Tempo de leitura: 2 minutos

Faeg Itinerante teve apresentações em Almadina || Foto Alex Santos
Faeg Itinerante teve apresentações em Almadina || Foto Alex Santos
A população de Almadina acolheu com alegria o projeto itinerante do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG-Sul), no dia 13 de julho. Apresentações artísticas intercaladas com palestras e oficinas transformaram a Escola Municipal Pouso Alegre em espaço para a valorização da cultura local e interação entre agentes culturais da região.

O projeto teve participações do Reisado Cristo Rei, Associação de Capoeira Filhos de Zambiacongo, Grupo de Dança Origem, Quadrilha Sertaneja Pouso Alegre, dupla Joice e Raissa e músicos Ribeiro e Roberto, além de exposição de artesanato com Alcimar Barros, Marcia Natividade, Fabiana do Bolo, Sirlandia Dias e Jocelma.

Contou com apoio da Prefeitura de Almadina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e Departamento de Cultura. O evento contou com representantes de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Uruçuca (Serra Grande), Coaraci, Ubaitaba e Canavieiras.

Na solenidade de abertura, o secretário de Administração, Tarcísio Cardoso, falou em nome do prefeito Milton Cerqueira, que acompanhava o governador Rui Costa em agenda regional. Ele enfatizou o compromisso do governo municipal com a cultura, parabenizou a inciativa do FAEG-Sul e enfatizou a riqueza cultural de Almadina.

O secretário de Governo, Hamurabe Flores, além de reforçar o apoio da prefeitura ao projeto, declamou poesia e distribuiu suas publicações de cordel. O gestor cultural Pawlo Cidade conduziu oficina sobre leis e diretrizes necessárias à implantação dos sistemas municipais de cultura, ferramenta indispensável ao fortalecimento do setor, com ênfase para a implantações dos planos municipais de cultura.

A população participou também da oficina de Vivências Musicais, ministrada pelo maestro e professor Letto Nicolau. O cerimonial do evento foi planejado e conduzido pela atriz, produtora cultural e proponente do projeto, Eva Lima.

O Projeto FAEG-Sul Itinerante contempla dez municípios do Território Litoral Sul. Já passou por Itapé, Santa Luzia, Itapitanga, Mascote e Almadina. Em seguida, serão contemplados os municípios de São José da Vitória (10 de agosto), Maraú (14 de setembro), Pau Brasil (19 de outubro), Jussari (9 de novembro) e Itaju do Colônia (14 de dezembro).

Conta com apoio financeiro do Governo do Estado, (Edital Nº 24/Territórios Culturais), por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Diretoria de Cultura, Associação dos Municípios da Região Cacaueira (AMURC) e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (PROEX/UESC).

Uma resposta

  1. É a primeira vez se registra assuntos culturais. Vale ressaltar a qualidade das riquezas disponíveis nesta região. Nos tempos áureos de antigamente tais itens se apresentavam diariamente, hoje , tem que ter apoio financeiro pra continuar a riquissima história. Torço pra que continue.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *