Tempo de leitura: 2 minutos

Sistema de biometria facial começa a ser implantado em Itabuna

A Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Itabuna (AETU) está implantando o sistema de biometria facial, que faz o reconhecimento dos usuários dos cartões com beneficio. O sistema foi anunciado em janeiro deste ano. De acordo com a AETU, o reconhecimento facial elimina fraudes, evitando que os usuários que precisam do benefício e os que pagam passagem sejam prejudicados pelo uso irregular dos cartões.
A leitura da face (biometrial facial) já está substituindo os sistemas de leitura da impressão digital em ônibus, em todo o país, com muitas vantagens. Ela não exige qualquer procedimento do usuário, apenas que ele posicione-se corretamente para passar seu cartão no validador.
Validador para combater fraude

A câmera instalada logo acima do validador já captura as imagens, que são analisadas posteriormente por sistema informatizado e comparadas aos dados já disponíveis no sistema de bilhetagem eletrônica. As empresas afirmam que a biometria facial, ao contrário da digital, não forma filas e não atrasa o embarque.
A AETU explica que se trata de um método seguro, que reduz a possibilidade de fraudes no uso dos cartões de beneficio, já que na passagem pela catraca será tirada a foto de quem estiver utilizando o cartão. As imagens captadas na bilhetagem são transmitidas a uma central que tem os arquivos do cadastro dos portadores dos cartões, com dados e fotos do usuário.
CADASTRAMENTO
O cadastro dos novos cartões de bilhetagem é realizado pela AETU. O agendamento para o cadastro pode ser feito pelo site www.aetu.com.br ou pelo telefone 0800 286 0085. Feito o agendamento, o usuário deve se dirigir à sede da AETU, na avenida Amélia Amado (em frente à Estação Rodoviária de Itabuna), que funciona das 7 às 17 horas, sem interrupção no horário de almoço. A aquisição do novo cartão se dará apenas com a apresentação do cartão atual.
Dúvidas sobre a substituição do Itabuna Card e o uso adequado do cartão de gratuidade e sua utilização correta podem ser obtidas por meio do telefone (73) 3215 1655.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *