A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna acaba de anunciar que ajustou os termos finais de um contrato de habilitação de leitos SUS para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica do Hospital Manoel Novaes. A unidade é a única com este perfil em todo sul e extremo-sul da Bahia e foi estruturada com investimentos da instituição em parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC). Dos dez leitos, sete estarão habilitados para atendimento ao SUS.
A Unidade é estratégica para a integralidade do serviço de Oncologia Pediátrica, sobretudo a Oncohematologia da Santa Casa de Itabuna, hoje responsável por atender a 50% dos municípios baianos. A inauguração do serviço garantirá também melhor assistência às emergências e cirurgias pediátricas e neuropediátricas no Hospital Manoel Novaes, conforme a provedoria da Santa Casa.
A nova UTI atenderá crianças de até 13 anos de idade e todos os leitos são equipados com suporte de ventilação e monitorização contínua, além de uma equipe integrada na assistência de alto risco.
– Após várias gestões de discussão, a secretária de Saúde de Itabuna, Lísias São Mateus, prontamente acolheu e formalizou o pleito da habilitação. Agradecemos assim, à gestão municipal na pessoa do prefeito Fernando Gomes, ao Governo do Estado, em especial ao Governador Rui Costa, ao vice-governador João Leão e ao Secretário de Saúde Fábio Villas Boas – declarou o provedor da Santa Casa de Itabuna, Eric Ettinger Júnior.