Tempo de leitura: 2 minutos

Ceplac será reavaliada institucionalmente ||  Foto Divulgação
Ceplac será reavaliada institucionalmente ||
Foto Divulgação
O Ministério da Agricultura publicou a Portaria 1.258/2017 que determina a reavaliação da Ceplac, que foi rebaixada na estrutura organizacional do governo. Para o superintendente da Ceplac na Bahia, Antônio Zugaib, a edição é resultado da ação de seus funcionários, liderados pelo Conselho de Entidades. “Vivemos um momento sem precedentes, apesar de inúmeras dificuldades”. Zugaib participou da abertura de encontro no Centro de Treinamento, onde foi apresentado e debatido o tema “Revitalização Institucional da Ceplac, Propostas e Estratégias”.

O diretor do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Raul René Valle, lembrou que atualmente a Ceplac enfrenta graves problemas com a falta de pessoal e crescente número de pedidos de aposentadoria. “Há escassez de material humano”, pontuou.

Já o secretário-executivo da Comissão de Revitalização da Ceplac (CRC), Antônio Fernando Ribeiro, destacou as atividades em defesa da instituição, rebaixada desde setembro do ano passado a Departamento da Secretaria-Executiva do Ministério da Agricultura.

“Quem está custeando o trabalho da CRC, inclusive nos deslocamentos, é a Anfa-Sindical, Anteffa e a Coopec. Portanto, quem financia essa luta são os servidores”, discursou Ribeiro, inclusive relatando visita à Superintendência da Ceplac no Pará, recentemente. O secretário-executivo ressaltou que a sociedade que demanda serviços de pesquisa, assistência técnica e extensão rural da Ceplac deseja sua manutenção pelo governo federal, inclusive tendo dado sugestões através de um documento guia elaborado que aponta para a transformação em autarquia federal.

O engenheiro agrônomo Luís Sérgio Santana, que representou a Anfa-Sindical, destacou que a instituição tem capital humano de qualidade e acervo que não se pode desperdiçar, construídos ao longo de 60 anos de pesquisa e geração de tecnologias. “Estamos coesos na defesa desse patrimônio da sociedade brasileira e não apenas dos cacauicultores”, expressou em nome do presidente do Conselho de Entidades Representativas dos Servidores da Ceplac, José Bezerra da Rocha, que cumpre agenda em Brasília.

Coube ao diretor adjunto Edmir Ferraz, indicado representante da Ceplac na Comissão do Ministério da Agricultura, apresentar o tema, tendo falado de propostas anteriores de institucionalização que considerou contribuições valiosas ao atual debate. “Faltou vontade política. Mas, agora se a gente não for capaz de sensibilizar apoios políticos de nada adiantarão todos esses esforços” disse, citando ameaças de fechamento da instituição ao longo dos anos. Na oportunidade também foi sugerida a mobilização de servidores das superintendências da Bahia, Pará e Rondônia e das gerências de Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso, além da Diretoria em Brasília.

Uma resposta

  1. Estão querendo levar a CEPLAC para a sede do Ministério e provavelmente levarão.
    Hoje a CEPLAC tem sede própria no DF. O fato de levar a CEPLAC para um pequeno pedaço da sede do MAPA já é uma sinal que a CEPLAC se findará. Sinal que ela não tem prestigio algum. Colocarão o SFA onde hoje é a CEPLAC. A CEPLAC cada mais menos prestigiada. Vamos a luta. #FicaCEPLACnaSEDEprópria

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *