Tempo de leitura: 2 minutos

UPB Itinerante aposta em capacitação de servidores municipais.
UPB Itinerante aposta em capacitação de servidores municipais.
A maratona de capacitações realizada pelo Projeto UPB Itinerante, em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA) está sendo realizada em Irecê. Cerca de 300 participantes, entre prefeitos e servidores de municípios da região, participam do evento no centro de convenções do Hotel Copa 70. Até amanhã (7), técnicos especializados da Escola de Contas do Tribunal estarão no local orientando sobre as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e formas de prestação de contas exigidas pelo TCM. O evento conta o com apoio da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Sebrae.

Na abertura do encontro, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, ressaltou que o sucesso do evento “demonstra o compromisso de prefeitos e técnicos municipais em fazer um bom trabalho”.

Eures destacou a postura pedagógica do tribunal, “mais preocupado em orientar que punir”, e voltou a criticar a injusta distribuição de recursos entre os entes federados. “Esse país só será grande quando compreender que o município é a peça fundamental da governança”, disparou.

O presidente da UPB se solidarizou com os municípios em dificuldades financeiras. Disse que, além de concentrar recursos, a União cria programas federais que comprometem os municípios com custeio e gasto com pessoal. “Nós, que estamos na ponta, recebemos a cobrança maior”.

O dirigente da UPB convocou os prefeitos e servidores municipais a se engajarem na luta municipalista, que, de acordo com ele, conquistou vitórias importantes nos últimos anos a exemplo da elevação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 1% e a derrubada do veto do ISS, que representa a redistribuição de recursos da ordem de R$6 bilhões entre os municípios brasileiros.

 

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *