Tempo de leitura: 2 minutos
Secretária de Saúde de Ilhéus destaca a importância da vacina
Secretária de Saúde de Ilhéus destaca a importância da vacina

A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) faz neste sábado (2) um plantão de vacinação contra o HPV (Human Papiloma Virus) destinado a homens e mulheres na faixa etária de 15 a 26 anos. A ação ocorrerá no Calçadão Marquês de Paranaguá, em frente ao INSS, e também no Terminal Rodoviário Urbano, no centro da cidade, das 8 às 12 horas.

Outra equipe do plantão vai atender no Centro de Convenções de Ilhéus, durante a campanha de Rastreamento do Câncer de Mama, também no sábado. Quem for se vacinar deve levar a carteira de vacinação.

Segundo a coordenadora de Imunização da Sesau, Walkiria Cardeal, a atividade cumpre determinação do Ministério da Saúde e da portaria do Sistema Único de Saúde (SUS), e faz um alerta: “Apesar de todos esses esforços, as coberturas vacinais continuam abaixo da meta preconizada de 80%. Temos realizado, anualmente, campanhas de divulgação na mídia sobre a importância da vacina HPV e vários materiais educativos foram elaborados com esse objetivo”.

Já a secretária de Saúde, Elisângela Oliveira, informou que na sede as vacinas já estão sendo disponibilizadas, durante toda a semana, nos postos de saúde. “Os adolescentes que estão nestes dois grupos devem procurar as unidades e postos de saúde municipais para regularizarem estas vacinas. Aos pais, pedimos que incentivem seus filhos. Vamos cuidar da saúde dos nossos adolescentes e a participação da família é de grande importância para o sucesso desta campanha”, destacou Elisângela.

PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER

Desde que ampliou a faixa etária de vacinação de HPV pelo SUS, a secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) intensificou a campanha de chamamento junto ao público jovem. Para meninos na faixa etária de 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos, a vacina deve ser mantida com duas doses, sendo aplicadas com intervalo de seis meses.

A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *