Tempo de leitura: 2 minutos

Barracas são retiradas da Praça do São Caetano || Fotos Wadson Santos

A manhã desta terça-feira (8) começou agitada com a quase certeza de cumprimento de decisão judicial para retirada das barracas montadas na Praça Simão Fitermann, no São Caetano, em Itabuna. Quase, pois ainda havia um fio de esperança de que a ordem somente fosse cumprida quando o município definisse para onde levá-los. Ou ter alternativa.
Operários e caminhões guinchos começaram a chegar por volta das 8h20min. A ordem começou a ser cumprida uma hora depois. Funcionários da Prefeitura ainda estavam receosos de reação popular.
Do chefe, veio a ordem. “Não é para parar”.
Guarda Municipal e Polícia Militar foram acionadas para execução de ordem || Foto Wadson Santos

A marreta, símbolo da campanha do prefeito Fernando Gomes, entrou em ação. Agora, contra trabalhadores, desesperados e ainda aguardando resposta da Prefeitura sobre para onde eles serão levados.
“A gente achava que a prefeitura iria arranjar um lugar para a gente ficar”, disse uma das lideranças dos comerciantes.
Os donos de barracas e ambulantes que ocupavam a praça do São Caetano devem ter uma reunião, nesta quarta (9), no Centro Administrativo Firmino Alves, para discutir um novo local. Barracas estão sendo levadas para a Adei, ao lado do Estádio Luiz Viana Filho, ou para endereços particulares.
A ação para desocupação da praça foi executada sem que a Prefeitura pensasse nas vidas atingidas pela medida. Não à toa, barraqueiros e populares faziam alusão à marreta para criticar o prefeito Fernando Gomes. Como ficam as famílias que dependiam do que tiravam, ali na praça, para sustento próprio e dos seus?

0 resposta

  1. E eu que estava pensado que a ordem de despejo tinha sido dado pelo Ministerio Publico. que a prefeitura juntamente com a policia estava só comprido a determinação do MP.
    Da Redação: “Joao”, o MP, neste caso, poderia apenas recomendar a retirada das barracas.

  2. O presidente da Câmara de vereadores Chico Reis não era morador do São Caetano? Não protestou ao lado de seus eleitores?

  3. Espero que a praça possa ser revitalizada para uso das crianças ou seja da comunidade, porém 15, 18 anos ou mais enraizados com uma barraca em praça pública chega a ser comodismo além da poluição visual

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *