poderão ficar no programa durante um ano, sem a possibilidade de prorrogação.

Hoje, 188 jovens já serão encaminhados para a Secretaria da Educação e 163 trabalharão na Secretaria da Saúde (Sesab), órgãos que receberão a maior quantidade de estagiários. Entre os primeiros contratados, 750 são universitários de Salvador e região metropolitana e 250 de municípios do interior. A oportunidade oferecida pelo Governo é a primeira experiência profissional da maioria desses jovens.

O Partiu Estágio é um dos três programas lançados pelo Governo do Estado para a juventude. “Temos o Primeiro Emprego, voltado para jovens do Ensino Médio Profissional. O Mais Futuro, direcionado a estudantes das universidades estaduais que sejam de baixa renda, e este programa, que institui o estágio como política pública, diferente de como se fazia antes. O Partiu Estágio transforma a oportunidade em órgãos do Estado em uma política transparente, com critérios de renda e origem de escola pública ou bolsista em escola particular. Este ato simboliza a contratação de 2.410 no mês de junho”, destacou Rui.

PARTIU ESTÁGIO

O programa Partiu Estágio é para universitários de instituições estaduais, federais e particulares situadas na Bahia, a partir de 16 anos, regularmente matriculados em curso presencial e que tenham concluído pelo menos 50% da graduação. As listas de chamamento estão sendo divulgadas no site da Secretaria da Administração do Estado (Saeb). Entre abril e maio, cerca de 20 mil estudantes se inscreveram no programa.

Receberam prioridade os jovens inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e para aqueles que estudaram todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. Em caso de empate entre candidatos, é realizado sorteio eletrônico para a escolha. As vagas não preenchidas pelos universitários que são prioritários também são sorteadas entre os demais cadastrados.

Uma resposta

  1. Olá!Sou estudante de Enfermagem! Como faço pra deixar meu cadastro no órgão de seleção? Sei que já acabou as inscrições, mas não tem alguma forma de me cadastrar pra receber informações sobre novas inscrições?
    Obrigada.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *