Tempo de leitura: 2 minutos

Municípios baianos terão curso de Medicina|| Foto Mariana Leal

O Ministério da Educação selecionou, na quarta-feira (21), 28 municípios do país para implantação de curso de graduação em medicina. Na Bahia, foram selecionados os municípios de Irecê, Porto Seguro, Valença e Brumado.  Prefeitos e representantes das secretarias de saúde dessas localidades assinaram, em Brasília, o termo de compromisso para a implantação dos cursos.
Segundo o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC, Henrique Sartori, para autorizar a abertura de vagas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, foi feito um levantamento a fim de identificar quais municípios estavam em condições de receber os novos cursos de medicina. A medida reforça a política do MEC de interiorização da educação superior.
Sartori explicou que os selecionados passaram por uma seleção criteriosa em relação à sua capacidade de saúde. “Foram avaliados os equipamentos de saúde que existem no município, tudo aquilo que indica a Lei nº 12.871, que é a Lei dos Mais Médicos, em relação ao quantitativo de leitos, unidade de saúde com potencial para se tornar um hospital de ensino, equipe de atenção básica e um campo de prática que garanta aos alunos uma boa educação e uma educação de qualidade”.
FUNCIONAMENTO NESTE ANO
A previsão é que a entrega dos cursos seja feita em dezembro deste ano. “O próximo passo agora é abrir o edital de seleção de mantenedoras, no qual as faculdades serão selecionadas nesses municípios que hoje assinaram o termo de compromisso”, garante Sartori, reforçando que o processo deve durar oito meses.
Também presente ao evento, o secretário de Educação Superior (Sesu) do MEC, Paulo Barone, destacou que a parceria entre o governo federal e as prefeituras é fundamental para o sucesso do empreendimento. “O papel do MEC é garantir cursos de boa qualidade em todo o país”, afirmou.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *